segunda-feira, 13 de junho de 2022

FILMOGRAFIA, SHOWS E DOCUMENTÁRIOS DE ELVIS PRESLEY - COM SINOPSES

 FILMOGRAFIA DE ELVIS PRESLEY


- LOVE ME TENDER - Ama-me com ternura (1956)

  Tendo recebido a notícia que seu irmão mais velho (Richard Egan) havia morrido em combate, um jovem fazendeiro do Texas, Clint Reno (Elvis Presley), casa-se com a amada de seu irmão (Debra Paget). Mas o inesperado regresso do irmão detona uma amarga rivalidade fraterna e trágicos confrontos com os soldados da União.

- LOVING YOU - A mulher que eu amo (1957)

  Loving You é o segundo filme de Elvis, de 1957. Um filme visivelmente inspirado na vida do próprio astro chegou a ser conhecido como "The Elvis Presley Story". Em uma cena do filme, quando Elvis canta "Got a Lot of Loving To Do" em um teatro, a sua mãe aparece como figurante.

"Alguém me disse que anos depois após a morte de sua mãe, Elvis nunca mais quis assistir a esse filme." HAL KANTER, diretor de LOVING YOU.

  Elvis Presley interpreta Deke Rivers, um homem de entrega que é descoberto pela Jornalista Glenda Markle (Lizabeth Scott) e o músico country-western, Tex Warner (Wendell Corey). Deke é um homem jovem e bonito, com um carro rápido e punhos ainda mais rápidos, mas o que realmente o distingue é a sua voz e carisma. Um dia o viram cantando e seu talento se espalha rapidamente ao longo da pequena cidade em que ele trabalha. Markle e Warner, acreditando em seu potencial, querem mostrar ao talento recém-chegado a fama e a fortuna.

- JAILHOUSE ROCK - Prisioneiro do Rock (1957)

  Enviado para prisão após matar um homem acidentalmente, o jovem Vince Everett (Elvis Presley) decide cantar atrás das grades. Mas as coisas começam a se agitar quando a bela caçadora de talentos de uma gravadora cruza o seu caminho, neste musical de ritmo alucinante, que inclui clássicos como I Want To Be Free, Don’t Leave Me Now, Baby I Don’t Care e o sucesso esmagador, Jailhouse Rock

- KING CREOLE - Balada sangrenta (1958)

  Danny Fisher (Elvis Presley) é um rapaz em conflito com a sociedade em que vive, tornando-o assim, um jovem rebelde. Nesse momento conturba- do de sua existência, ele não tem total certeza do rumo que deve tomar em sua vida; acrescenta-se a isso o fato de que ele não é um bom exemplo como aluno. Em meio a essa fase problemática, ele começa a se apresentar em um bar na cidade de New Orleans (cidade onde se passa a história), contudo, o seu pai não aceita de forma alguma que ele troque os estudos pela carreira de cantor. Mesmo indo de encontro à vontade de seu pai, ele continua com suas apresentações, tornando-se um enorme sucesso.

- GI BLUES - Saudades de um Pracinha (1960)

  Tulsa McLean (Elvis Presley) é um soldado cujo maior sonho é ser dono de um "Night Club". Para conseguir o valor em dinheiro para que ele possa abrir o seu empreendimento, ele aceita participar de uma aposta, onde, na qual, ele deve passar uma noite com uma bailarina famosa em seu apartamento, porém, os dois acabam se apaixonando.                                                                                                      G.I. Blues, lançado em 1960, é o primeiro filme depois de sua volta do exército. A cena onde Elvis canta "Wooden Heart" acompanhado de uma marionete é considerada uma das mais bonitas de sua carreira no cinema.

- FLAMING STAR - Estrela de fogo (1960)

  A história se passa no ano de 1870 no Estado do Texas, EUA. Pacer Burton (Elvis Presley), filho de uma índia com um branco, se vê dividido quando os dois povos entram em guerra. Este filme foi baseado no livro "Flaming Lance", de 1958, de Clair Huffaker. Este faroeste tem a participação da atriz Barbara Eden, que anos mais tarde ficaria conhecida pelo seriado Jeannie é um Gênio. Nesse longa metragem Elvis só interpreta uma canção em todo o filme, chamada A Cane And a High Starched Collar, aliás, as outras canções gravadas, não foram reunidas e lançadas em um álbum, foram lançadas posteriormente em coletâneas. O nome do filme era para ser Black Star, inclusive, foi gravada uma canção de mesmo nome, entretanto, os produtores do filme resolveram mudar o título e gravar uma nova canção com outro nome.

- WILD IN THE COUNTRY - Coração rebelde (1961)

  Glenn Tyler (Elvis Presley) quer ser um escritor de sucesso, porém, os conflitos de sua vida pessoal parecem demais para ele, até que se envolve romanticamente com três mulheres: uma jovem de família tradicional, cujos pais não aprovam o namoro com Glenn, uma psicóloga bem-sucedida que tenta ajudar o rapaz a entrar para a faculdade e a prima mãe solteira, cujo pai quer forçar o casamento dos dois para encobrir a situação da filha.

- BLUE HAVAII - Feitiço Havaiano (1961)

  Chad Gates (Elvis Presley) é um ex-soldado que após deixar o serviço militar, volta para sua casa em Honolulu, no Hawaii. Seu pai, um magnata do abacaxi, o pressiona para trabalhar no negócio da família. Porém, Gates prefere se divertir e surfar, e ter o seu próprio sustento como guia turístico, do que conviver com sua mãe e trabalhar com o pai.

- FOLLOW THAT DREAM - Em cada sonho, um amor (1962)

  Elvis Presley está no auge da sua forma e demonstra toda a sua comédia musical e sua sensualidade, cantando cinco canções, romance, humor e um toque de ternura à moda antiga. O pai malandro de Toby Kwimper (Elvis Presley) resolve se aproveitar de uma lei de ocupação de terra e instalar a família em uma praia pública. Toby gosta do cenário exótico, mas não gosta de toda a atenção que começa atrair de repente. Toby só quer saber de tocar violão, mas se vê completamente envolvido com burocratas do governo, chefões do crime e até com duas “gatinhas” apaixonadas – uma irmã mais nova e adotiva que não gosta dele apenas como irmão, e uma assistente social que parece precisar muito da assistência dele.

- GIRLS, GIRLS, GIRLS - Garotas, garotas e mais garotas (1962)

  Ross Carpenter (Elvis Presley) trabalha como piloto de barco e como cantor à noite em uma boate, para comprar o barco que foi de seu pai. A rica Laurel Dodge (Laurel Goodwin), apaixonada por Ross, compra o barco para ele, sem que ele soubesse. E com isso a trama se desenvolve em várias confusões, perseguições, mulheres e muita música.                  

  Girls! Girls! Girls! é um divertido filme repleto de canções interessantes, mulheres e muita confusão. É neste longa que Elvis canta um grande sucesso, Return To Sender, single que ocupou as primeiras posições nas Paradas de Sucesso americana naquela época.

- KID GALAHAD - Talhado pra campeão (1962)

  Water Gulick (Elvis Presley), após ser dispensado do exército, volta a sua cidade natal à procura de um emprego de mecânico, porém ele torna-se "sparring" num campo de treinamento de Boxe. O rapaz do interior começa a lutar e obtém fama e fortuna com os prêmios das lutas.

- FUN IN ACAPULCO - O seresteiro de Acapulco (1963)

  Apesar da história do filme acontecer em território mexicano, Elvis não gravou nenhuma cena no referido país, todas as cenas foram gravadas em estúdios. Ursula Andress havia tornado-se famosa mundialmente, um ano antes, por ter sido a primeira "bond girl" no filme de James Bond, denominado Dr. No.

- IT HAPPENED AT THE WORLD'S FAIR - Loiras, morenas e ruivas (1963)

  O então ator mirim, Kurt Russell, fez uma pequena participação no filme na cena em que Mike, personagem de Elvis Presley, lhe dá 25 centavos para que o chute, a fim de ter motivos para visitar a enfermeira Warren (Joan O'Brian). Anos mais tarde, Russell interpretaria Presley no telefilme Elvis (1979), faria a voz do cantor em Forrest Gump (1995) e faria um de seus covers no filme 3000 Miles to Graceland (2001).

- VIVA LAS VEGAS - Amor a toda velocidade (1964)

  O talentoso piloto de corrida Lucky Jackson (Elvis Presley), quer ganhar dinheiro suficiente em Las Vegas para conseguir um novo carro a fim de que possa vencer o Grand Prix. Quando conhece a sensual instrutora de natação Rusty, ele considera ficar lá por mais tempo. Juntos eles cantam e dançam no fabuloso mundo dos nightclubs de Las Vegas. Depois de Lucky perder o que ganhou no hotel, ele é forçado a permanecer em Las Vegas para ganhar de volta o seu dinheiro, porém, agora ele também quer conquistar o coração de Rusty. Infelizmente, o mesmo acontece com o seu inimigo de corrida, Elmo.

- ROUSTABOUT - Carrossel de emoções (1964)

  Charlie Rogers (Elvis Presley) sonha em ser um cantor famoso. Enquanto a fama não chega, ele circula em sua motocicleta se apresentando em pequenas casas de show. Sua sorte muda quando ele começa a cantar em um parque de diversões.

- KISSIN' COUSINS - Com caipira não se brinca (1964)

  Como oficial da Força Aérea, Josh Morgan (Elvis Presley) é indicado para a tarefa de persuadir os Tatum, seus parentes distantes por parte de mãe, a vender as suas terras para serem usadas como uma base de mísseis. Quando ele visita os Tatum, Josh encontra também duas primas lindas, Azalea e Selena. As duas garotas (Yvonne Craig e Pam Austin) respectivamente querem o amor de Josh.

- GIRL HAPPY - Louco por garotas (1965)

  O líder de um grupo musical Rusty Wells (Elvis Presley), tem a missão de vigiar a filha do dono de uma boate, para mantê-la fora de confusão durante as férias em Fort Lauderdale. Valerie (Shelley Fabares) é a única filha de Big Frank (Harold Stone), um vigarista e dono de uma boate em Chicago.

- TICKIE ME - Cavaleiro romântico (1965)

  Lonnie Beale (Elvis Presley) é um cantor country fracassado que trabalha fazendo bico em um SPA. Várias mulheres tentam chamar a atenção de Lonnie, porém, ele se interessa por uma jovem chamada Pam Merritt (Jocelyn Lane). Pam está no SPA para investigar uma cidade fantasma vizinha, onde seu avô escondeu um baú cheio de ouro. Ela acaba tendo a ajuda de Lonnie e de seu assistente Stanley (Jack Mullaney) para recuperar o tesouro. A trajetória do trio se complica quando uma quadrilha também interessada no ouro aparece e faz de tudo para que eles deixem o território.

- HARUM SCARUM - Feriado no harém (1965)

  Johnny Tyronne (Elvis Presley) é um cantor famoso que viaja para Lunarkand, Oriente Médio, para fazer shows. Ao chegar lá, Johnny é sequestrado por bandidos que o obrigam a matar o Rei Toranshah (Philip Reed). Ao conseguir escapar, Johnny conhece e se apaixona por Shalimar (Mary Ann Mobley), a filha do Rei que sempre procura esconder sua identidade. O filme foi rodado no mesmo set de The King of Kings, de Cecil B. DeMille, em apenas dezoito dias. Nele também há algumas referências com o filme The Sheik (1925) de Rudolph Valentino. Harum Scarum arrecadou 2 milhões de dólares nas bilheterias americanas.

- FRANKIE AND JOHNNY - Entre a loira e a ruiva (1966)

  Elvis Presley é Johnny, um rapaz que adora apostar em jogos de azar. Ele e sua namorada Frankie (Donna Douglas) vivem um bonito romance. Porém, as coisas mudam quando seu caminho é cruzado por Nellie, uma sedutora mulher que lhe traz sorte no jogo, mas confusão no amor.

- PARADISE, HAVAIIAN STYLE - No paraíso do Hawaii (1966)

  Desempregado, o piloto Rick Richards (Elvis Presley) retorna ao Havaí para montar uma agência de turismo especializada em passeios aéreos pelas ilhas havaianas com o seu amigo Danny. Ter uma garota em cada ilha é uma boa maneira de começar o negócio, mas fica claro que o romance e voar não combinam.

- SPINOUT - Minhas três noivas (1966)

  Elvis Presley interpreta neste filme um solteirão que não quer saber de se apaixonar. De outro lado, três mulheres de personalidades muito diferentes que só pensam em casamento: uma é rica e sempre consegue o que quer; outra é baterista de rock; a terceira é uma escritora de bestsellers. Como será que essa história vai acabar?

- DOUBLE TROUBLE - Canções e confusões (1967)

  Em turnê pela Europa, o cantor Guy Lambert (Elvis Presley), passa por inúmeros problemas quando conhece Jill Conway (Annette Day), uma orfã que é muito fã do cantor. Jill faz Guy se meter em várias situações, como espionagem e furtos de jóias. O filme se passa em Londres, porém, foi filmado na Califórnia. O enredo combinou espionagem com discoteca, coisas que estavam em alta na época. Foi o primeiro e também o único filme da jovem Annette Day. Presley lhe deu de lembrança um Mustang branco no último dia das filmagens. Mais tarde, ela daria o presente ao seu irmão.

- EASY COME, EASY GO - Meu tesouro é você (1967)

  O tenente Ted Jackson (Elvis Presley), mergulhador da Marinha, está terminando seu turno de trabalho. Em seu último mergulho, ele descobre um barco afundado. Quando encontra moedas de prata na carcaça, ele enxerga uma fortuna em seu futuro. Agora, ele e seu ex-patrão (Pat Harrington), mergulham de cabeça no negócio de caçar tesouros. Misturando dançarinas, ação debaixo d’água e romance com uma gata que curte ioga. A aventura nunca foi tão divertida.

- CLAMBAKE - O barco do amor (1967)

  Scott Heyward (Elvis Presley), filho de um multi-milionário, muda de identidade com um instrutor de esqui aquático pobre (Tom Wilson), porém apaixona-se por uma linda estudante cujo único objetivo é encontrar um marido rico.

- LIVE A LITTLE, LOVE A LITTLE - Viva um pouquinho, ame um pouquinho (1968)

  Greg Nolan (Elvis Presley) é um fotógrafo que encontra Berenice, perde o seu emprego e o apartamento. No entanto, Berenice consegue um novo apartamento, mas é tão caro que Greg tem que ter dois empregos simultaneamente. Ele tem dificuldades em encontrar tempo para fazer os dois trabalhos sem seus chefes descobrirem. Duas pessoas totalmente diferentes. Um é Mike Landsdown (Don Porter), editor de uma revista de garotas. Outro é Louis Penlow (Rudy Vallee), dono de uma agência de publicidade, onde se faz fotos clássicas. É uma boa maneira de ganhar dinheiro, pelo menos enquanto Greg conseguir driblar seus dois patrões sem que um descubra que o outro existe.

- SPEEDAWAY - O bacana do volante (1968)

   Steve Grayson (Elvis Presley) é um campeão de corridas que tem uma alma generosa, dividindo todos os seus prêmios adquiridos com pessoas necessitadas. Por conta de sua generosidade e pela paixão de seu patrão (Bill Bixby) por jogo e mulheres, Steve se vê entupido de dívidas.

- STAY AWAY JOE - Joe é muito vivo (1968)

  Elvis interpreta Joe Lightcloud, um caubói briguento que tem sangue de índio, que tenta a todo custo abrir um caminho coberto de ouro para o seu pessoal, mas fracassa hilariamente a cada tentativa criando situações atrapalhadas.

- CHARRO! - Charro! (1969)

  Charro! é um filme americano de faroeste, dirigido por Charles Marquis Warren e protagonizado por Elvis Presley. É o único filme em que Elvis não canta e interpreta um personagem totalmente sério, ao contrário de seus trabalhos anteriores. Jess Wade (Elvis Presley) é um fora-da-lei regenerado que mesmo injustiçado, salva uma pequena cidade mexicana das garras de uma quadrilha de bandidos. Ele vive atormentado pelos membros de sua antiga gangue, liderada por Vince Hackett (Victor French), que se diverte espalhando o terror na cidade. A gangue acaba roubando um canhão de ouro, que foi usado pelo imperador Maximiliano contra o líder mexicano, Benito Juarez. Isso porque a gangue quer forçar o pagamento de um resgate e também usá-lo para ameaçar a população.

- THE TROUBLE WITH GIRLS - Lindas encrencas: As garotas (1969)

   Este filme é baseado no livro Chautauqua de 1960.

 Walter Hale (Elvis Presley) é gerente do "Chautauqua", escola onde se tem educação e entretenimento. Ao chegar a uma cidade para fazer apresentações por uma semana, Walter se vê em um problema: ele teria que dar o papel de protagonista da peça para a filha do prefeito, que não tem talento nenhum. E por outro lado, se descobre que um dos alunos da escola teria sido acusado de assassinato de um farmacêutico da cidade. Walter tem até o fim das apresentações para esclarecer todos esses problemas.

- CHANGE OF HABIT - Ele e as três noviças (1969)

  John Carpenter (Elvis Presley) é um médico de um bairro pobre que conhece três moças dispostas a ajudá-lo. Michele, Barbara e Irene. Sem saber que são freiras, John se apaixona por Michele. Pode ele Mudar sua vida? Pode ela esquecer seus votos e seguir seu coração? Será o amor mais forte que a fé? Último filme com a atuação do Rei do Rock.

 

                         SHOWS E DOCUMENTÁRIOS


- ELVIS 68 COMEBACK SPECIAL - (1968)

 Uma performance histórica e eletrizante. 3 de Dezembro de 1968. O Rei do Rock´n Roll, Elvis Presley, retorna após oito anos para esta eletrizante e histórica apresentação. O Rei em um dos melhores momentos de sua carreira, onde ele apresenta vinte e sete canções inesquecíveis.                            Três canções inéditas foram feitas exclusivamente para esse especial, "Memories", "If I Can Dream" e "Saved". A segunda é considerada uma das letras mais bonitas de toda a sua carreira. E mais quatro canções foram interpretadas por Elvis pela primeira vez, "Baby, What You Want Me To Do", "Up Above My Head", "Nothingville" e "Tiger Man".                                                                                                                             Neste especial, que foi ao ar poucos meses depois da morte de Martin Luther King, assassinado em abril na cidade de Memphis, e por isso mesmo, no auge do racismo, Elvis apareceu ao lado do grupo vocal feminino chamado "The Blossoms", grupo que era composto por três mulheres negras (Fanita James, Jean King, Darlene Love) no horário nobre, fato que causou uma grande polêmica.

- ONE NIGHT WITCH YOU - (1968)

 Primeiro acústico da história registrado em vídeo, o especial de TV que Elvis Presley fez em 1968, conhecido como The NBC Comeback Special. O programa original permanece como um dos grandes momentos do rock e da carreira de Elvis. O show reuniu Elvis e seus antigos companheiros, Scotty Moore, D.J. Fontana, também Charlie Hodge e Alan Fortas. Eles tocam, recordam clássicos do rock e brincam em frente a uma platéia convidada a dedo. Somente uma parte desta sessão foi ao ar em 1968. Anos depois, o produtor Steve Binder resgatou os tapes originais e montou One Night With You, testamento definitivo do carisma e talento do Rei do Rock. Imperdível!

Legendas em português durante os diálogos.

- THAT'S THE WAY IT IS - (1970)

 Em novembro de 1970, a MGM lançou o documentário ELVIS THATS THE WAY IT IS, dirigido por Denis Sanders. Ele acompanhou a volta de Elvis aos shows ao vivo que ele havia abandonado enquanto fazia filmes em Hollywood nos anos 60. A maior parte do material filmado não foi usada na versão original do filme e estava perdida nos armazéns do estúdio.

- Elvis On Tour - (1972)

 ELVIS TRIUNFAL é o segundo documentário de Elvis Presley produzido em 1972, mostrando shows, bastidores e ensaios de Elvis pelos Estados Unidos. Este trabalho é sempre elogiado por mostrar, segundo muitas pessoas, como se desenrolou a carreira de Elvis pelos anos 70. Ou seja, é uma síntese de Elvis na fase "anos 70". Devido a isso, este documentário foi agraciado com um Globo de Ouro. A equipe de produção possuía um nome que ficaria muito conhecido no mundo no cinema anos mais tarde, Martin Scorsese. Elvis foi o responsável pela direção musical deste trabalho.

- ELVIS: ALOHA FROM HAVAII - (1973)

 Com imagens raras de Elvis chegando de helicóptero, Aloha From Hawaii é um especial de televisão de Elvis Presley que foi gravado ao vivo do Hawaii em Janeiro de 1973, do show que é considerado monumental e que foi exibido em vários países. Foi o primeiro show de música ao vivo via satélite, primeiramente exibido para alguns países da Europa, Ásia e Oceania, tendo quebrado todos os recordes de público. Em outros países o show foi exibido dias depois e no caso dos EUA, o show foi ao ar em abril e se tornou a maior audiência da história televisiva americana até então, sendo exibido na NBC, quebrando a audiência da ida do homem à lua. A audiência estimada é de mais de 1 bilhão de espectadores, e o disco, como não poderia deixar de ser, foi um grande sucesso de vendas nos EUA, Japão e outros países. No Brasil, o show não foi exibido devido a uma exigência; mais da metade dos televisores teriam que ser em cores e o Brasil só começou com transmissão em cores no ano anterior. Aqui, Elvis foi considerado um cantor que atingiu a perfeição, um verdadeiro cantor popular de primeiríssima linha, segundo os especialistas, é considerado até hoje um momento de grande inspiração do Rei do Rock. Isso pode ser evidenciado pelo editorial do The New York Times, que foi o seguinte: Elvis Presley superou a sua própria lenda. Dois dias antes, no dia 12 de janeiro, Elvis fez outro show que serviria para o caso de algo de errado acontecer com a transmissão do dia 14. Esse show foi lançado anos mais tarde e alguns consideram que Elvis está mais solto no palco. Nesse show, Elvis interpreta desde o puro rock dos anos 50, ainda com vontade de cantar esse tipo de música, o que não aconteceria nos anos seguintes, passando por belas baladas, blues, gospel e muito mais. Mostrando que ele poderia cantar em qualquer ritmo e tom, atingindo notas dificílimas, além de um senso rítmico e poder de interpretação raros de se encontrar em cantores populares.

- ELVIS IN CONCERT (1977)

 Show exibido pela TV em 1978, um ano após a morte de Elvis Presley. Elvis in Concert é o nome de um álbum e um especial de televisão ao vivo que mostra dois dos últimos shows de Elvis Presley gravados em junho de 1977. O álbum foi lançado em outubro, na mesma época da exibição do "Especial de Televisão" de mesmo nome que foi apresentado na rede CBS e que virou uma das maiores audiências da história dessa rede americana até então. Apesar da condição física estar obviamente debilitada, as suas interpretações são consideradas espetaculares por aquelas pessoas que ouviram as suas performances. Em vários momentos sua voz lembra a de um cantor clássico. Fica claro que o show do dia 21 é bem superior ao do dia 19. E que os momentos onde Elvis canta as músicas do anos 50, ele demonstra um visível cansaço. Era evidente que ele não poderia mais cantar esse tipo de música e que ele só o fazia por insistência dos fãs.

- THIS IS ELVIS (Elvis era assim) - (1981)

 Primeiro documentário sobre Elvis Presley. Segundo a opinião de muitos, o melhor, e talvez, o definitivo.

 This Is Elvis é o mais famoso documentário feito sobre Elvis Presley. Ele registra momentos únicos da vida do astro, misturados com videoclipes, noticiários, cenas de alguns de seus filmes e trechos de suas aparições na TV norte-americana. É considerado o primeiro e definitivo documentário sobre a vida e carreira de Elvis, sendo elogiado por todos que assistem. É uma mescla de cenas de estúdio e de arquivos. Além disso, apresenta entrevistas e depoimentos de pessoas que conviveram com o cantor.


Um comentário:

  1. Assisti a alguns filmes do rei do rock. Alguns bem bobinhos, apenas pretextos para ele lançar suas canções.

    ResponderExcluir