MINHAS ÚLTIMAS PALESTRAS SOBRE POESIA DE CORDEL E DINÂMICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL.
Baseado nos ensinamentos
do mestre cordelista Manoel Monteiro (in memoriam), há alguns anos eu vinha
percorrendo escolas em Queimadas e até em outras localidades, levando um pouco
do meu conhecimento acerca da poesia de cordel, da sua estrutura e enfatizando sobre a sua história
secular.
Focando no alunado do
ensino fundamental I (de escolas públicas e também particulares) e ainda em
turmas especiais, a pedido dos professores eu buscava falar apenas
superficialmente sobre a origem desse gênero literário, desde sua forma oral
até a escrita, através dos séculos. Um tema que sempre rende debates
interessantes, respeitando o nível e a escolaridade da criançada.
Na segunda parte da minha
fala eu procurava, através de um folheto de Manoel Monteiro, ensinar as regras
básicas da composição de um cordel, explicando questões relativas a estrofes,
metrificação dos versos e principalmente, sobre rimas, algo que consegue
prender a atenção até dos menores ouvintes.
E havia também a parte de
dinâmicas, um material exclusivo que eu apresentava nas Escolas e que faz parte
de um projeto social que eu vinha desenvolvendo desde 2013, intitulado
“Oficinas Educativas em escolas de ensino fundamental, Queimadas/PB”, onde
ofereço um variado leque de atividades pedagógicas e recreativas.
Enfim, creio que consegui
levar um pouco da minha experiência para esses estudantes, uma vez que não
podemos permitir que a poesia de cordel desapareça da nossa cultura, dos nossos
costumes e tradições.
Confiram as fotografias a seguir
|
Palestra sobre cordel na Escola Carlos Ernesto, no bairro Tião do Rêgo |
|
Há muita carência de leitura nas escolas de Queimadas |
|
A garotada até que se prende em minhas palavras |
|
Nessa ocasião, eu estava lançando um novo folheto de cordel |
|
Um folheto que desenvolvi especialmente para as escolas |
|
|
|
Na parte da tarde, na mesma escola... |
|
A atenção para comigo não foi diferente |
|
Explicando a parte de rimas na lousa |
|
A galerinha gostou. Fiquei de voltar com dinâmicas, mas não sei se poderei cumprir... |
|
Turma especial de alunos da professora Priscila Bastos |
|
Um reforço na parte de cordel |
|
São alunos esforçados do colégio estadual Ernestão, em Queimadas |
|
Pausa para a foto oficial, kkkk! |
|
Levando dinâmicas para alunos de uma escola em Itabaiana |
|
Um pouco de conhecimento geral pra garotada |
|
Misturaram-se alunos do 4° e do 5° ano fundamental |
|
Uma deliciosa aula de campo, no pátio da escola |
|
Pausa para uma foto |
|
À esquerda, uma coordenadora, e ao centro, a professora Analita |
|
Uma tarde agradável ao lado de pessoas adoráveis |
|
Alunos da escola Alzira Maia, na comunidade do Zé Velho, em Queimadas |
|
A pedido da mãe de uma aluna, levei alguns conhecimentos pra essa galerinha |
|
Pausa para o lanche e consequentemente, para fotos |
|
É sempre um prazer compartilhar ensinamentos com crianças |
|
Foto com o vencedor da dinâmica de conhecimentos gerais |
|
Essa foi a minha última dinâmica realizada em Queimadas |
|
De volta à cidade de Itabaiana |
|
Dessa vez, trazendo o Cubra 12 |
|
Uma dinâmica que ensina a matemática básica |
|
Na verdade, auxilia no aprendizado das 4 operações |
|
Concentração máxima durante o jogo
|
E assim
me despeço, por enquanto, de escolas e salas de aula. Se a minha contribuição
foi pouca, porém não foi tão irrelevante assim. Não aceitei o fato de me
acusarem de NÃO FAZER NADA enquanto estive de dentro do governo Jacó Maciel, em
Queimadas.
Um excelente trabalho com as crianças. Parabéns!!
ResponderExcluir