terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MINHAS MEMÓRIAS - CAP. 8 - parte 3

CAPÍTULO 8 
MANIA DE LISTAS
- Parte 3 -

LISTA DAS MELHORES BANDAS,
    especialmente, de rock. E também alguns outros gêneros equivalentes. O meu gosto musical colocado à prova, em oposição radical a todo esse lixo sonoro executado pela mídia. Essa “lama que a gente engole”, como dissera o próprio Raul Seixas em uma de suas sábias manifestações proféticas.
Seria intransigência da minha parte? Arrogância, talvez prepotência? Seja lá como for, acredito que um gosto duvidoso pode, sim, ser discutido. Ademais, música para mim é como religião, e eu só respeito a minha.
Costumo sempre repetir uma frase de minha própria autoria (acredito que seja) que assim diz: a música que ouvimos é o espelho, o reflexo da nossa cultura. Portanto, não discutirei mais gostos; apenas lamentarei!
Algumas dessas bandas abaixo, em especial as internacionais, eu só passei a gostar por influência do meu irmão Reinaldo. Destacando:

The Beatles
Rolling Stones
Jackson’s Five
Pink Floyd
Dire Straits
Iron Maiden
Metallica
Guns N’ Roses
Nirvana
Scorpions
Abba
Bee Gees
     Ramones
     Raulzito/Panteras 
Os mutantes
The Fevers
Pholhas
Rádio Taxi
Nenhum de nós
Os Titãs
     Paralamas
Legião Urbana
RPM
     Engenheiros
     Barão Vermelho
Capital Inicial
Kid Abelha
Camisa de Vênus
Biquíni Cavadão
Skank
Jota Quest
Los Hermanos
Roupa Nova
Cidade Negra
Sepultura
Raimundos
Os Cabelo Duro
Tribalistas
           Planet Hemp

Minha sincera homenagem ao dia 13 de julho, Dia Internacional do Rock. Consequentemente é também uma dedicatória póstuma aos maiores ídolos desse gênero musical, em nível nacional e mundial: Raul Seixas e o rei, Elvis Presley.  A-wa bop a loom map lop bang boom!

LISTA DAS GAROTAS MAIS POPULARES DE QUEIMADAS

Aplicada em certo caderno de perguntas & respostas (questionário de 1994, visto anteriormente), essa lista servia exclusivamente para consultas, mediante algumas questões solicitadas.
Através de uma pequena pesquisa realizada entre amigos, e de acordo com as opiniões e sugestões levantadas por essa rapaziada, consegui reunir numa “inofensiva” lista as cinquenta garotas mais populares de Queimadas; em tempo, as mais questionadas.
Paralelamente a essa “escalação feminina”, as minhas irmãs, Adriana e Viviane, também se encarregaram de produzir, no mesmo padrão, uma outra relação com os nomes dos rapazes mais populares de Queimadas (dessa eu fiquei de fora). E, tanto quanto a lista das garotas, essa também causou polêmica no caderno. Na ocasião, cogitou-se até em delegacia.

LISTA DE PERGUNTAS/QUESTIONÁRIOS INSTANTÂNEOS

Uma brincadeira leve, divertida e também muito instrutiva (das mais recentes), produzida especialmente para crianças. Consta de algumas folhas avulsas de caderno (seis ao todo) escritas à mão, contendo 60 questões cada, com perguntas das mais variadas e envolvendo todo tipo de assunto.

Exemplos:
Qual o animal mais alto da Terra?
Quantas cores possui o arco-íris?
Qual a boneca mais famosa do mundo?
    Há questões que podem, até mesmo, ir até o nível fundamental II.

Acompanha também esses questionários, uma lista contendo dezenas de adivinhas & pegadinhas, diferenças & semelhanças, e curiosidades em geral, algo mais apropriado para jovens até 16/17 anos.
Esta última lista, em especial, sempre me fará recordar certa baixinha (ela detestava esses diminutivos) que conheci lá no Rio e pela qual acabei apaixonando-me; minha doce e inesquecível Vilma. Ela que adorava brincar comigo, respondendo aos meus questionários, antes mesmo de começarmos a namorar, fato esse que culminou nos aproximando ainda mais.
Um capítulo seria pouco para relembrá-la agora. Até porque nós nos afastamos de forma tão dolorosa, e sei que ficaram tantas coisas ainda por dizer... Nem mesmo a minha decisão antecipada de voltar para a Paraíba poderia justificar tal separação. O sofrimento foi recíproco.
Mas, segundo a sabedoria popular, o tempo é o senhor da razão, somente ele pode determinar tudo. Todavia, só me resta agora esperar para crer. Nada demais e nem sacrifício maior para um cara como eu, que só consegue arranjar uma namorada de dez em dez anos...
Nessa vida fazemos escolhas nas quais pesam, consequentemente, o coração e a razão. Nós nem sempre temos aquilo que queremos e, por vezes, nem mesmo o que merecemos (filosofando pacas!).

LISTA DE TODOS OS ARTISTAS E GENTE DA TV QUE EU JÁ VI PESSOALMENTE

Entre cantores, atores diversos, jornaLISTAS e até mesmo escritores famosos, com os quais eu já cruzei pelas ruas do Rio de Janeiro, nas praças, em prédios, shoppings... chegando até mesmo a manter contato com alguns deles, em conversas muito breves.
Escritos em um papel qualquer, sem maiores preocupações com a organização, há muito que já foi parar na lata do lixo. Eram mais de 150 nomes de pessoas famosas, destacando principalmente aqueles com quem atrevidamente consegui “trocar uma ideia” (...)

LISTA DE TODOS OS LIVROS (BEM POUCOS, ALIÁS), DE DIVERSOS GÊNEROS QUE ME LEMBRO DE TER LIDO

Infelizmente nunca cultivei o hábito de ler com frequência, o que, aliás, prejudica em muito no meu rendimento cultural. Como a grande maioria de brasileiros alfabetizados, que afirmam sentir “preguiça” de ler, acredito que me encaixo perfeitamente nesse perfil. E o resultado é este, um estudante universitário com bagagem literária abaixo das expectativas.
Quanto a isso eu poderia até me queixar do meu problema referente ao TOC, responsabilizando-o por todo esse meu desleixo com a leitura. E até com certa razão. Entretanto, devo admitir também que não me esforço nem um pouquinho para lutar contra esse meu descaso.
Já tentei, inclusive, até ler a Bíblia, iniciando-a justamente pelo Velho Testamento, algo que desisti nas primeiras tentativas. Blasfêmias à parte, se ela tivesse a mesma espessura de uma revista em quadrinhos...

                                                                                      Continua...