quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

PROPOSTA PARA IMPRESSÃO DE CORDÉIS - DO EDITAL DA LEI ALDIR BLANC

 Estado da Paraíba

 Prefeitura Municipal de Queimadas

Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULT)

 

 

 

                                PAULO SEIXAS

                 - JORNALISTA/POETA/OFICINEIRO - 

 


 

                             Folhetos de Cordel:

      Distinção entre Verso e Rima, Poema e Poesia

             A Importância da Leitura na Infância

 

 

 

                                            QUEIMADAS, PB

                                              Outubro – 2020

                              

                               PROPOSTA


                           PAULO ALBINO VIEIRA

 

                            

                                             Queimadas, 08 de outubro de 2020.

À

SECULT- Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Queimadas/PB

Ilma. Sra. Angélica Figueiredo de Souza

Secretária Municipal de Cultura

 

         Venho através desta, apresentar proposta de impressão e publicação de dois folhetos de cordel na cidade de Queimadas/PB, em CONTRAPARTIDA ao Prêmio Itacoatiara dos Macacos de Aquisição de Bens Culturais, Categoria A, instituído pela Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. A divulgação e apresentação desse material, com finalidade paradidática, serão definidas, posteriormente, pela Secretaria de Cultura de Queimadas, conforme critérios de programação e espaço.       

Com uma tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares cada cordel, serão impressos dois diferentes folhetos, sendo cada um deles composto por 16 páginas, no formato padrão, impresso com papel A4 e com capa em papel couche, colorida. Ao todo, serão 4.000 folhetos (quatro mil) que totalizarão o valor de R$ 2.500,00, incluindo aqui a impressão em gráfica, a digitação e diagramação desse material, e a confecção das capas. Mais R$ 500 pelas apresentações dos cordéis em sala de aula, em palestras ministradas por mim.  

Intitulados Distinção entre Verso e Rima, Poema e Poesia e A Importância da Leitura na Infância, tratam-se de materiais exclusivos, de minha própria autoria, e com definições bem detalhadas acerca do tema proposto, apresentando um conteúdo bastante esclarecedor e essencialmente necessário para desfazer dúvidas sobre o assunto.                                                                                                                                                                                                 São folhetos de cordel, sobretudo, com uma finalidade paradidática, e que ficarão à disposição de professores, em especial, de Literatura ou Língua Portuguesa que desejarem trabalhar poesia e estrutura de versos com seus alunos. Uma contribuição a mais no sentido de trazer o interesse pela leitura.

 

Atenciosamente,

          

 

              ______________________________

 Paulo Albino Vieira - Paulo Seixas

 

  

RG: 1.662.371 SSP/PB

CPF: 007.952.184-35

Tel: (83) 9 9184-8334

e-mail: pauloseixas2012@gmail.com

 

 

 JUSTIFICATIVA

A poesia de cordel tem uma função paradidática importantíssima, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem desde décadas passadas, especialmente em escolas da zona rural. Representa, portanto, um considerável reforço para algumas disciplinas letivas, além de ser um poderoso instrumento transformador de mentalidades. Por excelência, é uma maneira distinta de levar o conhecimento através da leitura individual ou em grupos.

Diante da realidade em que vivemos, fica evidente a necessidade de se trazer para os jovens, em especial, alunos da rede pública, qualquer forma de conhecimento, valores morais e comportamentais do estudante e da sociedade atual, da qual ele é partícipe. Isso acaba por despertar uma relação recíproca de influencias entre os alunos, envolvendo uma variedade de conceitos e visões de mundo

 

OBJETIVO GERAL

 

        O intuito de escrever e publicar os folhetos Distinção entre Verso e Rima, Poema e Poesia & A Importância da Leitura na Infância é justamente de levar a poesia de cordel às escolas de ensino fundamental do município de Queimadas. Mais precisamente, as escolas Francisco Vital do Rêgo (Vitalzão), escola Judith Barbosa de Paula Rêgo (escola nova modelo), ambas no centro da cidade, além da escola Tertuliano Maciel, na comunidade do Ligeiro. Trazendo, portanto, uma proposta diferente de educação, desenvolvendo nos estudantes capacidades até então despercebidas, bem como transmitir determinados conhecimentos de maneira criativa e inovadora. Criando, assim, uma maior interação entre os alunos através de ações pedagógicas, lúdicas e culturais.

Sendo assim, discutir juntamente com professores, em especial, de Língua Portuguesa do 8° e 9° ano do ensino fundamental, um cronograma de atividades que inclua a leitura e o estudo da poesia de cordel (em horários específicos e a serem definidos), no qual se possa analisar e até mesmo “reciclar” o conhecimento geral dos alunos sobre cordel. Tudo isso, necessariamente, após passar esse período de pandemia do Coronavírus. Uma proposta que pode ser vista como um significante reforço na grade escolar, propondo, nomeadamente, mudanças de atitude no aprendizado desses estudantes (porém, sem interferir no andamento das aulas padrão).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·             Levar os dois folhetos para a sala de aula, construindo um planejamento prévio que leve em consideração as necessidades e deficiências educacionais dos alunos. Para cada escola, uma apresentação e, talvez, uma exposição diferente desse material, deixando o conteúdo acessível, à altura e compreensão de todos.


·      Dinamizar aulas durante a apresentação desses folhetos, substituindo a aula tradicional por uma palestra, onde dividirei a minha fala em três partes: primeiro, falando um pouco sobre a História Secular da Poesia de Cordel e, em seguida, sobre a Estrutura Física de um folheto. E, por fim, sobre a Temática Abordada nos dois folhetos em questão.


METODOLOGIA ESPECÍFICA

        Entre as apresentações propostas em sala de aula, onde irei falar sobre a história secular da poesia de cordel, sobre a estrutura física de um folheto e ainda, basicamente, sobre como produzir literatura de cordel, além do conteúdo dos meus folhetos, poderei me utilizar também de outras fontes.

     Através dos ensinamentos e dicas do poeta cordelista, Manoel Monteiro, encontrados em um folheto de sua autoria, Quer escrever um cordel? Aprenda a fazer fazendo, poderei explicar melhor no tocante aos diferentes tipos de estrofes, temas e rimas.

     Um dos meus últimos folhetos, publicado e divulgado em impresso, fala necessariamente sobre a importância da leitura na infância, e é fruto das minhas experiências vividas em sala de aula através de um projeto que desenvolvi, “Oficinas Educativas em escolas de ensino fundamental, Queimadas/PB”

 

CRONOGRAMA

 

PERÍODO

ATIVIDADE

 

 

 

OUT

NOV

DEZ

Ajustes finais dos folhetos, revisão do material e correção.

 

 

 

Impressão e publicação dos folhetos

 

 

 

Distribuição e apresentação dos folhetos

 

 

 


Um comentário: