UMA INICIATIVA VOLUNTÁRIA
A convite do amigo Diego (Buiu), que trabalha na Secretaria de Educação do nosso município, Queimadas, participei durante uma semana (entre os dias 25 e 29 de julho) de um projeto piloto denominado “O poeta na escola”, promovendo pequenas palestras sobre o tema poesia. O poeta Joelson Miranda e o sanfoneiro Neco Cabral, também contribuíram com o evento, em horários diferentes.
Dentre algumas escolas municipais em que estive presente, interagindo com turmas do 4° ao 9° ano (desses últimos não registrei fotos), deu para constatar que há um relativo interesse desses jovens pela poesia. Por conta do tempo resumido, procurei focar mais na área da Literatura de Cordel, apresentando também um pouco da arte do acróstico.
Em resumo, uma experiência gratificante para mim, onde pude acompanhar de perto toda a responsabilidade que é depositada nos professores do Ensino Fundamental, os quais se desdobram diariamente na árdua rotina de promover o conhecimento.
Registro fotográfico do evento:
|
Iniciamos a nossa jornada pela Creche Beatriz Ernesto de Melo, que se encontra na Vila | |
|
A criançada do 4º e 5º ano foi bastante receptiva conosco. Como podemos observar,
algumas delas encontram-se com seus poemas em mãos, prontos para serem recitados. |
|
Este é o amigo Diego (Buiu) que fazia as apresentações, antes mesmo de eu entrar em cena. |
|
Esta foto mostra uma criação dos alunos da Escola Tertuliano Maciel,
na comunidade do Ligeiro. |
|
Alunas do Tertuliano Maciel. |
|
Conseguimos reunir algumas turmas no Ginásio do Tertuliano, onde pude apresentar
para todos um pouco mais sobre poesia. |
|
Quadro de educadores do Colégio Professor José Miranda Filho, pela manhã. |
|
Reunimos aqui, mais uma vez, as turmas do 4º e 5º ano fundamental, onde, logo a
princípio, pude perceber que o meu trabalho foi bem recebido. |
|
As crianças adoraram as minhas explicações sobre Acrósticos |
|
Foi concedido o espaço para que eles também apresentassem suas próprias criações |
|
Dessa forma, vários deles puderam mostrar suas poesias e rimas. |
|
Aqui também reunimos duas turmas do Colégio José Tavares, que
demonstraram um relativo interesse no que apresentei. |
|
O trabalho que fiz em cima do cordel do poeta Manoel Monteiro surtiu algum resultado |
|
A última escola pela qual passamos, Carlos Ernesto de Melo, que fica no
Loteamento Sebastião de Paula Rêgo. |
|
Aqui a garotada se mostrou um pouco abaixo da média. Infelizmente
isso ainda faz parte da nossa realidade educacional. No entanto,
divertiram-se aprendendo mais sobre Acróstico. |
|
Pouco a pouco eu conseguia tirar a inibição delas, levando-as até o quadro.
A interação é uma poderosa ferramenta no aprendizado. |
|
Alguns se destacaram apresentando seus próprios trabalhos, inclusive discutindo
temas atuais, como o bullying. |
Enfim, essa foi uma semana bastante produtiva, ainda mais para mim, que pude realizar o desejo de interagir com crianças em sala de aula, um ambiente que considero sagrado. Além de haver conseguido, dessa vez, ficar de fora das fotografias, kkkk. Até a próxima!
quem semeia em terreo fértil terá boa colheita.
ResponderExcluirpois é, meu caro e nobre amigo paulo, atitude como essa contribui muito para melhorar esse mundo.
ResponderExcluir