sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO - TEXTO ANTIGO DA FACULDADE

... E O RIO CONTINUA LINDO, APESAR DE TUDO!

A cidade do Rio de Janeiro, bem como outras grandes metrópoles brasileiras, sofre de um mal crônico que afeta diretamente milhões de pessoas. Trata-se do problema das enchentes, uma consequência trágica das chuvas que caem torrencialmente nesses centros urbanos. Cada vez mais impermeabilizados pelo concreto, os solos dessas localidades já não conseguem escoar uma demanda mais forte de águas pluviais, e também devido ao descaso do lixo que diariamente é jogado nas ruas, entupindo bueiros e canais.
No início desta semana, o Rio, mais uma vez, foi vítima desse problema, um desafio em primeira instância para as autoridades e o qual parece não haver uma solução. Mas tem sim! Embora a cada novo temporal o carioca conte os seus mortos e prejuízos materiais, sujeitando-se a ter que esperar por uma nova tragédia. Uma situação que se repete praticamente a cada ano que passa, para desespero de todos.
Antes de tudo, deve-se enxergar esse processo de ordem natural e também social como um imenso desafio. E como todo grande desafio, por maior que seja, pode ser superado. Conscientizar as pessoas da importância de não jogar lixo nas ruas já é um bom começo, assim como manter sempre limpas as passagens pluviais, canais e esgotos das cidades, uma obrigação das autoridades competentes. Mas principalmente, combater com certa regularidade o assoreamento dos rios e a poluição dos mesmos nessas localidades urbanas, desobstruindo-os de quaisquer bloqueios causados, em especial, pelo excesso do lixo.
O planejamento, no entanto, torna-se necessário a partir do momento em que uma cidade venha a crescer desordenadamente e não respeite alguns limites impostos pela própria natureza. Não dá pra imaginar que uma casa construída no leito de um rio possa resistir ao poder devastador de uma enxurrada. Ou que seja viável a construção de barracos em terrenos que se encontrem em um nível abaixo ou acima do permitido. É fato que muita coisa pode ser evitada, não há qualquer dúvida. Portanto, cabe a todos procurar não desafiar as forças da natureza.


                                                           Paulo A. Vieira, 07/04/2010


Um comentário:

  1. O Rio tem muitos problemas pra se resolver, tanto naturais como de ordem social

    ResponderExcluir