terça-feira, 30 de julho de 2013

SABATINA COM O CHEFE DE REPORTAGEM DO JP, TARCÍSIO MEDEIROS

RESUMO DE PALESTRA PROFERIDA EM SALA, 
DIA 26 DE JULHO DE 2013.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Tarcísio Araújo de Medeiros é o atual chefe de reportagem do Jornal (impresso) da Paraíba. Foi repórter e editor do Caderno de Cidades do extinto Diário da Borborema, durante dois anos, através do projeto Redação Nordeste, o qual se realizava no estado de Pernambuco em interação com a Paraíba. Convidado pela professora mestre, Michelle Wadja, ele proferiu uma palestra bastante proveitosa sobre edição em jornal impresso aos estudantes do 4° ano de Jornalismo – noite – da UEPB.
Atualmente com o Jornal da Paraíba estadualizado, Tarcísio destaca, pelo menos, oito maneiras distintas de onde se buscar a notícia. Segundo ele, o RÁDIO ainda é a melhor fonte para se originar pautas, assim como as REDES SOCIAIS que, por sua vez, também rendem diversas produções, desde que se tenha o devido cuidado de checar as informações por elas oferecidas. Ele falou da disseminação de sites e blogs na internet, os quais não oferecem qualquer segurança aos leitores. 
Tarcísio aponta ainda a TV como uma excelente fonte de pautas, buscadas através de entrevistas ao vivo e que podem render desde pequenas notícias até matérias mais complexas. E, indispensavelmente, o profissional de redação conta com o auxílio do TELEFONE, bem como dos EVENTOS SOCIAIS, dos DIÁRIOS OFICIAIS, E-MAILS DE ASSESSORIAS e PORTAIS. Para Tarcísio o grande desafio do Jornal impresso, na atualidade, é trazer algo mais, uma vez que as notícias e matérias produzidas pela internet são geralmente superficiais e curtas.
No tocante à apuração, de acordo com Tarcísio, a notícia pode ser apurada em loco ou por telefone. Ele defende que as notícias devem ser analisadas continuamente no local, com a observação pessoal do repórter, ouvindo sempre os dois lados da questão. Deve haver fidelidade com a informação, cabendo ao repórter checar redobradamente os acontecimentos e ter muito cuidado com números. Atentar ainda aos perigos constantes da internet e manter o contato fidedigno com as fontes.
Quanto ao processo de edição, ele destaca alguns pontos principais para o fechamento diário do Jornal, como a PROXIMIDADE (física) dos acontecimentos, ATUALIDADE da notícia, o INEDITISMO, o CONFLITO entre pontos divergentes da matéria, a UTILIDADE PÚBLICA, HUMOR e o INTERESSE PESSOAL daquilo que está sendo publicado. O programa utilizado para a diagramação do Jornal da Paraíba é o Indesign 5.
Por fim, ele mostrou como funciona o sistema de mapas, lugares previamente destinados para a colocação de comerciais nos jornais impressos. No JP, em especial, com seus três horários de encerramento. Falou ainda do fechamento do Jornal e dos respectivos horários para cada caderno, sendo CULTURA às 14h, CIDADES 20h, ESPORTES 20h, POLÍTICA 22h, ECONOMIA 22h e GERAL 0h. Este último é o caderno que fica aguardando o que acontece de última hora. Segundo Tarcísio, são os assuntos mais “quentes” do Jornal.
Antes de concluir sua apresentação, ele ficou aberto a perguntas e dúvidas dos alunos, aproveitando também o momento para emitir algumas opiniões do tipo: “Agarrem qualquer oportunidade oferecida, mesmo que seja para trabalhar de graça”. E com essa mesma espontaneidade Tarcísio encerrou a sua palestra.

                                                         Paulo Albino Vieira