sábado, 30 de abril de 2011

ACRÓSTICOS DIVERSOS - 1ª PARTE - SEQUÊNCIA I


ACRÓSTICOS 
DIVERSOS
1ª PARTE



O material a seguir foi produzido entre os anos de 1995 
(alguns sem data específica) até meados de 1998, 
quando eu ainda me encontrava na Paraíba. 
Corresponde aproximadamente a 20% do total.

Paulo A. Vieira



ACRÓSTICO 1º - 1995       

“Temperamental, por vezes até explosiva,
 Assim é meu jeito, minha personalidade.
 Timidez pra mim é um sentimento sem vida,
  Ironicamente, já fiz parte dessa realidade.
 Associo liberdade com respeito e mais:
 Nunca me deixo levar por falsos ideais;
 Eu sou mais eu, é o que importa na verdade!”

A pedido de uma prima, consegui transformar em palavras um suposto pensamento de sua melhor amiga, algo com uma certa dose de rebeldia.


ACRÓSTICO 2º - 1995              

“Assim como a realidade é cheia de incertezas
 Levando-me a crer que não há mais fantasia,
  Imagino um futuro sem muitas surpresas,
 Não haverá mais a chance de cultivar a beleza;
 Esse não é o mundo que eu realmente queria!”

Um pensamento bem ao estilo gótico; um tanto quanto pessimista e sem nenhum otimismo aparente.


ACRÓSTICO 3º - 1995

Garota, tenho algo para te dizer,
 Ignore se lhe parecer inconveniente.
Lendo o que digo irás compreender;
Vejo em ti uma pessoa inteligente!
Acredito que te amo de verdade,
Não é de agora, muito tempo faz.
 Inseguro em manter esta amizade,
Ainda assim, te curto cada vez mais.

“O ódio não é o real. É a ausência do amor."
(RAUL SEIXAS)


ACRÓSTICO 4º - 1995

Seja sempre assim, sorridente,
 Isso é uma prova do bom viver.
Lute, grite, ande para frente,
Atrás vem gente, podes crer.
Não deixe quebrar essa corrente;
Yes! A sua fé irá prevalecer.

“Um dia pretendo tentar descobrir porque é mais forte quem sabe mentir. Não quero lembrar que eu minto também."
(LEGIÃO URBANA)


ACRÓSTICO 5º - 1995

“Certa vez algo conseguiu me deixar
  Impressionada e até mesmo com medo.
 Não questionem o que vou falar,
 Tenho vergonha, mas não é segredo;
  Imaginei que se poderia engravidar
 Algum dia através de um beijo."

Uma bobagem sem maiores precedentes. Não há registros de tamanha ingenuidade, exceto com menores de três anos.


ACRÓSTICO 6º – 05/01/1995

A tua alegria contagiou minha vida,
Receio te recompensar e não poder.
 Invejas à parte, és a prima mais querida,
Não menos do que uma estrela de TV.
Diria não haver alguém tão decidida;
Adorei por demais em te conhecer.

A prima mais bonita e também a mais inteligente, entre outras qualidades, e que jamais imaginei em conhecer algum dia.


ACRÓSTICO 7º – 13/01/1995

“Meus 15 anos, minha festa, que maravilha!
 A vida inteira foi o que eu sempre quis.
 Graciosa e radiante minha estrela brilha,
 Nada nesse mundo me deixa tão feliz.
 Os anos passam, mas tenho uma certeza,
 Levarei comigo e sempre aonde for,
 Lembranças desta data que ficará acesa,
 Yes, desse dia mágico, de incomparável beleza;
 A minha alegria se reflete agora com fervor."

“... Viver é ser feliz e mais nada!”
(RAUL SEIXAS)


ACRÓSTICO 8º – 17/04/1995

Rasgue este poema após ler meu recado,
Outro mais duro nunca fiz pra ninguém.
Basta aceitá-lo sem me dizer obrigado;
É com certeza para o seu próprio bem!
Releia novamente, porém não se esqueça:
Indiferença nunca fez bem à sua cabeça,
Antes um sentimento que não lhe convém.

“Muitos temores nascem do cansaço e da solidão."
(LEGIÃO URBANA)


ACRÓSTICO 9º – 12/07/1995

Linda como uma verdadeira princesa,
Uma jóia rara de inestimável valor.
Capaz de hipnotizar com tamanha beleza,
 Igualmente o viço da mais bela flor.
A vida lhe concedeu o dom da simpatia,
Não negue esse sorriso, essa sua alegria;
A sorte estará contigo aonde você for.

“Amor só dura em liberdade, o ciúme é só vaidade."
(RAUL SEIXAS)


ACRÓSTICO 10º – 17/07/1995

Recordações fazem parte desta vida
Ou não teríamos razões para viver...
Seja muito feliz nesta data querida,
Especialmente, meus parabéns a você.
Lembrei-me do seu aniversário, acredite!
Isto é mais um motivo para se comemorar.
Tenha certeza de que a felicidade existe,
Ao mais, traga o bolo e vamos festejar.

“É necessário haver o sim para poder haver o não."
                                           (RAUL SEIXAS)
Continua...

Um comentário:

  1. Bom, Paulo, espero que todas as mulheres prestigiadas nesta primeira sequência de acrósticos estejam agradecidas por ter seus nomes apresentados e trabalhados de forma poética. Pois construir um acróstico é bem mais que apenas formular frases soltas a partir de uma sequência de primeiras letras, é, no mínimo, isso aí que você fez, conectar todo o texto, buscando harmonizar seus pensamentos.
    Que Deus continue intensificando essa sua habilidade de lidar com a Língua Portuguesa e que você permaneça apresentando a todos o que de melhor produz literariamente.

    ResponderExcluir