segunda-feira, 10 de agosto de 2015

MEU PROJETO SOBRE OFICINAS EDUCATIVAS

                           ESTADO DA PARAÍBA
             PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADAS
        SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

                                  
                           
                               PAULO SEIXAS
                 - JORNALISTA/POETA/OFICINEIRO -

                                                       


Oficinas Educativas em escolas de ensino fundamental, Queimadas/PB"
(Reavaliado em janeiro de 2017)




QUEIMADAS
Março – 2013




INTRODUÇÃO

        Observando mais atentamente as transformações ocorridas nesses últimos anos nos atuais modelos de ensino, especialmente nas escolas da rede pública municipal, percebe-se que há uma preocupação a mais em “prender” o aluno em sala de aula, uma vez que a evasão escolar é uma realidade e já ultrapassa os limites do possível. Diante disso, surge a necessidade de haver uma constante interação entre alunos e professores, visto que o modelo tradicional de aprendizado já não rende tanto como antigamente.                            
         O processo de ensino e aprendizagem, aplicado hoje nas escolas de ensino público, por vezes precisa ser revisto, adaptado às circunstâncias em que se encontram os alunos, na medida em que o interesse deles pela metodologia aplicada em sala de aula já não é dos maiores. É real e notório que deva haver responsabilidades na construção de um processo educativo mais voltado para a realidade, no qual os jovens de todos os recantos do Brasil, principalmente das classes mais carentes, percebam a importância de seu rendimento e de sua participação durante as aulas. Dessa forma, a preocupação passa a ser agora também um problema de todos, mas, sobretudo, de pais e mestres.                               
      O intuito de levar as Oficinas Educativas às escolas de ensino fundamental II do município de Queimadas, em especial, as escolas Francisco Vital do Rêgo, Vitalzão, e a escola nova “modelo”, ambas no centro da cidade, além da escola Tertuliano Maciel, na comunidade do Ligeiro é, acima de tudo, educar de uma maneira diferente, desenvolvendo nos estudantes capacidades até então despercebidas, bem como transmitir determinados conhecimentos de maneira criativa e inovadora, criando assim uma maior interação entre os alunos através de ações pedagógicas, lúdicas e culturais.   
          Alunos de diferentes faixas etárias, e que se encontram no término do ensino fundamental, poderão participar de todas as atividades referentes às Oficinas Educativas, aplicadas em sala, sem quaisquer restrições. Sobretudo, aqueles alunos repetentes e com histórico de dificuldade em alguma disciplina, especialmente em língua portuguesa.

  

JUSTIFICATIVA

Oficinas Educativas podem representar um considerável reforço para algumas disciplinas letivas, além de um poderoso instrumento transformador de mentalidades. Elas são, por excelência, uma maneira distinta de levar o conhecimento através de dinâmicas (individuais ou em grupos), de recreações e jogos. A interação aqui alcançada entre os participantes é o diferencial maior e que justifica sua implementação nas escolas.                      

Diante disso, fica evidente a necessidade de trazer para os jovens qualquer forma de conhecimento, os valores morais e comportamentais do estudante e da sociedade atual, da qual ele é partícipe. Isso acaba por despertar uma relação recíproca de influencias entre os alunos, envolvendo uma variedade de conceitos e visões de mundo.

Deste modo, ao propormos uma aliança e desenvolvimento voltado para a questão educacional/cultural, estaremos adequando a participação de todos no processo de sua construção e capacitação, tendo os jovens como sujeitos ativos desta ação, podendo, inclusive, torná-los possíveis multiplicadores da ideia.



OBJETIVO GERAL

Discutir juntamente com professores, em especial, de língua portuguesa do 8° e 9° ano do ensino fundamental, um cronograma de atividades pedagógicas e recreativas (em horários específicos e a serem definidos) no qual se possa analisar, aprimorar e até mesmo “reciclar” o conhecimento geral dos alunos, visando dessa maneira, um melhor rendimento e produtividade em sala de aula.
Denominado Oficinas Educativas, este projeto pode ser visto como um pequeno reforço na grade escolar, propondo, nomeadamente, mudanças de atitude no aprendizado desses estudantes (porém, sem interferir no andamento das aulas padrão). Podendo, até mesmo, apresentar melhorias significantes em curto prazo, fornecendo subsídios de modo a originar jovens habilitados a participar de estratégias de desenvolvimento no dia-a-dia.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Construir um planejamento prévio que leve em consideração as necessidades e deficiências educacionais dos alunos. Para cada escola, para cada sala de aula, um conteúdo adequado e à altura da compreensão de todos. 
  • Dinamizar aulas, pelo menos, uma vez a cada bimestre (fazendo rodízio em todas as turmas), substituindo o ensino tradicional por aulões baseados em dinâmicas de grupo ou individuais.  
  • Apresentar dinâmicas variadas aos alunos, desde conhecimentos gerais diversos até conteúdos didáticos persistentes em língua portuguesa, incluindo também outras disciplinas. Em apresentações mais recreativas, poderão ser ainda utilizados certos jogos e um lado mais lúdico nas dinâmicas empregadas.
 

SUGESTÃO DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

·        - Jogo dos Provérbios e Ditados Populares – 1 e 2
·        - “Questionários Instantâneos” – nível Fundamental II
·        - Oficinas e Palestras sobre Cordel – Como fazer um Cordel?, entre outras.
·        - Cubra 12 – jogo envolvendo as quatro operações matemáticas
·        - Treinos Ortográficos – em nível fundamental
·        - Adedonha – com nomes e regras previamente estabelecidos
·        - Palavras cruzadas
·        Dinâmica das Locuções Adjetivas
·        - Dinâmica dos substantivos coletivos
·        - Dinâmica das Fotografias
·        - Dinâmica da Prova Musical – 1 e 2
·        - Dinâmica do Relógio – hora certa
·        - Torneio de Dados
·        - Gincanas Diversas, etc.
·        - Cortejo Literário (mais um projeto a ser analisado)
          


METODOLOGIA

        Para um melhor rendimento das Oficinas Educativas, a metodologia aplicada será no sentido de criar e desenvolver condições que reúnam os elementos possíveis de motivação, utilizando-as em atividades de preparo para conceitos lógicos e que envolvam situações problemas, as quais serão utilizadas em dinâmicas individuais, trabalhos em grupo, etc.
         A partir de um planejamento prévio, será possível levar a prática dos seguintes critérios organizacionais, dentro das salas de aula: 


  • Serão providenciados círculos no interior das salas, fazendo uso de carteiras escola-res e, sempre em sentido horário, dando início à dinâmica reservada para o dia;
  • Cada dinâmica oferecida terá sua particularidade, sua especificidade, apresentando algumas regras pré-estabelecidas, bem como normas de comportamento para os participantes, além de horário determinado para o cumprimento da mesma.
  • No Jogo dos Provérbios, como também nos Questionários Instantâneos, Dinâmica da Prova Musical, entre outras, prevalecerão os critérios primordiais da ordem e da vez, podendo haver repreensões leves para o aluno que se expressar fora de hora, sem ter sido questionado.
  • Para o jogo matemático do Cubra 12, serão utilizados sempre dois dados em sua execução, os quais serão arremessados por sobre uma pequena mesa.
  • Treinos Ortográficos, Dinâmica das Locuções Adjetivas e dos Substantivos Coletivos, bem como qualquer outro material de cunho exclusivamente didático, serão aplicados sempre com a orientação dos professores responsáveis pelas turmas.
  • Serão realizadas ainda Oficinas Culturais, dando por exemplo, sobre como escrever Literatura de Cordel, através dos ensinamentos básicos e dicas do poeta cordelista, Manoel Monteiro, encontrados em um folheto de sua autoria. 
 

AVALIAÇÃO

          As avaliações práticas de desempenho deverão acontecer sempre ao final de cada dinâmica realizada, com o oferecimento de um pequeno brinde para o primeiro colocado (bombons, por exemplo), levando-se sempre em consideração a participação dos jovens nas atividades propostas, bem como seu empenho, socialização e motivação.     
        O acompanhamento dessas dinâmicas e outros registros de ati- vidades que se fizerem necessário, ficará por conta do professor responsável pela turma em evidência, levando-se em conta as mudanças de atitudes, envolvimento e conhecimento adquiridos pelos alunos.



CULMINÂNCIA

·                        Ao fim de um semestre ou mesmo do ano letivo, poderá ser rea- lizada uma reunião com os alunos que se destacarem ao longo dessas atividades complementares, propondo-lhes uma avaliação final, recreativa, algo tipo uma gincana, a qual será disputada entre as escolas dos respectivos alunos vencedores.
·                         Ou, talvez, venha a se providenciar e oferecer para toda a cidade um ato cultural, nos moldes de um Cortejo Literário, no qual predominam algumas artes tradicionais como o teatro, a dança, a música... Entretanto, esse é um projeto que precisa ser analisado mais atentamente, pois é algo um tanto dispendioso e que requer uma maior atenção, em especial, da Secretaria de Cultura.



IMPORTANTE: Será necessária uma quantia mensal em dinheiro para cobrir o custo dos brindes oferecidos nessas dinâmicas ou talvez, ou o fornecimento dos mesmos. A proposta é que sejam ofertados bombons ou chocolates para a garotada que vencer as provas durante essas apresentações.



 ANEXOS









Um comentário:

  1. Excelente idéias, amigo. coloque em pratica sempre, não deixe somente no papel.

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