quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

REDE GLOBO - OS MELHORES DENTRE OS PIORES?

Neste último domingo, 10 de dezembro, o programa televisivo Domingão do Faustão, exibido semanalmente pela Rede Globo, elegeu os “melhores do ano”, um quadro especial onde são votados os profissionais de cada categoria artística que se destacaram ao longo do ano, sejam eles atores, cantores e até mesmo Jornalistas, entre outros. E lembrando que o critério de seleção e votação, pra variar, teve o mesmo padrão Globo de sempre: A manipulação e a deturpação dos fatos. Alguém duvida?
Só pra exemplificar, na categoria melhor música do ano, venceu uma das maiores aberrações que já surgiu no cenário musical brasileiro (se é que se pode mesmo chamar aquilo de música). Na verdade, uma mistura grotesca de gritos e sussurros que mais se parece com um animal no cio. Por sua vez, o artista que interpreta tal lixo sonoro é ruim e sua musicalidade é ainda mais horrível. É péssima! E desde já, como tenho dito, refiro-me apenas à qualidade musical do sujeito, em momento algum buscando discutir a sua opção sexual.
Deixo, portanto, explícita a minha indignação, apesar de saber que isso não vai alterar em nada o propósito mesquinho da Rede Globo, de empurrar goela abaixo dos seus telespectadores essa e outras necroses do gênero. Uma emissora que há muito esqueceu ou deixou de lado o compromisso com a qualidade, rendendo-se à total vulgaridade por alguns míseros pontos de audiência e assim, transformando a sua grade de programação num verdadeiro lixo cultural. A mesma emissora que obriga um artista de renome como Roberto Carlos, preso a um contrato vitalício com a casa, a dividir o palco com artistas medíocres e de qualidade musical duvidosa. Os verdadeiros fãs do rei, que sabem diferenciar preconceito de bom senso, certamente haverão de concordar comigo.
Afinal, até onde vai a cara de pau desses produtores? Isso é realmente Show Business ou um show de horrores propriamente dito? Eu, particularmente, diria que isso tudo é um insulto à inteligência de muitos brasileiros, pessoas sensatas que ainda têm capacidade de raciocinar e de ser exigentes quanto ao produto oferecido pela grande mídia. A Televisão, sem dúvida, ainda é o meio de comunicação mais alienador que existe, muito mais do que a própria internet, pois ela penetra com mais facilidade e rapidez em um número bem maior de lares, propagando, difundindo e porque não dizer, incentivando a grande massa a consumir qualquer modismo atual.
Nesse contexto (e talvez, até exagerando um pouquinho), devo confessar que não vejo mais esperança no povo brasileiro. Um povo que, de maneira quase geral, se corrompe em seus princípios mais básicos. Que elege políticos corruptos em troca de favores e depois se ferra em intermináveis filas de hospitais; que frauda pequenas situações do cotidiano em vantagem própria, como pagar suborno a um guarda de trânsito; ou que compra produto proveniente de roubo e reclama sem razão do aumento da criminalidade. Esses são apenas alguns exemplos de casos e de pessoas sem noção que, invariavelmente, se deixam levar por modismos idiotas. Tal qual o infeliz que não tem sequer uma renda fixa e, no entanto, exibe nas redes sociais um celular que custa entre 4.000 e 5.000 reais (pra alegria do ladrão), isso após sujar o próprio nome ou o de terceiros junto ao Procon ou Serasa.
É esse mesmo povo que, diariamente e insistentemente, se deixa levar por uma infinidade de bobagens propagadas, em especial, pela Rede Globo, onde as consequências a curto prazo são bastante previsíveis, afetando no intelecto e até na maneira de pensar desses indivíduos. Enfim, um povo sem qualquer referência em cultura, em qualidade artística e, nem é preciso dizer, sem nenhum bom gosto. Se bem que gosto é relativo, algo que não se discute, ok. Entretanto, em se tratando de um reconhecido mau gosto, creio que deva sim, haver um limite.


                                           Paulo Seixas, dezembro/2017

Um comentário: