sábado, 4 de junho de 2011

RAUL SEIXAS E SUA VISÃO EM RELAÇÃO A DEUS

Constantemente me perguntam se Raul Seixas era ateu, ou até mesmo no que ele acreditava em nível de um poder superior. Portanto, para tentar esclarecer essa dúvida, recorri ao livro O baú do Raul, nas páginas 183 e 184, de onde retirei esse pequeno texto escrito pelo próprio Raul. Espero que sirva como resposta.

DEUS – o que é?  E não quem é

Determinação
Energia
Universo
Superior

Ei-lo descrito e traduzido por essa gramática “racionalista” que define
tudo em apenas quatro letras.

Poderia também ser:

Desnecessário
Enigmático
Usurpador
Safado?

Eis a minha gramática:
Quando a razão afirma que Deus é a causa do mundo, só existe um termo concreto, somente um lado de experiência que é o mundo, enquanto o outro Deus é totalmente suposto. Deus seria então uma afirmação inverificável; uma pura hipótese que pretende explicar os fatos, mas que está impossibilitado de prová-los.
Lembrando as palavras de Laplace: “Deus? Não necessito desta hipótese”. Nós temos direito de procurar a causa no mundo, mas não de inventar uma causa do mundo. É tudo muito fácil: “Por que o mundo existe?” Invoca-se Deus, e pronto!!
Brunschvicg, numa crítica semelhante à de Kant, pergunta: “Mas as exigências do princípio de causalidade não nos levarão a reclamar uma causa para deus? A existência de um criador que não foi criado por nada está caindo em contradição com o princípio em nome do qual dizemos que Deus veio do nada como causa primeira.” Ora, se aceitarmos um Deus sem causa, não podemos aceitar também, e mais simplesmente, um mundo sem causa?

O universo me espanta e não posso imaginar que este relógio exista e não tenha um relojoeiro  (Raul filosofando Shakespeare)

1971

14 comentários:

  1. O Raul realmente é um filósofo poeta, dentre os vários temas não poderia faltar esse de tamanha importância na própria história da filosofia, lembro-me de outro poeta brasileiro que também se preocupou em escrever alguns versos referentes a essa temática, o Mário Quintana em seu Poema "O Deus Vivo" nos diz:

    Deus não está no céu. Deus está no fundo do poço
    onde o deixaram tombar
    - Caim, o que fizeste do teu Deus?!


    Suas unhas ensangüentadas arranham em vão as
    paredes escorregadias.
    Deus está no inferno...


    É preciso que lhe emprestemos todas as nossas forças, todo o nosso alento
    para trazê-lo ao menos à face da terra.


    E sentá-lo depois à nossa mesa
    e dar-lhe do pão e do nosso vinho


    E não deixar que de novo se perca.
    Que de novo se perca...nem que seja no céu!

    Parabéns Paulo, muito boa postagem. Um Abraço.

    ResponderExcluir
  2. tem um livro intitulado ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? escrito por um cara chamado eric von danicken.

    ResponderExcluir
  3. durante toda minha vida fui fã do Raul Seixas, mas hoje percebi a sua verdadeira ideologia e fere brutalmente, meus princípios éticos e morais eu pensei que a 'sociedade alternativa' tivesse outras características .

    ResponderExcluir
  4. O Raul Seixas talves gostaria de ser temente a Deus, mas o mundo, sua ideologia não o deixava adorar esse Deus Maravilhoso

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que na letra de "AS AVENTURAS DE RAUL SEIXAS NA CIDADE DE THOR" ele já respondeu: Eu já passei por todas as religiões, filosofias políticas e lutas e aos onze anos de idade eu já desconfiava da verdade absoluta - Deus não existe!!!

    ResponderExcluir
  6. A crença está entranhada nos seres, e muitas delas nunca terão noção do verdadeiro mundo....

    ResponderExcluir
  7. Sempre gostei de Raul, estilo, musica, pensador, mas quanto a crença eleedtava equivocado, ele seguiu filosofias satanistas como Ashley Crowley que era um mago qur invocava demóniod etc...acredito que Raul que Raul teve que colher o que plantou e acabou perdendo o sentido da vida, depressão, melancolia, porque todos temos um vazio e somente Jesus Cristo pode preencher esse vazio.

    ResponderExcluir
  8. Por que o ser humano ainda insiste em decifrar DEUS? Deus não é pra ser descoberto fisicamente, mas sim ser sentido. Diante de tanta mortalidade carnal humana, fragilidade, somos apenas barro. Acredito que Raul Seixas já o tenha conhecido! Espero que ele tenha mudado seu pensamento minúsculo e "inteligente" a ponto de ter levado uma vida sem sentido! Qualquer animal selvagem entende seu sentido de sobrevivência ao invés de a perder. Raul perdeu pra si mesmo.

    ResponderExcluir