sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ANÁLISE PESSOAL SOBRE A ELEIÇÃO 2012 EM QUEIMADAS

          MEU TRIBUTO AOS “JACOSEIROS” FIÉIS

       Depois de passada a eleição em Queimadas é que a gente consegue perceber quanta coisa boa vivenciamos ao longo dessa campanha, uma jornada de coragem e de fé. Vejo também que a vitória de Jacó Maciel já era algo profetizado, pois acredito que ninguém jamais conseguiria tomar essa dele. Se tivesse algum dinheiro eu certamente teria sido capaz de apostar nisso. Quem o fez, se deu bem. A análise que faço agora é bastante positiva, uma vez que já passei aqui uma impressão um tanto pessimista sobre essa eleição.
Tudo que envolvia o nome de Jacó Maciel era perfeito, original, criativo, de imediata aceitação (fomos copiados em várias coisas pelos adversários) e tudo dentro de limitações financeiras. Os nossos comícios e as diversas reuniões por toda a cidade eram verdadeiras manifestações populares, sem armações, sem “trutas”. Se possível, O POVO ATÉ PAGAVA PRA IR, isso é fato. É sabido que algumas pessoas compraram camisas com dinheiro do próprio bolso pra distribuir entre os vizinhos, amigos e parentes, pra aumentar ainda mais a nação amarela. Sabemos que Jacó não teve uma campanha milionária, apesar de contar com grandes lideranças políticas em seu palanque, mas teve algo essencial e que fez a grande diferença; o carinho e o apoio do povão. E os jingles (musiquinhas), então? Inesquecíveis. “Traz de volta a alegria, do povo humilde e trabalhador...”
As pessoas pronunciavam o nome de Jacó nas ruas como se fizesse uma reverência, sem qualquer falsidade, depositando suas esperanças num candidato diferente, um líder nato. Alguém que aprendeu desde cedo a lição de que, para conquistar a confiança de seu povo, o político tem que se mostrar humilde igualmente seus eleitores, sem arrogância, sem prepotência. Até um animal irracional se afasta de quem lhe trata mal, que dirá o bicho homem.
Muito bem assessorado estrategicamente, com pessoas altamente capazes do seu lado, Jacó não teve muita dificuldade em driblar a falta de dinheiro (ao contrário de um candidato nosso a vereador que, por desespero, pulou de lado na última hora) e, mesmo assim, fazer uma campanha honesta, bonita e da qual eu me orgulho bastante de ter participado. Inclusive, posso afirmar que Jacó com apenas 6 partidos, distribuídos em duas coligações, era o prefeitável que apresentava os melhores candidatos ao legislativo (com a minha exceção, óbvio), pessoas expressivas e de grande referência em todo o município. Na sua maioria, homens e mulheres capazes de assumir com competência uma cadeira na câmara.
Enfim, só tenho mesmo a dizer que Jacó é o cara. O seu carisma e a sua modéstia já atravessou fronteiras, e isso é o que mais irrita seus adversários na verdade. E não será agora uma pequena falha na interpretação de um processo, do qual ele já foi absolvido de toda e qualquer acusação, que irá impedi-lo de tomar posse do que lhe pertence por direito, que ele conquistou com suor e lágrimas. O comando da Prefeitura Municipal de Queimadas será seu, Jacó, a partir do dia 01 de janeiro de 2013, fique certo disso. Até o fim do mundo, programado para dezembro deste ano, de acordo com o calendário Maia, será adiado pra daqui a um milhão de anos. Porque Deus determinou assim, porque a maioria da população decidiu e, acima de tudo, lhe escolheu com 51% dos votos válidos para representar bem nossa cidade por 4, 8, 12 anos...
Agora é só mostrar para todos os seus adversários (e futuros aliados, assim espero) como é que se administra um município, sem rancores, sem mágoas guardadas, sem perseguições, enfim, da melhor maneira possível. E quanto a isso eu posso apostar que você, como homem religioso e temente a Deus, saberá.
                                               
                                                    Paulo Seixas, 24/10/2012