segunda-feira, 18 de outubro de 2021

SOBRE CRIATIVIDADE: A História das caixas vazias


 


     Havia uma empresa nos EUA que produzia e embalava parafusos. Nessa metalúrgica, várias pessoas trabalhavam manipulando as peças, que caíam em uma esteira e logo em seguida, passavam para um contador automático, o qual jogava 20 parafusos em cada caixa.

   Porém, havia um problema: a cada 100 caixas com parafusos, quase sempre uma ficava vazia, um problema que já se arrastava por anos. Como resolvê-lo?

     Contratar um funcionário só para retirar a caixa vazia ficaria caro e ele até dormiria no serviço.

       Resolveram, então, contratar uma empresa japonesa para desenvolver um sistema infravermelho, para que detectasse a caixa vazia. Assim, acionaria um braço mecânico que correria no lado da esteira e em fração de segundos, retirava a caixa, eliminando o problema.

    Investiram milhões nesta solução, a qual, a princípio, resolveu o problema. Mas um dia a tal da “engenhoca” quebrou. E o problema voltou.

    Ao entrarem na empresa, desesperados, os diretores ficaram no final da esteira esperando as caixas vazias aparecerem para serem retiradas manualmente.

    No entanto, as caixas foram passando uma a uma e as vazias não apareciam. Todos ficaram intrigados e foram logo verificar, no mesmo instante em que tiveram uma grande surpresa.

   Um humilde operário da seção ao lado colocara um ventilador potente voltado para a esteira, o qual, inesperadamente, soprava derrubando as caixas vazias, identificando-as em meio às caixas cheias.

    Quando interrogado sobre o porquê de não haver falado antes dessa ideia, ele respondeu:

    - Eu bem que tentei, mas me faltou coragem!

     Resumindo: faltou dar-lhe a oportunidade e motivação. E por esse erro a empresa pagou caro... muito caro.

 

                                                                  Conteúdo da Internet


Um comentário:

  1. Já vi essa história contada de outra maneira. Muito bom.

    ResponderExcluir