quarta-feira, 27 de setembro de 2017

QUESTIONÁRIOS INSTANTÂNEOS/ RELAÇÃO DE PERGUNTAS - Tutorial

Turma do Ensino Fundamental II de uma escola de Queimadas/PB - 2014
Um passatempo leve, divertido e também muito instrutivo, produzido especialmente para alunos do ensino fundamental I e II, como também para alunos do ensino médio.
Consta de uma folha de caderno ou material digitado, contendo entre 70 e 100 questões, com perguntas das mais variadas e envolvendo todo tipo de assunto. De preferência, trazendo algum conteúdo didático para alunos a partir do fundamental II, abraçando perguntas sobre as principais disciplinas básicas, a exemplo de Língua Portuguesa e Matemática.
Diversas vezes já empregada, essa dinâmica apresenta um melhor rendimento quando aplicada na oralidade. 

     Exemplos de perguntas direcionadas a crianças e estudantes do

    ENSINO FUNDAMENTAL I:            

- Qual o animal mais alto da Terra?    
- Quantas cores possui o arco-íris?     
- Qual a boneca mais famosa do mundo?   

    ENSINO FUNDAMENTAL II:    

- Qual é o único mineral sólido que consumimos?     
- Quais são os três tempos verbais?   
- Quanto é 20% de 400?     
   
    ENSINO MÉDIO:

- O que significa a sigla FMI na economia brasileira?  
- Qual é o maior órgão do corpo humano? 
- Qual o antônimo de CONHECIMENTO?     

     Abaixo, a dinâmica será melhor explicada, passo a passo.

    INDICAÇÕES E REGRAS PARA PARTICIPAR DESSA BRINCADEIRA:

1 – Forma-se um grupo de crianças, de preferência, aproveitando a estrutura de uma sala de aula. Ou mesmo em casa, onde se possa reunir pelo menos, entre dez e vinte participantes.   

2 – De início, forma-se um círculo de cadeiras. Em sentido horário e por ordem de vez, seguir-se-á uma sequência de perguntas previamente estabelecidas ao nível dos participantes.

3 – O nível dos questionários será definido de acordo com o perfil dos participantes, incluindo idade e escolaridade dos mesmos.

4 – Essa é uma brincadeira essencialmente oral, não necessitando de caneta e papel para a sua aplicação.

5 – Como mediador, alguém irá questionar cada participante com uma pergunta, a qual deverá ser respondida de imediato (Debates poderão surgir em meio às questões, onde qualquer dúvida será esclarecida). 

6 – Com limite de tempo para responder, a vez será garantida pelo silêncio dos demais. Entretanto, não sabendo responder, o participante passará a vez.

7 – Não havendo acertador em uma rodada, inicia-se outra a partir do primeiro que fora questionado.   

8 – Responder fora da vez ou dar duas respostas consecutivas, resultará na perda de um ponto.     

9 – Para um melhor rendimento na brincadeira, o participante deve contar, necessariamente, com o seu conhecimento de mundo ou, talvez, para o surgimento de perguntas relativamente mais fáceis de responder.   

10 – Por fim, vence aquele que obtiver o maior número de acertos, levando um brinde de primeiro lugar.


Esta e outras dinâmicas aqui apresentadas, fazem parte de um projeto que criei, intitulado “Oficinas Educativas em escolas de ensino fundamental, Queimadas/PB”, escrito em 2013.

Um comentário: