segunda-feira, 17 de abril de 2017

TUTORIAL - PROVA MUSICAL NO PEN DRIVE - Uma Dinâmica Musical/Cultural

Chamada para uma dessas dinâmicas, atividades que eu promovia em Queimadas/PB

Esta é mais uma dinâmica de cunho cultural que desenvolvi, a PROVA MUSICAL NO PEN DRIVE. Procurarei explicá-la melhor, passo a passo.

REGRAS E INDICAÇÕES:

1 – Forma-se um grupo de dez a vinte participantes, sem uma faixa etária definida. De preferência, pessoas que tenham um conhecimento razoável acerca de música.

2 – Previamente serão selecionadas 100 músicas num pen drive, onde ficará a critério do organizador jogar somente com músicas nacionais, internacionais ou de forma mista.

3 – Em sentido horário e por ordem de vez, cada participante será questionado sobre uma música iniciada. Para tanto, seguir-se-á a sequência de músicas escolhidas para a dinâmica e onde alguém, como mediador, fará uso de um pequeno aparelho de som.

4 – Será introduzida uma faixa musical, a qual será tocada por apernas alguns segundos. O participante deverá reconhecer e responder, inicialmente, quem é o cantor ou/banda, garantindo um ponto com o acerto. Poderá ainda prosseguir no jogo, dizendo também o nome da música e garantir assim, mais um ponto.

5 – Com limite de tempo para responder, a vez será garantida pelo silêncio dos demais. Entretanto, não sabendo prosseguir, o participante passará a vez, dando assim, continuidade à dinâmica.

6 – Havendo um acerto referente apenas a quem canta, a dinâmica prosseguirá com o próximo participante, que poderá acertar o nome da música e ainda responder à faixa seguinte (cantor/banda ou música), estando pela regra, dentro da vez. Ou seja, o jogador poderá somar até três pontos em uma única rodada.

7 – Lembrando que, durante uma rodada, não havendo acertador em uma faixa musical, no que se refere ao artista e à música em questão, inicia-se outra rodada a partir do primeiro que fora questionado.

8 – Será advertido aquele que responder fora da vez ou buscar dar duas respostas consecutivas. Em caso de insistência, resultará na perda de ponto.

9 – Necessariamente, para um melhor rendimento no jogo, o participante deverá contar, sobretudo, com o conhecimento da música em questão. Ou, talvez, para o surgimento de músicas relativamente mais fáceis, mais conhecidas.

10 – Por fim, vencerá aquele que obtiver o maior número de acertos, levando o brinde de primeiro lugar (geralmente CD's e DVD's de música).


RELAÇÃO DE ARTISTAS, BANDAS E MÚSICAS

      A lista pode ser composta com os nomes dos cantores ou bandas, em ordem alfabética, como no exemplo abaixo:

1. Adriana Calcanhoto – Devolva-me
2. Alceu Valença – Morena Tropicana
3. Alcione – Meu ébano
4. Aline Barros – Ressuscita-me
5. Amado Batista – Seresteiro das noites
6. Belchior – Paralelas
7. Beto Barbosa – Dance e balance
8. Biafra – Sonho de Ícaro
9. Capital Inicial – Veraneio vascaína
10. Cazuza – Maior abandonado

      Ou então, iniciando com os nomes das músicas:

1. A cruz que carrego – Evaldo Braga
2. A lista – Oswaldo Montenegro
3. A triste partida – Luiz Gonzaga
4. A viagem – Roupa Nova
5. Alvorada voraz – RPM
6. Bate coração – Elba Ramalho
7. Borboletas – Víctor e Leo
8. Bye Bye Tristeza – Sandra de Sá
9. Cheia de charme – Guilherme Arantes
10. Como uma onda no mar – Lulu Santos


      Por vezes, o pen drive acaba fazendo uma relação própria do arquivo, de acordo com a sua leitura. Por isso, é importante ter uma cópia impressa desse material para não se perder na hora da apresentação.


Colocando em prática a Dinâmica da Prova Musical, em Queimadas/PB

                                                                    por Paulo Seixas

Um comentário:

  1. Uma dinâmica realmente diferente. Parabéns pela ideia!

    ResponderExcluir