Turma do Ensino Fundamental II de uma escola de Queimadas/PB - 2014 |
Um passatempo leve, divertido e também muito instrutivo, produzido
especialmente para alunos do ensino fundamental I e II, como também para alunos
do ensino médio.
Consta de uma folha de caderno ou material digitado, contendo
entre 70 e 100 questões, com perguntas das mais variadas e envolvendo todo tipo
de assunto. De preferência, trazendo algum conteúdo didático para alunos a
partir do fundamental II, abraçando perguntas sobre as principais disciplinas
básicas, a exemplo de Língua Portuguesa e Matemática.
Exemplos de perguntas direcionadas a crianças e estudantes
do
Diversas vezes já empregada, essa dinâmica apresenta um melhor
rendimento quando aplicada na oralidade.
ENSINO FUNDAMENTAL I:
- Qual o animal mais alto da Terra?
- Quantas cores possui o arco-íris?
- Qual a boneca mais famosa do mundo?
ENSINO FUNDAMENTAL II:
- Qual é o único mineral sólido que consumimos?
- Quais são os três tempos verbais?
- Quanto é 20% de 400?
ENSINO MÉDIO:
- O que significa a sigla FMI na economia brasileira?
- Qual é o maior órgão do corpo humano?
- Qual o antônimo de CONHECIMENTO?
Abaixo, a dinâmica será melhor explicada, passo a passo.
INDICAÇÕES E REGRAS PARA PARTICIPAR DESSA BRINCADEIRA:
1 – Forma-se um grupo de crianças, de preferência, aproveitando a estrutura de uma sala de aula. Ou mesmo em casa, onde se possa reunir pelo menos, entre dez e vinte participantes.
2 – De início, forma-se um círculo de cadeiras. Em sentido horário e por ordem de vez, seguir-se-á uma sequência de perguntas previamente estabelecidas ao nível dos participantes.
3 – O nível dos questionários será definido de acordo com o perfil dos participantes, incluindo idade e escolaridade dos mesmos.
4 – Essa é uma brincadeira essencialmente oral, não necessitando de caneta e papel para a sua aplicação.
5 – Como mediador, alguém irá questionar cada participante com uma pergunta, a qual deverá ser respondida de imediato (Debates poderão surgir em meio às questões, onde qualquer dúvida será esclarecida).
6 – Com limite de tempo para responder, a vez será garantida pelo silêncio dos demais. Entretanto, não sabendo responder, o participante passará a vez.
7 – Não havendo acertador em uma rodada, inicia-se outra a partir do primeiro que fora questionado.
8 – Responder fora da vez ou dar duas respostas consecutivas, resultará na perda de um ponto.
9 – Para um melhor rendimento na brincadeira, o participante deve contar, necessariamente, com o seu conhecimento de mundo ou, talvez, para o surgimento de perguntas relativamente mais fáceis de responder.
10 –
Por fim, vence aquele que obtiver o maior número de acertos, levando um brinde
de primeiro lugar.
Esta e outras dinâmicas aqui apresentadas, fazem parte de um
projeto que criei, intitulado “Oficinas
Educativas em escolas de ensino fundamental, Queimadas/PB”, escrito em 2013.
Uma excelente iniciativa
ResponderExcluir