PAUTA SUGERIDA PARA A TV
PROPOSTA: VAMOS FAZER UM VT MOSTRANDO OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS MAIS IMINENTES DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS. / A IDEIA É INTEGRAR ALGUNS DESTES TESOUROS NATURAIS AO CENÁRIO TURÍSTICO PARAIBANO. / A RESERVA (AINDA NÃO OFICIAL) DE ITACOATIARA DOS MACACOS É UM BOM EXEMPLO DISTO, COM SUAS INSCRIÇÕES E DETALHES SULCADOS NA ROCHA. /QUEIMADAS É HOJE UMA CIDADE EM VIA DE DESENVOLVIMENTO, EMBORA NÃO SE DISPONHA DE NENHUMA FERRAMENTA PÚBLICA OU PRIVADA PARA EXPLORAR TODO O SEU POTENCIAL TURISTICO.
ENCAMINHAMENTO:
VAMOS VISITAR ALGUMAS LOCALIDADES RURAIS, COMO A COMUNIDADE DO SÍTIO MACACOS E A DO SÍTIO GURITIBA, ESTE ÚLTIMO, NA SAÍDA PARA CAMPINA GRANDE. / VAMOS PROCURAR SABER COM MORADORES DA REGIÃO E DE LOCAIS ADJACENTES TUDO QUE POSSA SE REFIRIR À PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DESTES PATRIMÔNIOS. / QUAL O GRAU DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DAS PESSOAS QUE VISITAM ESSES SANTUÁRIOS? O QUE TEM SIDO FEITO, DE FATO, PARA EVITAR A EXPLORAÇÃO E A DEPREDAÇÃO, NEM SEMPRE INCONSCIENTES, NESTES AMBIENTES? /
EM SEGUIDA, SUBIREMOS O LAJEDO DA PEDRA DO TOURO, NOS LIMITES DA ZONA URBANA, DE ONDE COLHEREMOS BELAS IMAGENS PARA ACRESCENTAR À MATÉRIA.
DEPOIS IREMOS PROCURAR A SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO, QUE FICA LOCALIZADA NA RUA JOÃO BARBOSA DA SILVA, S/N, E PROCURAR SABER DO SECRETÁRIO INTERINO, “ZÉ RATINHO”, SE EXISTE ALGUMA PROPOSTA VINDA DOS PODERES EXECUTIVO OU LEGISLATIVO PARA TRANSFORMAR ESTES LOCAIS EM VISITAÇÃO PÚBLICA. /
VAMOS FECHAR O VT COM IMAGENS DO CENTRO QUEIMADAS, A QUAL ESTARÁ COMPLETANDO 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NO PRÓXIMO DIA 14 DE DEZEMBRO. //
INFORMAÇÕES:
A SERRA DE BODOPITÁ, CONJUNTO DE SERRAS QUE CIRCUNDA O MUNICÍPIO QUEIMADENSE, MARGEANDO TODO SEU PERÍMETRO URBANO AO NORTE, FAZ PARTE DE UMA CADEIA MONTANHOSA COM MAIS DE 45 km DE EXTENSÃO. ESSA “CORDILHEIRA” NATURAL SE ALONGA DESDE A DIVISA DAS CIDADES DE ITATUBA E INGÁ, INDO ATÉ O RIACHO DE BODOCONGÓ, ENTRE QUEIMADAS E CATURITÉ. AO LONGO DE QUASE TODA ESSA ÁREA, PODE-SE ENCONTRAR VESTÍGIOS DE ANTIGAS CIVILIZAÇÕES, HERANÇAS CULTURAIS DE ÍNDIOS QUE HABITAVAM A REGIÃO MUITO ANTES DA CHEGADA DOS COLONIZADORES LOCAIS. NA SUA GRANDE MAIORIA, TRATA-SE DE INSCRIÇÕES RUPESTRES, FORMANDO ASSIM, DIVERSOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS.
EXISTEM HOJE, EM QUEIMADAS, MAIS DE 40 DESSES LOCAIS CATALOGADOS, TRABALHO ATUALMENTE DESENVOLVIDO POR PROFESSORES E ARQUEÓLOGOS DA UEPB, QUE FIZERAM (FAZEM) PARTE DE UM GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DENOMINADO PROCA.
NO ANO DE 1996, O PROCA ESTIMULOU A CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDO NESSA MESMA ÁREA EM QUEIMADAS, O QUAL SERIA FORMADO POR ESTUDANTES LOCAIS. E ASSIM FOI CRIADO O LAQ (LEVANTAMENTO ARQUEOLÓGICO DE QUEIMADAS), FORMADO INICIALMENTE POR ESTUDANTES DO COLÉGIO PROFESSOR JOSÉ MIRANDA, TENDO À FRENTE A PROFESSORA ZULEIDE FÉLIX. FOI EXATAMENTE ESSE GRUPO QUE DESCOBRIU A ITACOATIARA DOS MACACOS, CONJUNTO DE INSCRIÇÕES QUE, EM VEZ DE DESENHADAS OU PINTADAS, SÃO SULCADAS, TALHADAS NA ROCHA, O QUE AS TORNAM DIFERENTES DAS DEMAIS.
A RESERVA DE ITACOATIARA DOS MACACOS É UM ESPAÇO NATURAL RIQUÍSSIMO, ESTRATEGICAMENTE ESCONDIDO NA MATA, PORÉM AINDA POUCO CONHECIDO PELAS COMUNIDADES DA ÁREA AMBIENTAL. UM PRATO CHEIO PARA BIÓLOGOS E PESQUISADORES.
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO NA TELEVISÃO?
R: O texto televisivo deve ser coloquial, simples e de fácil entendimento. Uma linguagem acessível a todos os públicos, porém respeitando as regras e padrões gramaticais. Também deve manifestar prioridade, clareza, ritmo e concisão. A precisão das palavras, a coerência e a sua objetividade, acima de tudo, são qualidades fundamentais e imprescindíveis no texto redigido para a tv.
Paulo A. Vieira, JORNALISMO - 2009.2
Paulo A. Vieira, JORNALISMO - 2009.2
Boa ideia Paulo, principalmente pela iniciativa única de estar mostrando as riquezas arqueológicas do nosso município.
ResponderExcluir