sábado, 9 de setembro de 2017

CURIOSIDADE SOBRE A OBRA MUSICAL DE RAUL SEIXAS

       Em 1984 Raul Seixas compôs a primeira versão de Cowbóy Fora da Lei, uma música intitulada Anarkilópolis. Não gostando do resultado (a letra era quase toda falada), ele só veio mesmo a gravá-la em 1987, já com outro título e com a letra totalmente modificada. Na verdade, só restou apenas o refrão da letra original.
            Confiram as duas letras, respectivamente.

                                  ANARKILÓPOLIS

Eu estava na cidade comprando milho pras galinhas
Quando um garoto chegou correndo para me avisar
Que a diligência do Correio tinha deixado uma carta pra mim.
Uma carta? De quem seria essa merda? ...é, pois é..., mas...
Ah... que era da prefeitura de Anarkilópolis,
Me convidando para uma festa da sua emancipação.
Ok, boy!

Uísque de montão eu vou beber
E fazer tudo que eu quero fazer,
Cada um manda no seu nariz
Por isso que o povo lá é feliz.
É isso aí!
Meu filho, é isso aí...

Agora
Montei no meu "silver-jegue"
E parti com o firme propósito
de unir o útil ao agradável.
Pois Anarkilópolis era também
O berço da minha amada,
A bela Josefina Lee,
Filha única do meu amigo,
Xerife James Adean.
Enquanto o jegue seguia rinchando,
Eu seguia pela estrada cantando:

Eu não sou besta pra tirar onda de herói,
Sou vacinado, eu sou cowboy,
Cowboy fora da lei.
Durango Kid só existe no gibi
E quem quiser que fique aqui,
Entrar pra história é com vocês.

Quando eu e meu jegue chegamos em Anarkilópolis
Pensei que tinha me enganado até de cidade.
Tinha uns caras mal encarados, armados até os dentes.
Percebi logo a situação:
Os bandidos haviam dominado o lugar
E mantinham todos como reféns.
James Adean não era mais o Xerife
E só se via a cara das pessoas com tristeza e medo.

Deus me livre, quase que eu dancei,
Dedo no gatilho era da lei,
Sozinho e desarmado estava ali,
Pra o diabo, os que me chamaram aqui.
Foi então...

Eu não sou besta pra tirar onda de herói
Sou vacinado, eu sou cowboy,
Cowboy fora da lei.
Durango Kid só existe no gibi
E quem quiser que fique aqui,
Entrar pra história é com vocês.

Meu filho, é isso aí...

      COWBOY FORA DA LEI COMO TODOS CONHECEM...

Mamãe não quero ser prefeito
Pode ser que eu seja eleito
E alguém pode querer me assassinar.
Eu não preciso ler jornais
Mentir sozinho eu sou capaz
Não quero ir de encontro ao azar.

Papai não quero provar nada
Eu já servi à Pátria amada
E todo mundo cobra minha luz.
Oh, coitado, foi tão cedo
Deus me livre, eu tenho medo
Morrer dependurado numa cruz.

Eu não sou besta pra tirar onda de herói
Sou vacinado, eu sou cowboy,
Cowboy fora da lei.
Durango Kid só existe no gibi
E quem quiser que fique aqui
Entrar pra história é com vocês.


                                          Raul Seixas

Um comentário: