terça-feira, 2 de junho de 2015

JOGO DOS PROVÉRBIOS E DITADOS POPULARES - TUTORIAL

   TUTORIAL - DINÂMICA SOBRE DITADOS POPULARES

         Somente historicizando um pouco, provérbios ou ditados populares são frases e expressões que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Falam sobre diversos assuntos e por isso mesmo, sempre fizeram e continuarão fazendo parte da cultura popular da humanidade.  
      Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “A pressa é inimiga da perfeição”, ou, quando tentamos realizar uma grande tarefa sozinhos, que "Andorinha só não faz verão"? Os provérbios sempre fizeram sucesso ao longo dos tempos, pois possuem um sentido lógico. Muitos deles foram criados na antiguidade e a maioria é de criação anônima. 
        Partindo dessa premissa e sabendo da importância dos ditados em nossa vida cotidiana, desenvolvi o JOGO DOS PROVÉRBIOS E DITADOS POPULARES, uma dinâmica que será explicada passo a passo logo abaixo. 
     
                            REGRAS E INDICAÇÕES:     

1 – De início, forma-se um círculo de cadeiras, as quais serão ocupadas por um grupo razoável de pessoas, entre dez e vinte participantes. De preferência, acima de 15 anos de idade.         
2 – Em sentido horário e por ordem de vez, seguir-se-á uma sequência de 100 frases (incompletas) onde EU, como mediador, irei questionar cada participante sobre um dito popular, o qual deverá ser finalizado de acordo onde foi interrompido.

3 – Pela regra, um ditado por participante, seguindo até o final a sequência por mim descrita (Debates poderão surgir pra explicar a origem do ditado ou solucionar qualquer dúvida).
4 – Com limite de tempo para responder, a vez será garantida pelo silêncio dos demais. Entretanto, não sabendo concluir a frase, o participante passará a vez.        
5 – O jogo terá continuidade sempre após aquele que completar o ditado. No entanto, não havendo acertador em uma rodada, inicia-se outra a partir do primeiro que fora questionado.
–  Essa é uma brincadeira essencialmente oral, não necessitando de caneta e papel para a sua aplicação.
7 – Será advertido aquele que responder fora da vez ou dar duas respostas consecutivas. Em caso de insistência, resultará na perda de um ponto.        
8 – Necessariamente, para um melhor rendimento no jogo, deve-se contar para tanto com o conhecimento do ditado, ou, talvez, para o surgimento de frases relativamente mais fáceis, mais conhecidas.           
9 – Por fim, vence aquele que obtiver o maior número de acertos, levando o brinde de primeiro lugar.


    Alguns ditados aqui a exemplo de como são trabalhados:  

1. A cavalo dado não se olham... 
2. A curiosidade matou...  
3. A esperança é a última...           
4. A galinha do vizinho é sempre a mais...        
5. Água mole em pedra dura...     
6. Ajoelhou tem...   
7. A mentira tem...  
8. Amigos, amigos, negócios...     
9. Andorinha só não faz... 
10. A ocasião é quem faz...

                                                                    
                                                              Paulo Seixas, maio/2015 


Um comentário: