sexta-feira, 24 de maio de 2013

ISTO É DINHEIRO - A REVISTA BRASILEIRA DE ECONOMIA

 Trabalho elaborado em setembro de 2012 como requisito de avaliação correspondente à II unidade da disciplina JORNALISMO ESPECIALIZADO, ministrada pela Professora Doutora, Ada Guedes, do meu curso de Comunicação Social.

ISTO É DINHEIRO –
UMA REVISTA BRASILEIRA SOBRE ECONOMIA 

A revista ISTO É DINHEIRO, disponível em plataformas impressa e web, tem uma circulação periódica semanal, com distribuição regular nas principais bancas do país. Com tiragem de aproximadamente 80.000 (oitenta mil) exemplares – impressos - ela consegue ser, ao mesmo tempo, uma revista em conformidade com o peso de suas análises econômicas, bem como com a publicação em si, a qual apresenta um formato agradável e acessível, o que se configura como seu grande diferencial.
      Com um público bem diversificado, o sucesso de sua linha editorial é indiscutível, contendo elementos facilitadores de compreensão que atingem todos os níveis sociais e culturais, agradando não somente a empresários e economistas, como também um grande número de estudantes, universitários, profissionais de todas as áreas e leitores diversos, interessados em matérias e reportagens do mundo corporativo e financeiro.
ISTO É DINHEIRO surgiu no mercado no final de 1997, como um suplemento da Revista ISTO É, uma leitura antes complementar e que acabou ganhando seu próprio espaço. A partir de então, não parou de revolucionar no jornalismo econômico, com uma vocação inovadora, crítica e contestadora de quem entende do assunto. Com o passar dos anos, aliou a seu conteúdo novas áreas de cobertura, aumentando significativamente a sua difusão no mundo dos negócios. Foi a primeira revista de economia e negócios a publicar uma editoria de Estilo especializada.
Hoje o Jornalismo econômico tem uma função bastante significativa; prestar serviços à população, de uma forma geral, discutindo e analisando assuntos inerentes à macro e à micro economia, do Brasil e do mundo. E a Revista ISTO É DINHEIRO, por sua vez, colabora nessa questão de maneira incisiva, trazendo à tona importantes matérias da atualidade e que envolvem toda área econômica. Sejam pequenos ou grandes negócios, da área privada ou pública, a Revista ISTO É DINHEIRO proporciona aos seus leitores um conhecimento aprofundado nas mais diversas áreas do comércio.
Em 15 anos de circulação, a Revista ISTO É DINHEIRO publica anualmente uma edição com o maior ranking empresarial do Brasil, com as 500 empresas de maior destaque no país, nos mais variados setores. O grupo que alcança a melhor pontuação em todos os campos analisados é contemplado com um prêmio de destaque: O prêmio Empresa do Ano. Esse ranking tem uma grande credibilidade no mercado brasileiro e chega a proporcionar uma visão mais ampliada para as empresas contempladas.
 A sua última edição de número 787, de 07/11/2012, traz uma matéria assinada por Cláudio Dantas Sequeira, Izabelle Torres e Josie Jerônimo, O PT REPAGINADO, onde é traçado um perfil do momento atual em que se encontra o Partido dos Trabalhadores – PT, em meio aos escândalos e tumultos que envolvem o caso do mensalão. Logo, conclui-se que essa matéria se identifica perfeitamente com o perfil da Revista, em vários aspectos, a começar pelo foco econômico perceptível em que se insere o tema abordado, num contexto político que acaba por atingir indeterminados públicos – alvo.

                                                                          Paulo A. Vieira

Um comentário:

  1. Paulo meu vereador(Infelizmente o queimadense não sabe votar), excelente matéria sobre a revista ISTO É,Se vosê me permite,vou mais além: Ela é tão eficiente no tema economia/finanças(minha área) que se você "expreme-la" sai até dinheiro! Ou melhor, com as informações contidas nas entrelinhas você pode realizar bons negócios! Abração

    ResponderExcluir