segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ÚLTIMAS PALESTRAS SOBRE POESIA DE CORDEL E DINÂMICAS EDUCATIVAS

MINHAS ÚLTIMAS PALESTRAS SOBRE POESIA DE CORDEL E DINÂMICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL.

Baseado nos ensinamentos do mestre cordelista Manoel Monteiro (in memoriam), há alguns anos eu vinha percorrendo escolas em Queimadas e até em outras localidades, levando um pouco do meu conhecimento acerca da poesia de cordel, da sua estrutura e enfatizando sobre a sua história secular.
Focando no alunado do ensino fundamental I (de escolas públicas e também particulares) e ainda em turmas especiais, a pedido dos professores eu buscava falar apenas superficialmente sobre a origem desse gênero literário, desde sua forma oral até a escrita, através dos séculos. Um tema que sempre rende debates interessantes, respeitando o nível e a escolaridade da criançada.
Na segunda parte da minha fala eu procurava, através de um folheto de Manoel Monteiro, ensinar as regras básicas da composição de um cordel, explicando questões relativas a estrofes, metrificação dos versos e principalmente, sobre rimas, algo que consegue prender a atenção até dos menores ouvintes.
E havia também a parte de dinâmicas, um material exclusivo que eu apresentava nas Escolas e que faz parte de um projeto social que eu vinha desenvolvendo desde 2013, intitulado “Oficinas Educativas em escolas de ensino fundamental, Queimadas/PB”, onde ofereço um variado leque de atividades pedagógicas e recreativas.
Enfim, creio que consegui levar um pouco da minha experiência para esses estudantes, uma vez que não podemos permitir que a poesia de cordel desapareça da nossa cultura, dos nossos costumes e tradições. 

           Confiram as fotografias a seguir      

Palestra sobre cordel na Escola Carlos Ernesto, no bairro Tião do Rêgo
Há muita carência de leitura nas escolas de Queimadas
A garotada até que se prende em minhas palavras
Nessa ocasião, eu estava lançando um novo folheto de cordel
Um folheto que desenvolvi especialmente para as escolas

Na parte da tarde, na mesma escola...
A atenção para comigo não foi diferente
Explicando a parte de rimas na lousa
A galerinha gostou. Fiquei de voltar com dinâmicas, mas não sei se poderei cumprir...
Turma especial de alunos da professora Priscila Bastos
Um reforço na parte de cordel
São alunos esforçados do colégio estadual Ernestão, em Queimadas
Pausa para a foto oficial, kkkk!
Levando dinâmicas para alunos de uma escola em Itabaiana
Um pouco de conhecimento geral pra garotada
Misturaram-se alunos do 4° e do 5° ano fundamental
Uma deliciosa aula de campo, no pátio da escola
Pausa para uma foto
À esquerda, uma coordenadora, e ao centro, a professora Analita
Uma tarde agradável ao lado de pessoas adoráveis
Alunos da escola Alzira Maia, na comunidade do Zé Velho, em Queimadas
A pedido da mãe de uma aluna, levei alguns conhecimentos pra essa galerinha
Pausa para o lanche e consequentemente, para fotos
É sempre um prazer compartilhar ensinamentos com crianças
Foto com o vencedor da dinâmica de conhecimentos gerais
Essa foi a minha última dinâmica realizada em Queimadas
De volta à cidade de Itabaiana
Dessa vez, trazendo o Cubra 12
Uma dinâmica que ensina a matemática básica
Na verdade, auxilia no aprendizado das 4 operações
Concentração máxima durante o jogo

         E assim me despeço, por enquanto, de escolas e salas de aula. Se a minha contribuição foi pouca, porém não foi tão irrelevante assim. Não aceitei o fato de me acusarem de NÃO FAZER NADA enquanto estive de dentro do governo Jacó Maciel, em Queimadas. 

Um comentário: