quinta-feira, 14 de março de 2013

A MÚSICA E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO


          INFLUÊNCIA MUSICAL, POSITIVA E NEGATIVA

       Meu sobrinho Raul tem apenas cinco aninhos e já lê quase perfeitamente, sem soletrar. A sua escrita é que ainda está no início, mas bastante promissora. Também consegue contar até cinquenta... EM INGLÊS! Inclusive, ele domina o conhecimento de várias palavrinhas em inglês, como cores, bichos e muito mais.
          Qual o segredo? Influências (positivas) do Rock’ and roll, meus amigos! (Independentemente do fato dele estudar numa escolinha particular, já que a sua base de ensino vem sendo toda construída em casa, com o acompanhamento dos pais)  Raul adora ouvir, imaginem, Iron Maiden, e até pronuncia o nome de alguns dos integrantes da banda. Aliás, desde muito pequeno, o guri já se amarrava nos solos de uma guitarra, pulando em cima da cama e acompanhando o ritmo.
    Por outro lado, as crianças da minha vizinhança, acostumadas desde cedo a ouvirem o "lixo musical" do momento (Forró de plástico, Funk, Axé...), já não têm o mesmo desenvolvimento no aprendizado, e crescem sem render muita coisa na escola. Vejo meninos e meninas por aqui, entre sete e dez anos de idade, que mal sabem ler ou escrever o próprio nome, consequência em parte da própria rotina de vida negativa cultivada em seus lares. E uma vez que eles não conseguem absorver muita coisa no ensino escolar, não progredindo no ritmo normal, os pais arranjam logo um culpado para o problema.
        Pôr a culpa nas instituições de ensino e também nos professores é algo no mínimo, mesquinho da parte de um pai, salvo algumas poucas exceções. Até porque sabemos que o papel de um professor em sala de aula é bem limitado, tendo que integrar a Educação proposta na escola com a Educação da base familiar. Por essa razão, acredito que pais de família que ouvem Dj Marcílio e Mc Catra, são exemplos nocivos para a educação de qualquer criança.     
        Portanto, gostaria de deixar aqui para vocês um breve questionamento, embora pareça algo preconceituoso. Afinal, ATÉ QUE PONTO A MÚSICA RUIM DE CADA DIA INFLUENCIA NA VIDA CULTURAL COMO TAMBÉM INTELECTUAL DE UM INDIVÍDUO?