terça-feira, 20 de maio de 2014

ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE A COPA DO MUNDO 2014

     PORQUE A PRIORIDADE NO BRASIL É O FUTEBOL...

No alto dos meus 41 anos de idade percebo que, pelas minhas contas, já atravessei, como espectador, por oito Copas do mundo (contando a partir de 1982, a primeira Copa de que me lembro), sempre exercendo o papel de um nacionalista convicto e orgulhoso, um verdadeiro patriota. Mas, acima de tudo, de um torcedor vibrante da nossa Seleção Brasileira de Futebol, apesar de não ser nenhum fanático pelo esporte (Pra ser sincero, pretendo continuar com esse pensamento).
No entanto, o meu posicionamento nesta Copa 2014, realizada aqui no Brasil, será de completa neutralidade, uma vez que a importância dada a este evento, no meu entender, já perpassou os limites do bom senso. Ao inicio dos jogos, procurarei me comportar da seguinte maneira: Se vencer, beleza, se perder, pra mim tanto faz. Ambos os resultados não me farão a menor diferença, pois tenho motivos mais que suficientes pra pensar assim. Creio que pra tudo nessa vida deve haver um limite, e o meu já se esgotou faz muito tempo.
Encarando o fato de ser um brasileiro há muito desesperançado, filho de uma pátria arruinada pela corrupção e praticamente abandonada diante da violência e da criminalidade, só me resta aceitar que este nosso país, no momento tão fragilizado em que se encontra, deveria se manifestar e mover fundos em benefício do seu povo, e não em prol de um acontecimento que só irá durar cerca de um mês. O Brasil tem problemas muito mais sérios e urgentes para serem solucionados, a começar pelo descaso na saúde, na educação e na própria segurança pública, entre outras tantas deficiências que afetam a sociedade.
Somente exemplificando essa minha revolta (que é a bandeira de luta também de outros tantos brasileiros indignados), o tempo recorde em que construíram tantos estádios de futebol e toda a mega preparação e estrutura utilizada pra essa Copa, o mesmo parece não ter sido suficiente pra colocar em prática o antigo projeto de transposição de parte das águas do rio São Francisco, uma forma de amenizar a escassez de água no nosso Nordeste. Por que será que deixaram de lado assim o povo nordestino, num completo descaso por parte do governo federal, tendo em vista a urgência por água em praticamente toda a região?
Só pra termos uma ideia do problema e da necessidade por água em grande parte do Nordeste, metade da criação de gado foi completamente dizimada durante a seca do ano passado, morrendo de sede e de inanição milhões de cabeças, em quase todos os Estados. E com o desequilíbrio que o clima vem apresentando nesses últimos tempos, o período de chuvas para este ano não vem correspondendo às expectativas dos agricultores, fazendo com que muitos sequer se arrisquem a plantar.
Não vem ao caso aqui discussões políticas ou o partido da situação, nem a proveniência dos recursos aplicados, tanto para a Copa como para o projeto da transposição. O que está em questão é a falta de respeito para com o povo do Nordeste, que mais uma vez foi esquecido e agora trocado por um esporte. Mas o nordestino nunca desiste. Nosso povo tem fibra, é persistente e batalhador. Nossa gente luta e suporta as consequências e até os preconceitos com a seca.
No meu ponto de vista, creio que água gera vida, enquanto o futebol, nesses últimos tempos, tem gerado morte...

                                                                   Paulo Seixas


Um comentário:

  1. Paulo sinceramente, até os protestos estão atrasados, eles deveriam ter iniciado logo após a divulgação que o Brasil seria sede do mundial.

    ResponderExcluir