sexta-feira, 11 de junho de 2021

PARLENDAS POUCO CONHECIDAS - CLÁSSICOS DA MINHA INFÂNCIA


        As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.


O calango e a lagartixa


Pibit, caminhão!

Carregado de algodão.

Lagartixa na janela,

Calango na direção.

Calango matou um bode

Botou um quarto na telha,

Lagartixa foi bolir,

Calango passou a pêia.

Por causa de lagartixa,

Calango tá na cadeia.

 

O trem de ferro

 

O trem de ferro

Quando vem de Pernambuco,

Vem fazendo vuco-vuco

Até chegar no Ceará.

Um pouquinho de Coca Cola,

Um pouquinho de guaraná,

O macaco na escola

Aprendendo o bê-a-bá.


Era noite de lua...

 

Era noite de lua,

Abri a porta, fui cagar na rua.

Já era muito tarde, a merda endureceu,

Passou um carro, estourou o pneu.

Apareceu um Guarda, chamado Zé Lourenço,

Pegou a merda, enrolou num lenço.

Levou pra oficina,

Examinou, só deu merda fina.

Levou pra o xadrez,

Examinou, só deu merda inglês.

Levou pra prefeitura,

Examinou, só deu merda pura.

 

Da época em que circos mambembes chegavam às pequenas cidades...

 

Ô pelêga, pêga, pêga,

Eu peguei no pé da nêga!

Benedito Bacurau,

Tá no ôco, tá no pau!

O que é que a nêga tem?

Carrapato no cedém!

Ela tem, mas eu não digo,

Carrapato no umbigo.

Pompeu, Pompeu,

Tua mãe morreu!

A cabeça do palhaço,

O urubu comeu!

 

Parlenda (um tanto) escatológica...

 

Amor, amor,

Vamos comer cocô!

Querida, querida,

Vamos comer ferida!

Ferida não me conduz,

Prefiro um copo de pus.

O pus está na caneca,

Prefiro comer meleca.

A meleca está no chão,

Prefiro comer com pão.                                                                                                           

Lá vem Papai Noel...                                                                                                                              

Lá vem Papai Noel,

Em cima de um urubu,

Tomando Coca Cola

E arrotando pelo...


Um comentário:

  1. Essas daí eu realmente não me lembro de ter visto não, rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir