sexta-feira, 21 de novembro de 2025

DISCOGRAFIA OFICIAL DE RAUL SEIXAS, COMENTADA DISCO A DISCO.

 DISCOGRAFIA OFICIAL DE RAUL SEIXAS, COMENTADA DISCO A DISCO


RAULZITO E OS PANTERAS - 1968

Gravado no final do ano de 1967 e lançado em 1968, pela gravadora EMI-Odeon, foi o primeiro e único álbum lançado pela banda brasileira Raulzito e os Panteras, que continha entre seus membros o futuro cantor e compositor Raul Seixas. Os outros integrantes foram Eládio Gilbraz, Mariano Lanat e Carleba. Esse álbum representou um sonho ambicioso de quatro jovens baianos, a oportunidade de se lançarem ao sucesso em nível nacional.

Contudo, o disco não obteve sucesso comercial em seu lançamento, levando não apenas Raul Seixas e sua primeira esposa, Edith Wisner, mas todos os integrantes da banda, a enfrentarem dificuldades financeiras no Rio de Janeiro, o que os forçou a retornar para Salvador. Atualmente, Raulzito e os Panteras é considerado uma raridade muito valorizada por colecionadores.

          Raul Seixas, ainda conhecido apenas por "Raulzito", assina oito das doze canções do disco. As vendas do disco foram consideradas baixas, o que resultou no fim do grupo. A capa do álbum faz uma alusão ao disco With the Beatles, dos Beatles.

FAIXAS:

Lado A

01. "Brincadeira" - Mariano 2:40

02. "Por quê? Pra quê?" - Eládio 1:51

03. "Um Minuto mais (I Will)" - Dick Glasser - Versão: Raulzito 1:44

04. "Vera Verinha" - Raulzito/Eládio 1:58

05. "Você Ainda Pode Sonhar (Lucy in the Sky with Diamonds)" -    Lennon/McCartney - Versão: Raulzito   2:18

06. "Menina de Amaralina" - Raulzito 1:54

Lado B

01. "Triste Mundo" - Mariano 2:13

02. "Dê-me tua Mão" - Raulzito 2:36

03. "Alice Maria" - Mariano/Raulzito/Eládio 2:08

04. "Me Deixa em Paz" - Mariano/Raulzito/Carleba 1:46

05. "Trem 103" - Raulzito 1:55

06. "O Dorminhoco" - Carleba/Eládio/Raulzito/Mariano 1:33


SOCIEDADE DA GRÃ-ORDEM KAVERNISTA APRESENTA SESSÃO DAS 10 - 1971

 Gravado e lançado entre os meses de junho e julho de 1971, pela antiga gravadora de Discos CBS, do Rio de Janeiro, esse disco foi a segunda tentativa de Raul Seixas de iniciar uma carreira artística de sucesso, após o fracasso com o único disco lançado pelo seu primeiro grupo, já no final da Jovem Guarda.

Em 1971 Evandro Ribeiro, diretor da CBS, viajou para o exterior. Raul Seixas, então Raulzito, era produtor, e se aproveitou dessa viagem para lançar um disco experimental. Convidou Miriam Batucada, Sérgio Sampaio e Edy Star, e juntos gravaram esse disco bastante irreverente. Com o retorno de Evandro ao Brasil, ele mandou recolher todos os discos, uma vez que Raul gravou sem autorização.

          Recolhido cerca de dois meses após o seu lançamento, o disco não teve tempo de ter vendagens expressivas ou de receber muitas críticas da mídia especializada. Ainda assim, recebeu tratamento favorável por parte do público relacionado à contracultura brasileira da época, bem como dos críticos identificados com essa faixa do público. Entretanto, com o passar do tempo, tornou-se objeto de interesse cult, especialmente por contar com a participação de Raul Seixas e Sérgio Sampaio e por ter ficado mais de 20 anos fora de catálogo.

FAIXAS:

Lado A

01. "Êta Vida" (Raul Seixas e Sérgio Sampaio) - Raul Seixas / Sérgio Sampaio   2:28

02. "Sessão das Dez" (Edy Star) - Raul Seixas 2:44

03. "Eu Vou Botar pra Ferver" (Raul Seixas e Sérgio Sampaio) - Raul Seixas / Sérgio Sampaio    2:25

04. "Eu Acho Graça" (Sérgio Sampaio) -   Sérgio Sampaio      2:49

05. "Chorinho Inconsequente" (Miriam Batucada) - Edy Star / Sérgio Sampaio 1:56

06. "Quero Ir" (Raul Seixas e Sérgio Sampaio) - Raul Seixas / Sérgio Sampaio   2:20

Lado B 

01. "Soul Tabarôa" (Miriam Batucada) - Antônio Carlos e Jocáfi 2:44

02. "Todo Mundo Está Feliz" (Sérgio Sampaio) - Sérgio Sampaio 2:56

03. "Aos Trancos e Barrancos" (Raul Seixas) - Raul Seixas 2:27

04. "Eu não Quero Dizer Nada" (Edy Star) - Sérgio Sampaio 3:06

05. "Dr. Paxeco" (Raul Seixas) - Raul Seixas 3:11

06. "Finale" (Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada) - Raul Seixas / Sérgio Sampaio / Edy Star / Miriam Batucada 0:29


OS 24 MAIORES SUCESSOS DA ERA DO ROCK - 1973

Lançado pela gravadora Philips Records (Universal Music, a partir de 1999), através do selo Polyfar, em maio de 1973. É um álbum de estúdio, inicialmente creditado a uma banda fictícia chamada Rock Generation. A partir do seu relançamento em 1975, o álbum passou a ser creditado ao cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, por sua participação na produção e também como cantor na maioria absoluta das faixas.

Com produção de Marco Mazzola e do próprio Raul Seixas, o disco é uma homenagem ao que Raul considerava o verdadeiro rock’n’roll - uma coletânea de releituras de clássicos do gênero que marcaram sua formação musical.

Apesar de envolvido em todo o processo criativo, Raul foi impedido pela gravadora de assinar o álbum, este que seria seu primeiro disco solo. A justificativa era estratégica: a presença de seu nome em um disco de covers poderia atrapalhar as vendas de Krig-ha, Bandolo!, seu primeiro trabalho solo lançado no mesmo ano. Como solução, o projeto foi atribuído a essa banda fictícia chamada Rock Generation, com Raul creditado apenas discretamente na contracapa, como diretor de produção.

Sem qualquer tipo de divulgação inicial, o disco passou despercebido nas prateleiras das lojas. No entanto, com o sucesso estrondoso de Krig-ha, Bandolo! e do álbum seguinte, Gita, a gravadora Philips decidiu investir na promoção da coletânea, que acabou sendo redescoberta pelo público e valorizada como um registro curioso - e apaixonado - das raízes musicais de Raul Seixas.

FAIXAS:

Lado A

01. "Rock Around the Clock" - Jimmy de Knight / Max C. Freedman

02. "Blue Suede Shoes" -    Carl Perkins  

03. "Tutti Frutti" - Little Richard / Joe Lubin / Dorothy La Bostrie   

04. "Long Tall Sally" - Little Richard / Joe Lubin / Dorothy La Bostrie    

05. "Rua Augusta" - Hervé Cordovil 

06. "O Bom" - Carlos Imperial  

07. "Poor Little Fool" - Sharon Sheeley

08. "Bernardine" - Johnny Mercer

09. "Estúpido Cupido (Stupid Cupid)" - Neil Sedaka / Howard Greenfield / versão: Fred Jorge    

10. "Banho de Lua (Tintarella Di Luna)"  - Bruno de Filippi / Franco Migliacci / versão: Fred Jorge

11. "Lacinhos Cor-de-rosa (Pink Shoes Laces)" - Mickie Grant / versão: Fred Jorge 

12. "The Great Pretender" - Buck Ram

Lado B

01. "Diana" - Paul Anka  

02. "Little Darling" - Maurice Williams    

03. "Oh! Carol" - Neil Sedaka / Howard Greenfield

04. "Runaway" - Del Shannon / Max Crook   

05. "Marcianita" - José I. Marcone / Galvarino V. Alderete / versão: Fernando César

06. "É Proibido Fumar" - Roberto Carlos / Erasmo Carlos   

07. "Pega Ladrão" - Getúlio Côrtes  

08. "Jambalaya" - Hank Williams 

09. "Shake, Rattle and Roll" - Charles E. Calhoun 

10. "Bop-a-Lena" - Tillis / Pierce  

11. "Only You" - Ande Rand / Buck Ram  

12. "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo" - Carlos Imperial / Eduardo Araújo


KRIG-HA, BANDOLO! - 1973

      Lançado em 1973 pela gravadora Philips Records, em parceria com Paulo Coelho, foi um álbum revolucionário e muito a frente de sua época. Este é o quarto álbum no qual Raul Seixas esteve envolvido como cantor, o segundo solo e o primeiro de grande sucesso, após outras tentativas frustradas.

Foi considerado o décimo segundo álbum mais importante da música brasileira pela revista Rolling Stones e em 2012 o quinto melhor álbum da história da nossa música. É um álbum que mescla vários ritmos, a exemplo da música Mosca na Sopa, primeira faixa do álbum, que mistura ritmos da macumba com o rock’in roll, gerando uma espécie de “rock macumba”, com vocais femininos de baianas e o som de um berimbau.

    O título "Krig-há, Bandolo!" faz referência a um grito de guerra do personagem Tarzan, conhecido à época nas revistas em quadrinhos da EBAL, e que significa "Cuidado, eu mato!" Este álbum, assim como o seu sucessor Gita, teve algumas de suas canções gravadas em inglês, com traduções de Marcelo Ramos Motta.

          FAIXAS:

Lado A 

01. "Introdução: Good Rockin' Tonight"  - Roy Brown 0:50

02. "Mosca na Sopa" - Raul Seixas  3:58

03. "Metamorfose Ambulante" - Raul Seixas 3:50

04. "Dentadura Postiça" - Raul Seixas 1:30

05. "As Minas do Rei Salomão" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:22

06. "A Hora do Trem Passar"  -  Raul Seixas / Paulo Coelho 1:50

Lado B 

01. "Al Capone" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:38

02. "How Could I Know" - Raul Seixas 2:36

03. "Rockixe" - Raul Seixas / Paulo Coelho 3:44

04. "Cachorro Urubu" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:08

05. "Ouro de Tolo" - Raul Seixas 2:51

06. "Meu Nome é Raul Santos Seixas (Vinheta)" - Raul Seixas 0:51


GITA - 1974

         Sem dúvida, o disco de maior sucesso de Raul Seixas, foi lançado em 1974 pela gravadora Philips Records, com produção de Marco Mazzola. Com mais de 600 mil cópias vendidas, este terceiro disco solo de Raul representou uma verdadeira revolução na história da música brasileira e, por que não dizer, na própria vida de Raul Seixas. Das 12 faixas do álbum, 7 foram compostas em parceria com Paulo Coelho, consolidando uma das colaborações mais emblemáticas da música nacional. O disco não só projetou Raul Seixas ao estrelato, como também lhe garantiu seu primeiro disco de ouro.

          Acompanhado de Paulo Coelho, Raul compôs para este álbum alguns de seus grandes sucessos, como Gita (inspirada num livro sagrado hindu com mais de 6.000 anos de história, o Bhagavad-Gita), "Sociedade Alternativa" (inspirada na obra de Aleister Crowley) e "Medo da Chuva", além de canções que contam apenas com sua autoria, como "O Trem das 7" e "S.O.S."

       Enfim, é um álbum que mergulha ainda mais fundo nas influências esotéricas, místicas e contraculturais que Raul já vinha explorando desde Krig-ha, Bandolo! (1973), extensões do ocultismo, da filosofia libertária e das ideias de Aleister Crowley.

     Em 2009, a canção Gita foi escolhida pela revista Rolling Stone Brasil como uma das 100 maiores músicas brasileiras, figurando no 72° lugar.

          FAIXAS:

Lado A 

01. "Super-Heróis" - Raul Seixas / Paulo Coelho 3:11

02. "Medo da Chuva" - Raul Seixas / Paulo Coelho 3:00

03. "As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor" - Raul Seixas 3:40

04. "Água Viva" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:02

05. "Moleque Maravilhoso" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:16

Lado B 

01. "Sociedade Alternativa" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:55

02. "O Trem das 7" - Raul Seixas 2:40

03. "S.O.S." - Raul Seixas 3:06

04. "Prelúdio" - Raul Seixas 1:12

05. "Loteria da Babilônia" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:30

06. "Gita" - Raul Seixas / Paulo Coelho 4:50


NOVO AEON - 1975

   Quarto álbum de estúdio solo do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, foi lançado em 12 de novembro de 1975 pela gravadora Philips Records e gravado entre 1º de setembro e meados de outubro de 1975 nos Estúdios CBD, no Rio de Janeiro.   

 O título Novo Aeon faz referência direta ainda à filosofia do ocultista britânico Aleister Crowley, especialmente à ideia de que a humanidade estaria entrando em uma nova era espiritual - o "Novo Aeon" ou "Nova Era". Essa influência é evidente em músicas como "Tente Outra Vez", "Rock do Diabo" e a própria "Novo Aeon", onde Raul mescla elementos do rock, misticismo, existencialismo e uma crítica à hipocrisia da sociedade ocidental.

    Produzido por Marco Mazzola, o álbum teve uma recepção fria da crítica especializada, com pouquíssimos críticos - mais próximos da estética rock - elogiando o trabalho do cantor baiano. A divulgação pela gravadora foi boa, contando com o lançamento de um compacto duplo e de dois clipes musicais no programa dominical da Rede Globo, o Fantástico. No entanto, as vendagens foram frustrantes para a gravadora e para o artista, resultando em uma baixa de vendas considerável em relação ao seu último trabalho.

    Apesar disto, o disco é visto hoje como um de seus melhores trabalhos. Posteriormente, foi aclamado pela crítica e entrou para a lista dos 100 Maiores Discos da Música Brasileira da Revista Rolling Stone Brasil. Ele aparece ao lado de outro marco da discografia de Raul, Krig-Ha, Bandolo! (1973), também presente na seleção da revista.

          FAIXAS:

Lado A 

01. "Tente Outra Vez" - Raul Seixas / Paulo Coelho / Marcelo Motta 2:20

02. "Rock do Diabo" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:10

03. "A Maçã" - Raul Seixas / Paulo Coelho / Marcelo Motta 3:25

04. "Eu Sou Egoísta" - Raul Seixas / Marcelo Motta 2:50

05. "Caminhos" - Raul Seixas / Paulo Coelho 1:45

06. "Tu És o MDC da Minha Vida" - Raul Seixas / Paulo Coelho 3:30

Lado B 

01. "A Verdade Sobre a Nostalgia" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:05

02. "Para Noia" - Raul Seixas 3:50

03. "Peixuxa (O Amiguinho dos Peixes)" - Raul Seixas / Marcelo Motta 2:10

04. "É Fim de Mês" - Raul Seixas 3:00

05. "Sunseed" - Raul Seixas / Spacey Glow (Glória Vaquer) 2:40

06. "Caminhos II" - Raul Seixas / Paulo Coelho / Eládio Gilbraz 0:45

07. "Novo Aeon" - Raul Seixas / Cláudio Roberto / Marcelo Motta 2:30


HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS - 1976    

     É o quinto álbum de estúdio solo do cantor e compositor Raul Seixas, lançado em dezembro de 1976 pela gravadora Philips Records e gravado entre maio e novembro do mesmo ano nos estúdios Phonogram na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Este disco representou uma volta ao misticismo que marcou o auge de sua carreira, após a relativa baixa de vendas de Novo Aeon, no ano anterior, em que o músico tinha mudado sua postura e a temática de suas canções.

        O álbum teve uma recepção fria da crítica especializada, com críticos pontuais - mais próximos do cantor baiano - elogiando o trabalho. A divulgação pela gravadora foi boa, contando com clipe musical no programa dominical da Rede Globo, o Fantástico. As vendagens foram positivas, significando uma recuperação em relação ao álbum anterior, apesar do contínuo abuso do cantor de álcool e drogas, o que viria a prejudicar a sua carreira no futuro. O disco é visto hoje como um dos momentos altos da carreira do compositor baiano, trazendo dois de seus maiores sucessos: "Eu Também Vou Reclamar" e "Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás".

Esse disco consolidou Raul, de forma definitiva, como um artista de visão filosófica e experimental, uma figura única no cenário musical brasileiro, alguém que não apenas fazia música, mas também propagava uma filosofia de vida - a chamada Sociedade Alternativa.

FAIXAS:

Lado A 

01. "Canto para minha Morte" - Raul Seixas / Paulo Coelho 3:52

02. "Meu Amigo Pedro" - Raul Seixas / Paulo Coelho 4:49

03. "Ave Maria da Rua" - Raul Seixas / Paulo Coelho 4:38

04. "Quando Você Crescer" - Raul Seixas / Paulo Coelho / Jay Vaquer 4:19

05. "O Dia da Saudade" - Raul Seixas / Jay Vaquer 2:35

Lado B 

01. "Eu Também Vou Reclamar" - Raul Seixas / Paulo Coelho 3:23

02. "As Minas do Rei Salomão" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:58

03. "O Homem" - Raul Seixas / Paulo Coelho  3:05

04. "Os Números" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:30

05. "Cantiga de Ninar" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:41

06. "Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás" - Raul Seixas / Paulo Coelho 4:52


RAUL ROCK SEIXAS - 1977

       Raul Rock Seixas é o sexto álbum solo do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas e último lançado pela gravadora Philips Records (atual Universal Music) em 1977.

     Este álbum mantém a mesma fórmula do álbum Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, lançado quatro anos antes, contendo interpretações de grandes sucessos do rock, com músicas de Chuck Berry, Paul Anka, Gene Vincent, Elvis Presley, Eddie Cochran e Little Richard. No final do álbum, Raul fez um inusitado medley de Asa Branca com Blue Moon of Kentucky.

          Jay Vaquer realizou todo o trabalho de produção e gravação do disco, mas uma pequena turnê para tocar na Bahia, cheia de incidentes, fez com que ele não voltasse ao Rio a tempo de mixar o disco. Com isso, várias inovações técnicas que o produtor tinha planejado não puderam ser executadas, já que o responsável pela mixagem não sabia de nenhuma delas e, de certo modo, mixou o disco "no escuro".  O álbum acabou, assim, sendo lançado enquanto Raul estava viajando e sem que ele pudesse participar da mixagem final do disco.

          FAIXAS:

Lado A 

01. "My Way", "Trouble" - Jerry Capehart/Jerry Leiber / Mike Stoller 4:43

02. "The Diary" - Howard Greenfield / Neil Sedaka 2:27

03. "My Baby Left Me", "Thirty Days", "Rip It Up" - Arthur Crudup/ Chuck Berry/ John Marascalco / Robert Blackwell 3:14

04. "All I Have to Do Is Dream", "Put Your Head on My Shoulder", "Dear Someone" - Boudleaux Bryant / Felice Bryant/ Paul Anka/ Cy Coben 4:53

05. "Do You Know what It Means to Miss New Orleans" - Eddie DeLange / Louis Alter 2:24

Lado B 

01. "Lucille", "Corrine Corrina" - Albert Collins / Richard Penniman

Bo Chatmon / J. Mayo Williams / Mitchell Parish  4:25

02. "Ready Teddy", "Hard Headed Woman", "Baby I Don't Care" - John Marascalco / Robert Blackwell / Claude Demetrius / Jerry Leiber / Mike Stoller 3:42

03. "Just Because" - Jay Vaquer / Raul Seixas 1:25

04. "Bye Bye Love", "Be-Bop-A-Lula", "Love Letters in the Sand", "Hello Mary Lou" - Boudleaux Bryant / Felice Bryant/ Gene Vincet / Bill "Sheriff Tex" Davis / Charles Kenny / J. Frederick Coots / Nick Kenny / Gene Pitney 6:29

05. "Blue Moon of Kentucky", "Asa Branca" - Bill Monroe / Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga 1:23


O DIA EM QUE A TERRA PAROU - 1977

      O Dia em que a Terra Parou é o sétimo álbum de estúdio da carreira solo do cantor e compositor brasileiro, Raul Seixas, tendo sido lançado pela gravadora Warner Music Brasil, em dezembro de 1977. As gravações ocorreram durante aquele ano, em três estúdios: o Level e o Haway, no Rio de Janeiro; e o Vice-versa, em São Paulo. Este álbum foi o primeiro a ser lançado após a mudança do cantor de gravadora. Também, foi o primeiro álbum inteiramente realizado com um único parceiro na composição das músicas, Cláudio Roberto, velho amigo do cantor. Ao mesmo tempo, representou uma mudança estética do cantor e de temática no disco, com Raul de cabelo curto e trajando terno e gravata enquanto canta letras que falam sobre uma busca e um desejo de emancipação pessoal.

      O álbum teve uma crítica fria da crítica especializada, com casos de revanchismo pela mudança de gravadora. O consenso crítico foi de que o disco representou uma simplificação - uma popularização - nas letras e nas mensagens, creditada à parceria com Cláudio Roberto. O álbum foi bem divulgado, com o lançamento de dois compactos que se tornariam sucessos - a canção título e "Maluco Beleza"; um videoclipe musical; uma turnê em teatros pelo país; e participações do cantor em programas de rádio e televisão. As vendagens não foram boas para o padrão esperado pela gravadora, apesar do disco ser, hoje, considerado um dos pontos altos da carreira de Raul.

          FAIXAS:

Lado A

01. "Tapanacara" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 3:08

02. "Maluco Beleza" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 3:25

03. "O Dia em que a Terra Parou" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 4:25

04. "No Fundo do Quintal da Escola" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 3:00

05. "Eu Quero Mesmo" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 2:38

Lado B 

01. "Sapato 36" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 3:20

02. "Você" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 3:11

03. "Sim" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 3:28

04. "Que Luz É Essa?" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 5:26

05. "De Cabeça-pra-Baixo" - Raul Seixas/ Cláudio Roberto 2:37


MATA VIRGEM - 1978

     Em 1978, ano do lançamento deste seu oitavo álbum de estúdio da carreira solo, pela gravadora Warner Music Brasil, Raul Seixas retirou-se numa fazenda na Bahia, visando curar-se de uma pancreatite que o consumo intenso de álcool lhe causara - condição que lhe acompanharia por muitos anos e eventualmente provocaria a sua morte. Lá, conheceu sua futura companheira, Tânia Menna, com quem compôs "Mata Virgem".

          Raul também retomou rapidamente a parceria com Paulo Coelho em algumas músicas como "Judas" e "As Profecias". Ambos tinham uma relação complicada e não se davam muito bem, tornando-se este o último álbum em que participaram juntos.

          O disco foge um pouco do rock and roll característico do cantor, contando com ritmos como baião, forró e música caipira. O álbum não foi bem sucedido na época, por causa da má divulgação e a crítica também não ajudou.

          FAIXAS:

Lado A 

01. "Judas" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:55

02. "As Profecias" - Raul Seixas / Paulo Coelho 3:53

03. "Tá na Hora" - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:09

04. "Planos de Papel" - Raul Seixas 2:15

Lado B

01. "Negócio É" - Cláudio Roberto / Eduardo Brasil 2:55

02. "Mata Virgem" - Raul Seixas / Tânia Menna Barreto 2:24

03. "Pagando Brabo" - Raul Seixas / Tânia Menna Barreto 2:28

04. "Magia de Amor" - Raul Seixas / Paulo Coelho 1:30

05. "Todo Mundo Explica" - Raul Seixas  2:17


POR QUEM OS SINOS DOBRAM - 1979

     Por Quem os Sinos Dobram, cujo título foi inspirado no filme homônimo baseado em livro de Ernest Hemingway, traz alguns clássicos da obra de Raul Seixas, como "O Segredo do Universo", e a faixa-título, "Por Quem os Sinos Dobram". É o seu nono álbum de estúdio da carreira solo. Raul assina todas as músicas com um novo parceiro, o argentino Oscar Rasmussen.

        O álbum foi composto numa época conturbada da vida do cantor, depois do fim de seu segundo casamento, e após um episódio que lhe rendeu aparições nas páginas policiais, depois que um homem foi encontrado assassinado em seu apartamento. Este álbum, assim como o anterior, não fez muito sucesso na época. Por conta disso, Raul Seixas deixa a gravadora WEA e parte para a Discos CBS.

          FAIXAS:

Lado A 

01. "Ide a Mim Dada" - Raul Seixas / Oscar Rasmussem 3:20

02. "Diamante de Mendigo" - Raul Seixas / Oscar Rasmussem 3:27

03. "A Ilha da Fantasia" - Raul Seixas / Oscar Rasmussem 2:23

04. "Na Rodoviária" - Raul Seixas / Oscar Rasmussem 3:09

Lado B 

01. "Por Quem os Sinos Dobram" - Raul Seixas / Oscar Rasmussem 3:45

02. "O Segredo do Universo" - Raul Seixas / Oscar Rasmussem 3:15

03. "Dá-lhe que Dá" - Raul Seixas / Oscar Rasmussem 2:08

04. "Movido a Álcool" - Raul Seixas / Oscar Rasmussen / Tânia Menna Barreto 2:24

05. "Réquiem para uma Flor" - Raul Seixas / Oscar Rasmussem 2:13


ABRE-TE SÉSAMO! - 1980

     É o décimo álbum de estúdio do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, com gravações realizadas em 1980 nos Estúdios CBS, no Rio de Janeiro, e lançado pela gravadora Discos CBS em outubro de 1980.

          No início de 1980, após o lançamento de dois discos com baixas vendagens - Mata Virgem, de 1978, e Por Quem os Sinos Dobram, de 1979 - e até problemas com a polícia, Raul é dispensado da gravadora WEA. Sem contrato de gravação e tentando se recuperar dos problemas que dificultavam sua carreira - principalmente uma pancreatite crônica que o afligia há alguns anos em decorrência do abuso de álcool e outras drogas - o cantor procura seu antigo parceiro, Mauro Motta, dos tempos em que era o produtor musical conhecido como "Raulzito". Motta era diretor artístico da gravadora Discos CBS e, assim, Raul assina um contrato para a gravação de um disco.

          O disco fez sucesso na época, com as músicas "Aluga-se" e "Rock das 'Aranha'", e vendeu razoavelmente bem. Contudo, ambas as músicas foram censuradas. "Aluga-se" era uma forte crítica sobre a relação do governo brasileiro com outros países, principalmente os EUA. Já "Rock das 'Aranha'" foi censurada devido à sua letra sexualmente explícita. Raul chegou a declarar anos mais tarde que a canção é um plágio de "Killer Diller", do cantor Jimmy Breedlove. A música "Ângela" foi feita em homenagem à companheira de Raul, Kika Seixas. O disco também inclui uma música de seu pai, Raul Varella Seixas, "Minha Viola".

          FAIXAS:

Lado A 

01. "Abre-te Sésamo" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 2:33

02. "Aluga-se" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 2:38

03. "Anos 80" Raul Seixas / Dedé Caiano 2:49

04. "Angela" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 2:41

05. "Conversa pra Boi Dormir" - Raul Seixas 2:28

06. Minha Viola" - Raul Varella Seixas 2:57

Lado B 

01. "Rock das 'Aranha'" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 1:50

02. "O Conto do Sábio Chinês" - Raul Seixas 1:50

03. "Só pra Variar" - Raul Seixas / Cláudio Roberto / Kika Seixas  2:39

04. "Baby" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 3:05

05. "É Meu Pai" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 3:42

06. "À Beira do Pantanal" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 2:42


RAUL SEIXAS (CARIMBADOR MALUCO) - 1983

    Raul Seixas, também conhecido como Carimbador Maluco, foi o décimo primeiro álbum de estúdio solo do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, lançado em 26 de abril de 1983 pela gravadora Eldorado, com gravações realizadas em janeiro e fevereiro de 1983 no Estúdio Eldorado e distribuição pela EMI-Odeon. O disco representou a volta do cantor baiano - por uma pequena gravadora paulista - após ser dispensado pela Discos CBS em meados de 1981 e passar a ter dificuldades para manter a carreira musical.

          O álbum foi bem recebido pela crítica especializada e teve vendagem acima de 100 mil cópias no ano de seu lançamento, rendendo um disco de ouro ao artista. Possibilitou, também, uma ressurgência de curta duração para Raul e, no ano seguinte, um novo contrato com uma grande gravadora. O disco ficou conhecido, especialmente, pela música "Carimbador Maluco", abrindo um novo público infantil ao trabalho do músico baiano.

        O disco teve três canções inicialmente vetadas pela censura ("Quero Mais", "Babilina" e "Não Fosse o Cabral"), mas, após explicações, elas acabaram sendo liberadas. A divulgação acabou se beneficiando do lançamento do musical infantil da Globo que trazia "Carimbador Maluco" como uma das principais faixas e a participação de Raul cantando a música caracterizado como o personagem título. Em dezembro, Raul apresentou-se, inclusive, no especial de Natal da emissora, no estádio do Maracanã, em companhia da Turma do Balão Mágico.

          FAIXAS:

Lado A

01. "D.D.I. (Discagem Direta Interestelar)" - Raul Seixas / Kika Seixas 2:09

02. "Coisas do Coração" - Raul Seixas - Cláudio Roberto / Kika Seixas 3:02

03. "Coração Noturno" - Raul Seixas / Kika Seixas / Raul Varella Seixas 4:25

04. "Não Fosse o Cabral" - Little Richard / Edwin Bocage / Albert Collins / James Smith - Versão: Raul Seixas 1:50

05. "Quero Mais" - Raul Seixas / Cláudio Roberto / Kika Seixas 3:06

06. "Lua Cheia" - Raul Seixas  3:25

07. "Carimbador Maluco" - Raul Seixas 2:20

Lado B 

01. "Segredo da Luz" - Raul Seixas / Kika Seixas 3:34

02. "Aquela Coisa" - Raul Seixas / Cláudio Roberto / Kika Seixas 2:47

03. "Eu Sou Eu, Nicuri É o Diabo" - Raul Seixas  2:12

04. "Capim Guiné" - Raul Seixas / Wilson Aragão 3:24

05. "Babilina" - Mel Tillis / Webb Pierce - Versão: Raul Seixas 1:41

06. "So Glad You're Mine" - Arthur Crudup 4:50


METRÔ LINHA 743 - 1984

        Metrô Linha 743 foi o décimo segundo álbum de estúdio do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, lançado em julho de 1984 pela gravadora Som Livre, com gravações realizadas entre janeiro e abril de 1984 na Sigla, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e com distribuição pela RCA Victor. O disco representou a volta do cantor baiano a uma grande gravadora, após ter lançado Raul Seixas, no ano anterior, com grande sucesso de público e crítica, pelo pequeno selo paulista Gravadora Eldorado.

      O álbum foi bem recebido pela crítica especializada, mas as suas vendagens - por diversas razões - ficaram aquém das expectativas do artista e da gravadora, levando ao término do seu contrato. Com as dificuldades para agenciar shows que Raul passou a experimentar com o agravamento de sua doença e dos seus problemas com álcool e drogas - além da separação de sua mulher, Kika Seixas -, ele pararia completamente de fazer shows em dezembro de 1985, ficando em uma espécie de ostracismo.

          O álbum foi lançado em julho de 1984 pela Som Livre, mas, apesar da quantidade de dinheiro investida e da qualidade do trabalho, as vendas decepcionaram o cantor e a gravadora. O cantor atribuiu as dificuldades à falta de divulgação por parte da gravadora e ao lançamento concomitante de Ao Vivo - Único e Exclusivo por sua antiga gravadora, a Gravadora Eldorado. O artista alegava que a sua gravadora não lançou nenhum compacto para promover o disco e que não quis gravar um clipe musical, segundo as suas intenções. Também, responsabilizava a Eldorado por ter lançado um disco ao vivo no mesmo mês em que saiu o seu álbum de estúdio pela gravadora carioca. A canção "A Geração da Luz" fez parte da trilha sonora de Plunct, Plact, Zuuum... 2, sequência do musical de sucesso do ano anterior - que também contava com uma canção de Raul Seixas - sem, entretanto, repetir o sucesso.

          FAIXAS:

Lado A 

01. "Metrô Linha 743" - Raul Seixas 2:45

02. "Um Messias Indeciso" - Raul Seixas / Kika Seixas 4:54

03. "Meu Piano" - Raul Seixas / Kika Seixas / Cláudio Roberto 3:24

04. "Quero Ser o Homem que Sou (Dizendo a Verdade)" - Raul Seixas / Kika Seixas / Adilson Simeoni 4:38

05. "Canção do Vento" - Raul Seixas / Kika Seixas 2:48

Lado B 

01. "Mamãe Eu Não Queria" - Raul Seixas 4:11

02. "Mas I Love You (Pra Ser Feliz)" - Raul Seixas / Rick Ferreira 3:38

03. "Eu Sou Egoísta" - Raul Seixas /Marcelo Motta 3:03

04. "O Trem das Sete" - Raul Seixas 3:14

05. "A Geração da Luz" - Raul Seixas /Kika Seixas 2:55


AO VIVO, ÚNICO E EXCLUSIVO - 1984

        Ao Vivo, Único e Exclusivo foi o primeiro álbum ao vivo do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, lançado em julho de 1984 pela gravadora Eldorado e gravado a partir de um espetáculo: um show ao vivo, gravado em 26 de fevereiro de 1983, na quadra da Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo. O álbum acabou ficando conhecido como o único registro de uma apresentação do cantor baiano lançado enquanto ele ainda estava vivo.

          O disco foi praticamente ignorado pela crítica especializada, com notáveis exceções, e as cifras de vendas não parecem significativas, tendo em vista o álbum não ter recebido qualquer certificação. Entretanto, o disco foi alvo de constantes relançamentos por parte da pequena gravadora paulista. Lançado quando o cantor baiano já se encontrava em outra gravadora - a grande gravadora carioca Som Livre, do Grupo Globo - e, ainda, no mesmo mês que o seu então novo álbum de estúdio pela nova gravadora. Foi considerado então pelo artista como uma tentativa de atrapalhar as vendagens de Metrô Linha 743.

         Em 1993, a gravadora Eldorado resolveu lançar um disco ao vivo intitulado Raul Vivo, que era uma versão ampliada do disco original, contendo um misto do repertório dos dois shows que Raul apresentou em 1983. Para a capa e o encarte, foram utilizadas fotos de um show de Raul Seixas e Marcelo Nova no Olympia, em junho de 1989, que foi o primeiro show da última turnê de Raul Seixas, intitulada A Panela do Diabo. O lançamento foi feito em CD e LP, sendo que a versão em LP omitia algumas faixas, por questão de espaço.

          FAIXAS:

Lado A 

01. "My Baby Left Me" - Arthur Crudup 3:38

02. "Ain't She Sweet" - Milton Ager / Jack Yellen 3:29

03. "So Glad You're Mine" - Arthur Crudup 4:22

04. "New Orleans (Do You Know What Means to Miss)" - Eddie DeLange / Louis Alter 3:33

Lado B 

01. "Barefoot Ballad" - Dolores Fuller / Lee Morris 3:47

02. "Blue Moon of Kentucky", "Asa Branca" - Bill Monroe / Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira 1:50

03. "Roll Over Beethoven" - Chuck Berry 3:30

04. "Blue Suede Shoes" - Carl Perkins 2:27

05. "Be-Bop-A-Lula" - Gene Vincent / Donald Graves / Bill "Sheriff Tex" Davis   3:26


LET ME SING MY ROCK N ROLL - 1985

  O LP "Let Me Sing My Rock'n'Roll" é uma coletânea de faixas raras de Raul Seixas, lançada de forma independente em 1985 por mil cópias numeradas pelo fã-clube Raul Rock Club, idealizada por Sylvio Passos, e mais tarde reeditada pela PolyGram como "Caroço de Manga". O disco, essencial para colecionadores, reúne músicas menos conhecidas que não estavam nos discos de carreira de Raul, marcando um lançamento pioneiro de um fã-clube no Brasil. Foi, portanto, o primeiro LP de um artista brasileiro a ser organizado e lançado por um fã-clube, o que lhe conferiu grande visibilidade na mídia, onde apenas mil cópias foram produzidas, todas numeradas, tornando o disco uma valiosa peça de colecionador.

          O álbum resgata faixas essenciais para entender a genialidade de Raul, incluindo clássicos como "Canto para minha morte" (inserida no disco a pedido do próprio Raul Seixas) e "Caroço de Manga", além de faixas mais obscuras. Esse disco foi idealizado para apresentar um repertório que não fazia parte dos grandes sucessos comerciais de Raul, focando em músicas mais profundas e menos óbvias. Ele simboliza a força da base de fãs de Raul Seixas e seu desejo de manter viva a obra completa do artista.

        Após a rejeição inicial da gravadora PolyGram, a mesma empresa relançou o disco em 1987 com um novo título e capa, reconhecendo seu valor.

          FAIXAS:

Lado A

01. “Abertura - 1979 - Let Me Sing, Let Me Sing” - Raul Seixas 3:11

02. “Teddy Boy, Rock e Brilhantina” - Raul Seixas 2:35

03. “Pot-pourri - Rua Augusta, O Bom” - Hervé Cordovil / Carlos Imperial 3:27

04. “Caroço de Manga” - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:38

05. “Loteria da Babilônia” - Raul Seixas / Paulo Coelho 2:30

06. “Não Pare na Pista” - Raul Seixas 2:50

Lado B

01. “Como Vovó Já Dizia” - Raul Seixas / Paulo Coelho 3:24

02. “Um Som Para Laio”- Raul Seixas 3:41

03. “Eterno Carnaval” - Raul Seixas 2:33

04. “Canto Para Minha Morte” - Raul Seixas / Paulo Coelho 3:52

05. “Love Is Magick” - Raul Seixas/ Spacey Glow 1:52

06. “Pot-pourri - Blue Moon of Kentucky, Asa Branca - Bill Monroe / Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira 1:23

Encerramento da abertura.”


UAH-BAP-LU-BAP-LAH-BÉIN-BUM! - 1987

    Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! é o décimo terceiro álbum de estúdio solo do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, lançado em março de 1987 pela gravadora Copacabana e gravado entre 24 de fevereiro e 29 de dezembro de 1986 no estúdio independente São Paulo, em São Paulo, e nos estúdios da gravadora Copacabana, em São Bernardo do Campo. Este disco significou a volta ao mercado fonográfico do cantor baiano após quase 3 anos do lançamento de Metrô Linha 743, pela Som Livre.

          O álbum foi bem recebido pela crítica especializada e teve vendagens muito boas, rendendo o terceiro disco de ouro do cantor e tornando-se o terceiro disco mais vendido de sua carreira. Entretanto, Raul não voltaria aos palcos - dos quais estava afastado desde dezembro de 1985 - e continuariam seus problemas com drogas e com a pancreatite crônica que levaria, eventualmente, à sua morte dois anos mais tarde. O álbum é, hoje, considerado um dos últimos lampejos da carreira de Raul Seixas, trazendo o seu último grande sucesso solo, "Cowboy Fora da Lei".

          Raul entrou em estúdio em 24 de fevereiro de 1986 para gravar uma fita e apresentar às gravadoras para conseguir um contrato e acabou fechando com a pequena gravadora Copacabana. A gravação transcorreu-se de forma demorada devido aos problemas de saúde do cantor, que passou boa parte do ano internado na Clínica Tobias, em São Paulo. Assim, os trabalhos encerraram-se apenas no dia 29 de dezembro e a mixagem deu-se em 05 e 06 de janeiro de 1987. O disco foi gravado praticamente ao vivo em estúdio, com apenas a voz sendo adicionada posteriormente. Raul teve a presença de seu guitarrista Rick Ferreira na produção - já que as gravações das bases transcorriam enquanto o cantor estava internado - e de apenas Rick e o engenheiro de som na mixagem, com quase nenhuma interferência da gravadora. Sua quinta e última mulher, Lena Coutinho, aparece em diversas parcerias, além de ter ficado responsável pela parte gráfica da capa.

          FAIXAS:

Lado A 

01. "Abertura - Quando Acabar o Maluco Sou Eu" - Raul Seixas / Lena Coutinho / Cláudio Roberto 3:45

02. "Cowboy Fora da Lei" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 3:38

03. "Paranóia II (Baby Baby Baby)" - Raul Seixas / Lena Coutinho / Cláudio Roberto 3:22

04. "I Am (Gita)" - Raul Seixas / Paulo Coelho / Versão: Raul Seixas 4:40

Lado B 

01. "Cambalache" - Enrique Santos Discépolo / Versão: Raul Seixas 2:38

02. "Loba" - Raul Seixas / Lena Coutinho / Cláudio Roberto 2:33

03. "Canceriano sem Lar (Clínica Tobias Blues)" - Raul Seixas 3:30

04. "Gente" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 3:45

05. "Cantar" - Raul Seixas / Cláudio Roberto 3:03


A PEDRA DO GÊNESIS - 1988

          A Pedra do Gênesis é o décimo quarto e último álbum de estúdio solo do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, lançado em 22 de agosto de 1988 pela gravadora Copacabana e gravado entre 24 de fevereiro e agosto de 1988 no estúdio independente São Paulo, em São Paulo, e nos estúdios da gravadora Copacabana, em São Bernardo do Campo. Este foi o último álbum solo do cantor e o último pela pequena gravadora paulista. Representou uma última tentativa de retornar ao personagem do místico e do profeta que marcaram a fase de maior sucesso de público e crítica de sua carreira.

          O álbum foi bem recebido pela crítica especializada, mas as vendagens foram decepcionantes. A principal razão foi a péssima divulgação do trabalho, fruto dos baixos investimentos da gravadora e do fato de Raul não ter saído em turnê para promover o disco, tendo em vista seus problemas de saúde (pancreatite crônica), com álcool e com drogas. Ao lançamento do álbum seguiu-se ainda a separação de sua quinta e última mulher, Lena Coutinho.

          O lançamento do disco foi acompanhado do lançamento de um compacto com a canção "Não Quero mais Andar na Contramão (No No Song)", que teve uma baixa execução nas rádios. O disco acabou sendo um fracasso comercial e, acompanhado do fim de seu quinto casamento, quase decretou o fim da carreira do cantor e compositor baiano. Seu afastamento dos palcos continuaria até o início da sua turnê de retorno aos palcos com o músico Marcelo Nova, em 18 de setembro de 1988, menos de 1 mês após o lançamento do disco.

          FAIXAS:

Lado A

01. "A Pedra do Gênesis" - Raul Seixas / Lena Coutinho / José Roberto Abrahão 2:48

02. "A Lei" - Raul Seixas 3:17

03. "Check-up" - Raul Seixas 2:21

04. "Fazendo o Que o Diabo Gosta"  - Raul Seixas / Lena Coutinho 2:23

05. "Cavalos Calados" - Raul Seixas 2:10

Lado B 

01. "Não Quero mais Andar na Contramão (No No Song)" - David P. Jackson / Hoyt Axton / Versão: Raul Seixas / Lena Coutinho 2:28

02. "I Don't Really Need You Anymore"  - Raul Seixas / Cláudio Roberto 3:04

03. "Lua Bonita" - Zé do Norte / Zé Martins 2:09

04. "Senhora Dona Persona (Pesadelo Mitológico nº 3)" - Raul Seixas / Lena Coutinho 2:39

05. "Areia da Ampulheta" - Raul Seixas  2:31


A PANELA DO DIABO - 1989

          A Panela do Diabo é o último álbum de estúdio do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, lançado em 19 de agosto de 1989 pela gravadora WEA (Raul morreria dois dias depois), com gravações realizadas em maio de 1989 no Estúdio Vice-Versa, em São Paulo, e distribuição pela BMG Ariola. O disco foi possível pela aproximação progressiva entre Raul e Marcelo Nova que começou a se intensificar a partir de 1984 e viria a culminar em duas turnês conjuntas (Anestesia, de novembro de 1988 até maio de 1989, e A Panela do Diabo, de 02 de junho até 13 de agosto de 1989) e este álbum.

          O disco foi muito bem recepcionado pela crítica especializada e teve vendagem de mais de 150 mil cópias no seu ano de lançamento, rendendo um disco de ouro aos artistas. Possibilitou, também, a aproximação de Raul com as novas gerações, apresentando o artista e preparando o terreno para a condição de "mito" que ele adquiriria nos anos seguintes à sua morte, com reedições de seus álbuns e o lançamento de diversas coletâneas. É conhecido pelas canções "Carpinteiro do Universo" e "Pastor João e a Igreja Invisível".

         As canções que viriam a fazer parte do disco começaram a ser compostas por Marcelo e Raul ainda durante a turnê Anestesia, já que, segundo Marcelo, inconscientemente, eles acreditavam que fariam um disco mais cedo ou mais tarde. Assim, quando o contrato de Raul com a Copacabana encerrou-se e veio o convite de Midani, eles puderam "trancar-se em casa" e produzir a maioria das músicas. Após o disco estar gravado, veio o lançamento do primeiro single - "Carpinteiro do Universo" - e o início da turnê de divulgação - com shows no Olympia, em São Paulo, entrevista no Jô Soares Onze e Meia, e apresentação no Domingão do Faustão -, tudo em junho de 1989. Durante esta turnê, antes de um show em Santa Bárbara d'Oeste, os músicos descobriram que um grupo de religiosos evangélicos distribuía panfletos associando os dois ao diabo: aquela foi a dica para a escolha do nome do disco. O álbum foi mixado no Estúdio nas Nuvens, de Liminha, no Rio de Janeiro. A turnê acabou no dia 13 de agosto com um último show em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson.

          FAIXAS:

Lado A

01. "Be-Bop-A-Lula" - Gene Vincent / Bill "Sheriff Tex" Davis 0:20

02. "Rock 'n' Roll" - Raul Seixas / Marcelo Nova 5:20

03. "Carpinteiro do Universo" - Raul Seixas / Marcelo Nova 4:34

04. "Quando Eu Morri" - Marcelo Nova 4:22

05. "Banquete de Lixo" - Raul Seixas / Marcelo Nova 5:55

Lado B 

01. "Pastor João e a Igreja Invisível" - Raul Seixas / Marcelo Nova 3:37

02. "Século XXI" - Raul Seixas / Marcelo Nova 4:05

03. "Nuit" - Raul Seixas / Kika Seixas 4:27

04. "Best Seller" - Raul Seixas / Marcelo Nova 3:48

05. "Você Roubou Meu Videocassete" - Raul Seixas / Marcelo Nova 2:45

06. "Cãibra no Pé" - Raul Seixas / Marcelo Nova 3:00


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