terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TRABALHO ACADÊMICO - MATÉRIA JORNALÍSTICA

IMPASSE NA AQUISIÇÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO INFANTIL PARA CAMPINA

Campina Grande há muito não dispõe de um hospital público infantil, uma locação estruturalmente planejada para suprir a grande demanda de pacientes que procura por atendimento diariamente. A cidade hoje se configura como um pólo regional de saúde e atende mais de 180 municípios paraibanos. Entretanto, se vale apenas de hospitais infantis privados, a exemplos da FAP (Fundação assistencial da Paraíba), HU (Hospital universitário Alcides Carneiro) e CLIPSI (Clínica de psicologia – Clínicas e diagnósticos), para o acolhimento de crianças desde o pré-natal até a meia idade, que é de 15 anos.
Em agosto deste ano, foi criado um projeto de lei na prefeitura em parceria com a secretaria de saúde do município, visando pôr em funcionamento uma unidade de saúde que venha amenizar o fluxo de atendimentos. No entanto, as discussões sobre o projeto na câmara dos vereadores não obtiveram acordo, e a votação ficou impedida judicialmente. As bancadas de situação e oposição não chegaram a um consenso, fazendo com que o projeto perdesse o seu caráter de urgência.
O prefeito Veneziano Vital do Rêgo, por sua vez, propôs à câmara o leilão do DTO (departamento de transporte e oficinas), que fica nas proximidades do açude velho, e ainda a desapropriação do prédio onde funcionou a antiga clínica e maternidade MATER DEI, localizada à Avenida Floriano Peixoto, 1200, no bairro da Prata. Fechado há 39 anos, espera-se que este venha ser reformado e transformado em uma nova unidade de pediatria hospitalar. Sob alegação de o projeto ter sido vetado pela lei orgânica do município, desde então nada foi realizado nesse sentido.
Tendo em vista que o hospital MATER DEI priorizava o atendimento público infantil, sendo uma referência no passado, descarta-se a necessidade de se construir um novo prédio em outro lugar. Segundo a secretária adjunta de saúde do município, Drª Marisa Agra, o prédio da MATER DEI tem suas instalações propícias ao funcionamento imediato de uma nova unidade infantil, uma vez que Campina Grande têm urgência na aquisição de um hospital público infantil com esse perfil. De acordo com Drª Marisa, o impasse é de ordem política, cabendo à prefeitura agora mais empenho e respeito para com seus contribuintes. Segundo ela, a prefeitura dispõe de todos os recursos para a implantação deste projeto. O que falta, porém, é vontade política para solucionar os problemas mais urgentes do município.
A dona de casa Ivonete de Azevedo Ferreira, 45 anos, casada, residente à rua Sergipe, no bairro da Liberdade, conhece bem a Via crúcis de procurar por atendimento em hospitais  da cidade. Mãe de F. H. , 12 anos, que esteve doente com suspeita de pneumonia há um mês, Dona Ivonete passou pela maioria dos hospitais públicos da cidade, vindo somente encontrar atendimento na CLIPSI. Com a implantação de uma nova unidade hospitalar, centenas de pessoas seriam de imediato atendidas.
No CENSO 2010 foram registrados, apenas neste ano, 7.705 nascidos vivos em campina Grande, o que mostra a alta taxa de natalidade no município e, consequentemente, a necessidade de se criar hospitais infantis na cidade. Em 2009 Campina tinha 231 estabelecimentos de saúde dos quais apenas 77 eram públicos. De acordo com os dados do CENSO, de 2005 a 2009 a quantidade de hospitais particulares cresceu 50 % a mais que os hospitais públicos na cidade. O CENSO 2010 mostrou ainda que a população residente em campina Grande que vive com um rendimento mensal de ¼ de salário mínimo é de quase 13.000 residências, o que mostra que o número de pessoas que não podem pagar um hospital particular é muito grande.


        Trabalho elaborado em novembro de 2011 como requisito de avaliação correspondente à II unidade da disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, ministrada pelo professor mestre Luís Adriano, do meu curso de Comunicação Social.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
                                                                       

Um comentário: