domingo, 20 de janeiro de 2013

EXEMPLO DE UM RELEASE

                                    O QUE É UM RELEASE?
                           
O release (por extenso press-release), em Jornalismo, é um comunicado que é emitido antes da notícia completa. Trata-se, pois, de um texto distribuído à imprensa em linguagem jornalística. Deve ser objetivo e sintético. Contém informações de interesse da empresa ou órgão que está sendo assessorado. Sua função básica é levar às redações a notícia que possa servir de apoio, atração ou pauta que provoque pedido de entrevista ou informações complementares. Caracteriza-se ainda por não ser muito extenso e por ser enviado, simultaneamente, a todos os veículos cuja linguagem editorial comporte a abordagem do tema que se refere.

Vejam abaixo o exemplo (fictício) de um release que eu fiz em cumprimento da disciplina ASSESSORIA DE IMPRENSA, ministrada pela professora Fátima Luna, do meu curso de Comunicação Social da UEPB.


                                   
                                 RELEASE PADRÃO
                              
Mostra de rock
baiano, com Cover
de Raul Seixas

Fazendo sua estreia na Paraíba, o cover oficial de Raul Seixas, Roberto Seixas, estará se apresentando em Campina Grande, no próximo dia 30, durante uma serie de festividades promovidas pelo Bar do cuscuz e restaurante.
Com o patrocínio exclusivo da rádio Panorâmica FM, uma parceira inseparável desta empresa alimentícia, o músico Roberto Seixas contará ainda com a participação especial de uma banda de apoio, a Raulmania, uma remanescente do rock paraibano desde os anos 80.

A verdade absoluta

            Roberto Seixas é considerado o cover mais perfeito de Raul, e também o que tem uma aceitação mais ampla e consensual dos fãs do roqueiro baiano, embora não tenha chegado a conhecer o original. O seu sobrenome Seixas, inclusive, foi consentido pela própria mãe de Raul Seixas, D. Maria Eugênia, hoje com 85 anos de idade, a qual permitiu que Roberto o utilizasse no intuito propagar e dar continuidade ao legado de seu filho.
Roberto já lançou dois CD’s com músicas próprias, mas sempre inspirado em seu ídolo maior. O primeiro deles, A verdade absoluta, trás na sua linha autoral influências nítidas da obra musical de Raul Seixas, este que é considerado um expoente do rock Brasil.

Roberto para a imprensa  

       O músico estará aberto à imprensa e concederá entrevista no dia 29, sábado pela manhã, na sala de visitas do Gardem Hotel, que fica na saída para João Pessoa.
Depois de sua apresentação em Campina Grande, Roberto ainda participará de um show tributo à memória de Raul Seixas, que se realizará na praia de Ponta do Seixas, na capital João Pessoa, no dia 02 de novembro.
Em várias cidades brasileiras, Raul Seixas é lembrado no dia dedicado a finados, onde fãs saudosos reúnem-se para cantar os seus maiores sucessos.

.................................................................................................................................
Divisão de comunicação e relações públicas                  Serviço de divulgação
                    Paulo A. Vieira/Campina – Center de publicidade S.A.
Paraíba: 9184 8334