ACRÓSTICOS DIVERSOS
POESIA EM DESFILE
Paulo A.Vieira
Revisado/ 2015
ACRÓSTICOS DIVERSOS
DISPOSTOS EM ORDEM CRONOLÓGICA
(REFERENTE À COMPOSIÇÃO)
POESIA E ARTE EM DESFILE
A UNIÃO PERFEITA ENTRE
A HORIZONTAL E
A VERTICAL
Paulo A.Vieira
DEDICATÓRIA
À poesia e à arte eterna de Raul Santos Seixas (in memoriam), minha inspiração maior. E em especial a todas as paixões não-correspondidas, desilusões amorosas e amores impossíveis, situações mais que frequentes nesta minha vida. Consequentemente, a matéria-prima e a base principal deste trabalho.
PREFÁCIO
Ser poeta nem sempre é ser romântico, mas saber fazer das palavras mais um caminho para se chegar ao coração... Ser poeta não é perceber-se experiente, mas capaz e desejoso de cada vez mais experimentar... Ser poeta não é somente expressar simbólica ou gramaticalmente o que sente, o seu eu-interior, mas com sua própria forma de escrever e descrever conseguir transcrever o que se passa ao seu redor, o que outras pessoas, tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo, vivem, sentem e são. Pois sem ter consciência do seu poder, na maioria das vezes, o poeta ao transcrever seus sentimentos e pensamentos, consegue concretizar em palavras muitas vidas, muitos seres humanos, que como ele, não conseguem ver-se como realmente são, mas que se reconhecem no outro, na voz do outro, nos versos do outro.
Os Acrósticos desta obra que se iniciou há, pelo menos, vinte anos, são apenas alguns dos sinais, das constatações, da verdadeira alma de um poeta, que como todos os poetas, são considerados loucos, anormais, sonhadores, por terem a coragem e a sabedoria de viver e dizer o que sentem, sem se preocupar com a formalidade de uma sociedade que se diz culta, mas que despreza e não valoriza os verdadeiros valores que transformam um ser pensante em alguém de caráter, solidário, realmente digno de receber a denominação de “ser humano”.
A vida talvez ainda não conseguiu torná-lo reconhecido tanto quanto mereça ser, mas tudo tem seu tempo, como já disse o mais sábio dos sábios, e quem sabe um dia, amanhã ou depois de amanhã, não iremos ver o nome deste autor em algum lugar de destaque social. A glória nunca será o mais importante, mas o orgulho de ser quem realmente é e conseguir vencer em meio a um planeta consumista literalmente, pois destrói almas, sonhos em troca de mais cédulas ou ações monetárias que geralmente financiam muito mais o mal do que o bem.
Enfim, o poeta, ou melhor, como ele gosta de autodenominar-se, “o aprendiz de poeta” Paulo tem muito a nos dizer. Talvez uma palavra, um momento dele também tenha algo que possa alegrar, fazer você reviver ou viver com mais prazer, mais disposição. Porque irreverência e sinceridade são seus sinônimos mais que perfeitos.
Milene de Farias Moura
Bacharel em Comunicação Social pela UEPB
Bacharel em Comunicação Social pela UEPB
INTRODUÇÃO
Sempre tive uma imensa vontade, um enorme desejo de poder escrever alguma coisa, algo que pudesse, ao mesmo tempo, identificar-se comigo, falando numa linguagem bem diferente da convencional. Isso só foi possível utilizando a técnica do Acróstico, uma configuração poética um tanto quanto inusitada, antiga, porém inovadora ao manifestar uma ideia ou um pensamento propriamente dito.
Dispostos cronologicamente, isto é, na ordem primária de composição, esses Acrósticos apresentam-se aqui em variadas formas e textos. Na narrativa, a segunda pessoa prevalece, e alguns poemas até recebem um comentário extra, identificando a sua relação e o seu desejado objetivo. Outros, em primeiríssima pessoa, encontram-se todas as vezes iniciados por aspas, revelando também sua relação e origem como tal. E, invariavelmente, quase todos se encerram com um “suspiro filosófico”, ora de Raul Seixas, ora da Legião Urbana.
Podemos encontrar ainda aqueles denominados (por mim) de “Acrósticos perfeitos”, uma perfeita harmonia entre os vocábulos, onde são categoricamente distribuídos e alinhados em um mesmo número por versos. Seguindo, pois, uma métrica própria, sem repetição de palavras e sempre observando e respeitando a uniformidade. Um verdadeiro “mosaico gramatical”.
Em tempo, gostaria de lembrar que esta pequena obra (amadora por excelência) não se trata, portanto, de um dicionário de nomes com os seus respectivos significados, como pode parecer à primeira vista. Mas de uma lista exclusiva, principalmente de garotas, por mim transformada em poemas personalizados; a bela arte do Acróstico. Com efeito, uma espécie de “bagagem sentimental”, referindo-me agora apenas às situações reais, recíprocas ou não.
Em resumo, uma ideia, no mínimo, original, valendo a pena conferir. Um trabalho que se arrasta por mais de vinte anos e que somente agora vem a público. E como já dissera uma vez, apresento-me aqui apenas como um frustrado aprendiz de poeta, sem maiores preocupações com a literatura formal ou no que se refira às suas regras e imposições.
Paulo A. Vieira, Bacharel em Comunicação Social pela UEPB
Paulo A. Vieira, Bacharel em Comunicação Social pela UEPB
Queimadas, fevereiro/2015
“Sou escritor por excelência, ator por desejo e compositor por raiva."
(RAUL SEIXAS)
EM DEFINIÇÃO:
A arte do resumo, da combinação e da poesia,
Cada vez menos difundido, tampouco é aplicado.
Resolução poética com tema, empregando analogias
Ou uma infinidade de expressões (sentido figurado).
Sem um estilo único, pode ser, ainda, personalizado;
Texto, pessoas... tudo flui num determinado momento.
Ideias são transformadas em enunciados e rimas,
Como num passe de mágica, tudo encaixa e combina;
O resultado é algo mais do que um passatempo.
ESCOLHA O SEU!
(Nas postagens que se seguirão no Blog)
(Nas postagens que se seguirão no Blog)
PAULO A. VIEIRA
NOV/2000
ACRÓSTICOS DIVERSOS
ÍNDICE (EM ORDEM ALFABÉTICA)
00 ACROSTICO – p. 11
|
160º DEBORA – p. 179
|
137º FLAVIA – p. 156
|
16º ADRIANA – p. 32
|
13º DESESSEIS – p. 29
|
76º FRANCISCA – p. 95
|
45º ADRIANE – p. 64
|
154º DIANA – p. 173
|
75º FUTEBOL – p. 94
|
2º ALINE – p. 18
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68º DICIONÁRIO – p. 87
|
112º GABRIELLA – p. 131
|
24º ALINE – p. 40
|
92º DINHEIRO – p. 111
|
84º GERLANE – p. 103
|
126º AMANDA – p. 145
|
149º EDUARDA – p. 168
|
188º GICELIA – p. 210
|
56º AMELIA – p. 75
|
128º EDVANIA – p. 147
|
3º GILVANIA – p. 19
|
66º AMIZADE – p. 85
|
62º ELAINE – p. 81
|
157º GISELE – p. 176
|
64º AMOR – p. 83
|
158º ELBA – p. 177
|
55º GISELLE – p. 74
|
49º ANA PAULA – p. 68
|
122º ELIANE – p. 141
|
107º GISELLE – p. 126
|
108º ANA PAULA – p. 127
|
10º ELIZABETH – p. 26
|
119º GISELLE – p. 138
|
30º ANDREA – p. 46
|
117º ELOISA – p. 136
|
131º GISELLE – p. 150
|
93º ANGELA – p. 112
|
120º ELOIZA – p. 139
|
57º GLORIA – p. 76
|
6º ARINDA – p. 22
|
121º ELOIZA – p. 140
|
61º HELENA – p. 80
|
17º ARINDA – p. 33
|
28º ERNESTAO – p. 44
|
82º HERBERT – p. 101
|
99º ARINDA – p. 118
|
33º FABIANA – p. 49
|
22º HERNILMA – p. 32
|
103º BARBARA – p. 122
|
151º FABIANA – p. 170
|
73º INES – p. 92
|
143º BIANCA – p. 162
|
165º FABIANA – p. 184
|
111º INGRID – p. 130
|
144º BIANCA – p. 163
|
166º FABIANA – p. 185
|
100º INVEJA – p. 119
|
88º BRENDA – p. 107
|
167º FABIANA – p. 186
|
18º ISABELA – p. 34
|
109º CARLA – p. 128
|
168º FABIANA – p. 187
|
171º ISABELA – p. 190
|
169º CARMEM – p. 188
|
170º FABIANA – p. 189
|
161º JADE – p. 180
|
25º CAROLINE – p. 41
|
177º FABIANA – p. 196
|
163º JADEANE – p. 182
|
89º CIDA – p. 108
|
180º FABIANA – p. 199
|
181º JAILMA – p. 200
|
5º CINTIA – p. 21
|
125º FABIOLA – p. 144
|
174º JANAINA – p. 193
|
80º CLAUDECIR – p. 99
|
101º FELICIDADE – p. 120
|
102º JESUS – p. 121
|
50º CLAUDIA – p. 69
|
27º FERNANDA – p. 43
|
97º JOANA – p. 116
|
178º CLEONEIDE – p. 197
|
20º FLAMENGO – p. 36
|
36º JOELMA – p. 52
|
74º COPACABANA – p. 93
|
77º FLAVIA – p. 96
|
164º JOICE – p. 183
|
115º CRISTIANE – p. 134
|
132º FLAVIA – p. 151
|
150º JOICILENE – p. 169
|
90º DANIELA – p. 109
|
133º FLAVIA – p. 152
|
159º JOICILENE – p. 178
|
38º DÉBORA – p. 57
|
134º FLAVIA – p. 153
|
26º JOSEANE – p. 42
|
155º DEBORA – p. 174
|
135º FLAVIA – p. 154
|
19º JOSELY – p. 35
|
156º DEBORA – p. 175
|
136º FLAVIA – p. 155
|
23º JUAREZ – p. 39
|
179º JULIA – p. 198
| ||
127º JUSSARA – p. 146
|
43º MCDONALD’S – p. 62
|
8º ROBÉRIA – p. 24
|
40º LAERCIA – p. 59
| 153º MICHELLE – p. 172 | |
140º LAIS – p. 159
| ||
152º LAIS – p. 171
|
31º MONICA – p. 47
| |
176º LARISSA – p. 195
|
95º MORTE – p. 114
| |
51º LAURA – p. 70
|
37º NARA – p. 53
| |
114º LAURA – p. 133
|
35º NARA ALINE – p. 51
| |
83º LENICE – p. 102
|
78º NATALIA – p. 97
| |
113º LETICIA – p. 132
|
173º NEIDE – p. 192
|
85º SANDRA – p. 104
|
201º LIANE – p. 223
|
106º NICOLE – p. 125
| |
175º LIDIA – p. 194
| ||
104º LUANA PIOVANI – p. 123
|
70º OCIO – p. 89
| |
32º LUCELIA – p. 48
|
44º PALMEIRAS – p. 63
| |
9º LUCIANA – p. 25 |
47º PATRICIA – p. 66
| |
41º LUCILENE – p. 60
|
96º PAULO – p. 115
| |
148º MADALENA – p. 167
|
123º POEMA – p. 142
| |
162º MADALENA – p. 181
|
53º POLIANA – p. 72
| |
7º MAGNOLLYA – p. 23
| ||
172º MAIARA – p. 191
|
48º PRISCILA – p. 67
| |
130º MALABARISMO – p. 149 |
29º QUEIMADAS – p. 45
| |
145º MANOELA – p. 164 | ||
146º MANUELA – p. 165 | ||
147º MANUELA – p. 166 | ||
39º MARCELA – p. 58 | ||
46º MARCELA – p. 65
| ||
139º MARCELA – p. 158 | ||
12º MARCIA – p. 22 | ||
118º MARCILENE – p. 137 |
194º RAQUEL – p. 216
| |
14º MARIA – p. 30
|
195º RAQUEL – p. 217
| |
196º RAQUEL – p. 218
| ||
141º MARINA – p. 160
| ||
142º MARINA – p. 161
|
105º VIVIAN – p. 124
| |
110º MARTINA – p. 129
|
72º VIVIANE – p. 91
|