Estado da Paraíba
Prefeitura Municipal de Queimadas
Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULT)
PAULO
SEIXAS
- JORNALISTA/POETA/OFICINEIRO -
Folhetos de
Cordel:
Distinção
entre Verso e Rima, Poema e Poesia
A Importância da Leitura na Infância
QUEIMADAS, PB
Outubro – 2020
PROPOSTA
PAULO ALBINO VIEIRA
Queimadas, 08 de outubro de 2020.
À
SECULT- Secretaria de
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Queimadas/PB
Ilma.
Sra. Angélica Figueiredo de Souza
Secretária
Municipal de Cultura
Venho através desta, apresentar proposta de impressão e publicação de dois folhetos de cordel na cidade de Queimadas/PB, em CONTRAPARTIDA ao Prêmio Itacoatiara dos Macacos de Aquisição de Bens Culturais, Categoria A, instituído pela Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. A divulgação e apresentação desse material, com finalidade paradidática, serão definidas, posteriormente, pela Secretaria de Cultura de Queimadas, conforme critérios de programação e espaço.
Com uma tiragem de 2.000 (dois
mil) exemplares cada cordel, serão impressos dois diferentes folhetos, sendo
cada um deles composto por 16 páginas, no formato padrão, impresso com papel A4
e com capa em papel couche, colorida. Ao todo, serão 4.000 folhetos (quatro
mil) que totalizarão o valor de R$ 2.500,00, incluindo aqui a impressão em
gráfica, a digitação e diagramação desse material, e a confecção das capas.
Mais R$ 500 pelas apresentações dos cordéis em sala de aula, em palestras
ministradas por mim.
Intitulados Distinção entre Verso e
Rima, Poema e Poesia e A Importância da Leitura na Infância, tratam-se de materiais exclusivos, de minha
própria autoria, e com definições bem detalhadas acerca do tema proposto,
apresentando um conteúdo bastante esclarecedor e essencialmente necessário para
desfazer dúvidas sobre o assunto. São
folhetos de cordel, sobretudo, com uma finalidade paradidática, e que ficarão à
disposição de professores, em especial, de Literatura ou Língua Portuguesa que
desejarem trabalhar poesia e estrutura de versos com seus alunos. Uma
contribuição a mais no sentido de trazer o interesse pela leitura.
Atenciosamente,
______________________________
Paulo Albino Vieira - Paulo Seixas
RG: 1.662.371
SSP/PB
CPF:
007.952.184-35
Tel: (83) 9
9184-8334
e-mail: pauloseixas2012@gmail.com
A poesia de cordel tem uma
função paradidática importantíssima, auxiliando no processo de ensino e
aprendizagem desde décadas passadas, especialmente em escolas da zona rural. Representa, portanto, um considerável reforço para algumas
disciplinas letivas, além de ser um poderoso instrumento transformador de
mentalidades. Por excelência, é uma maneira distinta de levar o conhecimento
através da leitura individual ou em grupos.
Diante da realidade em que vivemos, fica evidente a necessidade de se trazer para os jovens, em especial, alunos da rede pública, qualquer forma de conhecimento, valores morais e comportamentais do estudante e da sociedade atual, da qual ele é partícipe. Isso acaba por despertar uma relação recíproca de influencias entre os alunos, envolvendo uma variedade de conceitos e visões de mundo
OBJETIVO
GERAL
O intuito de escrever e publicar os folhetos Distinção entre Verso e Rima, Poema e Poesia & A Importância da Leitura na Infância é justamente de levar a poesia de cordel às escolas de ensino fundamental do município de Queimadas. Mais precisamente, as escolas Francisco Vital do Rêgo (Vitalzão), escola Judith Barbosa de Paula Rêgo (escola nova modelo), ambas no centro da cidade, além da escola Tertuliano Maciel, na comunidade do Ligeiro. Trazendo, portanto, uma proposta diferente de educação, desenvolvendo nos estudantes capacidades até então despercebidas, bem como transmitir determinados conhecimentos de maneira criativa e inovadora. Criando, assim, uma maior interação entre os alunos através de ações pedagógicas, lúdicas e culturais.
Sendo assim, discutir
juntamente com professores, em especial, de Língua Portuguesa do 8° e 9° ano do
ensino fundamental, um cronograma de atividades que inclua a leitura e o estudo
da poesia de cordel (em horários específicos e a serem definidos), no qual se
possa analisar e até mesmo “reciclar” o conhecimento geral dos alunos sobre
cordel. Tudo isso, necessariamente, após passar esse período de pandemia do
Coronavírus. Uma proposta que pode ser vista como um significante reforço na
grade escolar, propondo, nomeadamente, mudanças de atitude no aprendizado desses
estudantes (porém, sem interferir no andamento das aulas padrão).
OBJETIVOS
· Levar os dois folhetos para
a sala de aula, construindo um planejamento prévio que leve em consideração as
necessidades e deficiências educacionais dos alunos. Para cada escola, uma
apresentação e, talvez, uma exposição diferente desse material, deixando o
conteúdo acessível, à altura e compreensão de todos.
· Dinamizar aulas durante a apresentação desses folhetos, substituindo a aula tradicional por uma palestra, onde dividirei a minha fala em três partes: primeiro, falando um pouco sobre a História Secular da Poesia de Cordel e, em seguida, sobre a Estrutura Física de um folheto. E, por fim, sobre a Temática Abordada nos dois folhetos em questão.
METODOLOGIA ESPECÍFICA
Entre as apresentações propostas em sala de aula, onde irei falar sobre a história secular da poesia de cordel, sobre a estrutura física de um folheto e ainda, basicamente, sobre como produzir literatura de cordel, além do conteúdo dos meus folhetos, poderei me utilizar também de outras fontes.
Através dos ensinamentos e dicas do poeta cordelista, Manoel Monteiro, encontrados em um folheto de sua autoria, Quer escrever um cordel? Aprenda a fazer fazendo, poderei explicar melhor no tocante aos diferentes tipos de estrofes, temas e rimas.
Um dos meus últimos folhetos, publicado
e divulgado em impresso, fala necessariamente sobre a importância da leitura na
infância, e é fruto das minhas experiências vividas em sala de aula através de
um projeto que desenvolvi, “Oficinas Educativas
em escolas de ensino fundamental, Queimadas/PB”
CRONOGRAMA
PERÍODO ATIVIDADE |
|
|
|
OUT |
NOV |
DEZ |
|
Ajustes finais dos
folhetos, revisão do material e correção. |
|
|
|
Impressão
e publicação dos folhetos |
|
|
|
Distribuição e apresentação dos folhetos |
|
|
|
Excelente projeto, parabéns!!
ResponderExcluir