quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

TEXTO ACADÊMICO SOBRE IDENTIDADE CULTURAL

ANÁLISE DE TEXTOS EM PARALELO AO FILME  
O AUTO DA COMPADECIDA

Uma identidade nacional é formada a partir de uma série de expressões culturais, micro-identidades que, juntas, compõem uma identidade maior, reforçando o conceito de nação. Segundo Moacir dos Anjos, a Globalização vem alterando as formas de representação visual de identidades e culturas, questionando normas discursivas referentes à exposição das diferenças. Nesse contexto, enquadra-se aqui a identidade cultural do Nordeste brasileiro, onde por muito tempo encontrou-se “impermeável” à produção simbólica de outros espaços.
Nessa conjuntura, o filme O Auto da Compadecida, do diretor pernambucano Guel Arraes (2000), baseado na obra homônima do autor paraibano Ariano Suassuna (1955), traz à tona a discussão acerca da construção de uma identidade, fundamentada em um cenário do Nordeste brasileiro: o sertão. Ao utilizar o Nordeste e algumas de suas figuras, Suassuna apropria-se do típico e consegue universalizar suas personagens à altura de outras renomadas obras.  
 O filme O Auto da compadecida, uma peça teatral adaptada para o cinema, é aqui analisado como obra dramática, um legítimo documento sobre a sociedade brasileira. A história se passa no sertão da Paraíba, local pobre e árido, onde o esperto João Grilo (Matheus Nachtergaele) tenta sobreviver tendo por companheiro Chicó (Selton Melo), um confuso acompanhante na sua lida diária. João Grilo e Chico, de uma maneira geral, simbolizam o Brasileiro em suas dificuldades e na luta diária pela sobrevivência. Com o fluxo global de informações, percebe-se que esse quadro local de tradições se rompeu e a hegemonia dos espaços de difusão midiática, pouco a pouco, estão sendo adaptados às inúmeras culturas regionais.
Ainda de acordo com Moacir dos Anjos, a identidade cultural é uma construção fincada em tempo e espaço específicos, portanto, em permanente estado de formação. Não se trata, portanto, de construções atemporais, nem de um núcleo imutável de crenças. Na obra O Auto da Compadecida, uma história que se baseia justamente na crença e na miséria de um povo sofrido do Nordeste brasileiro, percebe-se que a trama, de certa forma, não se prende a circunscrições espaciais definidas. Existe uma noção de identidade cultural bem definida que é instada a mover-se no âmbito do que parece ser espontâneo e territorializado para o campo aberto do que é constante (re)invenção.
Nessa conjunção, segundo Moacir, entra ainda o termo Transculturação, que invoca a contaminação mútua, em um mesmo tempo e lugar, de expressões culturais antes separadas por injunções históricas e geográficas.
Por outro lado, Baumman e Vecchi falam da identidade pelo olhar das pessoas, as quais se vêem invariavelmente diante de uma tarefa intimidadora de “alcançar o impossível”. Embora saibam que isso não vai ocorrer enquanto o “pertencimento” continuar sendo o destino de muita gente. Podemos comparar isso com a personagem de Chicó, do Auto da Compadecida, a qual só consegue fugir do seu próprio destino quando sonha, exagerando em suas elucubrações, imaginando-se um herói das causas impossíveis.
Entretanto, ainda segundo Baumman e Vecchi, na imaginação sociológica, a identidade é algo sempre evasivo, uma realidade preexistente. Pois, de acordo com Émile Durkheim, a identidade deve ser considerada um objetivo na vida das pessoas. Para Baumman e Vecchi, a fragilidade e a condição eternamente provisória da identidade não podem ser mais ocultadas.
Em seu entendimento, Baumman e Vecchi apontam para a nossa época líquido-moderna, em que o indivíduo livremente flutuante, desimpedido, é o herói popular. Pode-se constatar isso nas proezas de João Grilo, a personagem central do Auto da Compadecida, ao vê-lo arquitetar suas artimanhas e malandragens em nome da própria sobrevivência. “Estar fixo”, no entanto, ser “identificado” de modo inflexível e sem alternativa, é algo cada vez mais malvisto.
Stuart Hall, na tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro, enxerga a identidade cultural na pós-modernidade como uma questão amplamente debatida na teoria social. Ele avalia as consequências do que pode vir a ser uma “crise de identidade”, em que ela consiste e em que direção está indo. Para tanto, ele distingue três concepções bem diferentes de identidade.
Na Obra o auto da Compadecida podemos observar os reflexos dessas concepções de identidade em cada uma das personagens, uma vez que o autor Ariano Suassuna, apesar de se restringir apenas ao uso coloquial dos ingredientes e das personagens em seu roteiro original, ainda assim deixa uma margem de interpretação posterior, proporcionando uma perfeita interação entre o Eu de suas personagens – seja Chicó, João Grilo, o Padre, a mulher promíscua... – e a nossa sociedade atual. Misturam-se aqui elementos visíveis do tradicional até o mais moderno.
Um aspecto desta questão é no que se refere ao processo de mudança mundialmente conhecido como globalização, que tem um impacto efetivo sobre a identidade cultural. Esbarra-se aqui, portanto, numa prévia distinção entre sociedades tradicionais e sociedades modernas.
Nas sociedades tradicionais, o passado e os símbolos são valorizados porque perpetuam a experiência de gerações. Nas sociedades modernas, as práticas sociais e costumes são constantemente examinados, alterando, assim, seu caráter constitutivo.
                                                                  Paulo A. Vieira, outubro/2012

Um comentário: