segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FOLDER DE CAMPANHA



EIS AQUI O MEU FOLDER DE CAMPANHA (ainda um esboço) CONTENDO ALGUMAS DAS MINHAS PROPOSTAS POLITICAS, PEQUENAS IDEIAS NA REALIDADE, VISANDO AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DO DIA 07 DE OUTUBRO. AVALIEM E COMENTEM, SE POSSÍVEL!

                              
                               FAZENDO A DIFERENÇA

 Caros amigos queimadenses,

Gostaria de apresentar-lhes aquela que já se tornou a minha maior proposta política: Não prometer nada! Pelo menos, nada que seja impossível de poder realizar. Uma vez que, quem promete coisas grandes, quase sempre irrealizáveis, normalmente terá que se justificar depois. Segundo o ditado popular, andorinha só não faz verão...
Mas antes, quero deixar bem claro que esta deverá ser, pelo menos da minha parte, a campanha mais discreta, a mais silenciosa e também a mais limpa possível. Pretendo limitar-me apenas ao corpo a corpo, ao contato direto com as pessoas.
A minha meta, na verdade, será atravessar esse conturbado período de eleição mostrando propostas simples, de fácil absorção, pequenos projetos os quais poderei implantar mesmo de forma independente. Devendo haver, portanto, acima de qualquer outra coisa, harmonia entre trabalho e compromisso assumido.
Amante de todas as formas de cultura e de lazer comprometo-me, desde então, a não deixar ninguém parado. Na dúvida, consultem o meu passado e tão logo terão uma resposta.


ALGUMAS PROPOSTAS (IDEIAS) VIÁVEIS E DE FÁCIL REALIZAÇÃO:

  • Pequenos eventos culturais, como por exemplo, um desfile para a escolha da MISS QUEIMADENSE 2013, a garota mais bela de Queimadas (pegando carona nas ideias do amigo Amaral). Poderemos realizar também, paralelamente, um desfile mirim.
  • Promover encontros literários mensais no canteiro da rua João Barbosa da Silva, centro, ou no Calçadão Tataguassu (Queimadas ainda não possui uma praça de verdade), com o objetivo de incentivar, principalmente nos mais jovens, o gosto pela leitura.
  • Realizar gincanas culturais com/entre escolas, visando um melhor aproveitamento e rendimento no currículo escolar. Contando para tanto, com o apoio irrestrito de professores e diretores da rede de ensino, pública e particular.
  • Oficializar de vez as “Oficinas Educativas”, um pequeno projeto social que desenvolvi e o qual não foi devidamente valorizado pela atual gestão. Trata-se de dinâmicas com conteúdos didáticos e diversificados, as quais eu terei o maior prazer em praticá-las em sala de aula, tanto de escolas públicas como também particulares.
  • Desenvolver um pequeno projeto para a realização da 1ª olimpíada esportiva entre colégios, públicos e particulares, do município de Queimadas.
  • Além do incentivo à prática esportiva, principalmente aos estudantes (devidamente matriculados) das redes de ensino, também poderá ser criada uma competição atlética anual, uma corrida de 10 km talvez, que culminaria atravessando as principais ruas de nossa cidade.
  • Organizar passeios ciclísticos periódicos em parceria com alguns comerciantes locais. Podendo contar, até mesmo, com sorteios e distribuição de brindes.
  • Criar um bloco de carnaval permanente, organizado e definitivo, inclusive, com a aquisição de abadás. Contando com a colaboração toda especial do amigo “Mosquito”, um dos precursores do carnaval de Queimadas (se é que algum dia aqui existiu).
  • Incentivo e apoio financeiro (verba limitada) em alguns torneios comemorativos de futebol, envolvendo clubes amadores de todo o município.

                                                                               
 POR ÚLTIMO, MINHAS PROPOSTAS MAIORES, AS QUAIS REQUEREM UMA MELHOR APRECIAÇÃO E, ESSENCIALMENTE, UM TRABALHO EM CONJUNTO. 

  • Instalação de um centro de reciclagem para o lixo coletado nas ruas, visando, primordialmente, o lixo reaproveitável como papelão, vidro, metais etc. Incluindo também, medidas sócio-ecológicas e educacionais, como a implantação de lixeiras seletivas em alguns pontos estratégicos da cidade.
  • Aquisição de um espaço reservado exclusivamente para a música alternativa em nossa cidade, um CLUBE DO ROCK, promovendo eventualmente alguns festivais, shows com a participação de pequenas bandas locais. Não somente de rock, como também de reggae, MPB, grupos de samba e choro, música eletrônica, música gospel, entre outras. Esse espaço poderá ser dedicado também às artes em geral, em especial, aos artesãos, poetas e pintores (artistas plásticos) de nossa região, onde poderão criar, exibir e até comercializar suas obras.
  • Investindo maciçamente no turismo, eu destacaria ainda a construção de um balneário – um parque temático – aproveitando toda a estrutura natural do lajedo que leva à pedra do touro (uma proposta viável e que serve, inclusive, à iniciativa privada).


Queimadas, bem como vários outros municípios semelhantes, sofre as consequências de não poder contar, efetivamente, com o trabalho de seus legisladores. Essa passividade (ou poderia dizer omissão?) está intrínsecamente ligada à forma de campanha antiética que há muito os levam a eleger-se (raríssimas exceções). Até aqui, nenhuma novidade.
Seguindo essa linha de raciocínio, eis que surge uma indagação: Até que ponto encontra-se enraizada em nossa cidade a cultura de que, candidato que não oferece nada (dinheiro, principalmente) durante uma eleição, nada recebe do povo, especialmente em se tratando de voto?  Continuo sem novidade, apenas com dúvidas.
Sabemos que essas “ofertas” são uma realidade bastante antiga e que garantem a permanência de muitos indivíduos em seus mandatos “comprados”. Para tanto, certos políticos nunca deixam de alimentar seus “currais eleitorais”, antes, durante e também depois das eleições, para obterem mais êxito e uma maior tranquilidade nas urnas. A essa prática dá-se o nome de “voto de cabresto”, mas nem por isso nenhum eleitor comprometido com essa prática quer ser chamado de burro...
Vamos acabar com aquela velha opinião de que, para se conseguir uma vaga no legislativo municipal, é necessário ao candidato, talvez, possuir um automóvel para transportar mulher grávida, ou um caminhão pipa para atender ao povo sedento nos sítios e povoados. Um futuro mandato vai muito além disso!
Em respeito aos mais necessitados, que por vezes não podem dar-se ao luxo de dispensar certos “favores” oportunistas e com segundas intenções, mesmo assim não posso deixar de fazer, em tempo, um outro questionamento básico: O que esperar de alguém que, deliberadamente, compra o seu voto? Reflitam sobre isso e não se esforcem muito (não será necessário) para chegar a uma conclusão. Palavras chaves: RESSARCIMENTO PÓSTUMO.
Peço, inclusive, àqueles que por ventura decidirem apoiar-me nessa jornada rumo à vitória (independentemente de sua cor partidária), que no dia da eleição ou até mesmo antes, se possível, vistam uma camiseta preta. Encarem isso como um “luto básico”, um sinal de protesto à falta de ética, de bom senso, ao descaso e até mesmo à ignorância na área política. Entretanto, não deixem de votar. Façam valer seus direitos e procurem acertar nas escolhas.


                    - FAÇAMOS, POIS, A MOBILIZAÇÃO DA CAMISETA PRETA!