Resumo do texto – Agonia e morte de Frei Damião: dos jornais para a boca
do povo. Osvaldo Meira Trigueiro – Universidade Federal da Paraíba
Paulo A. Vieira
O
artigo em questão procura relatar, de forma bastante esclarecedora, como a
mídia, especificamente impressa, noticiou a agonia e a morte de Frei Damião
(1898 – 1997), sua repercussão na literatura de cordel e também como
acontecimento midiático. Centrado nas notícias dos jornais Diário de Pernambuco
e Jornal do Comércio, ambos de Recife, como também do Correio da Paraíba, de
João Pessoa, e ainda, nos folhetos de cordel de Dila José Ferreira da Silva,
José Francisco Borges e Olegário Fernandes, o estudo faz uma análise exploratória
e contextualizada do fato. Trata-se de uma historicização baseada no
acontecimento folk-midiático, relatando a agonia e morte de Frei Damião na
mídia, bem como a repercussão em todo povo nordestino.
Este artigo descreve com ênfase a
teoria da folk comunicação, a qual tem suas origens vinculadas no artigo do
professor e pesquisador Luiz Beltrão - o ex-voto como veículo de comunicação
popular - de março de 1965, falando dos meios de comunicação não “ortodoxos”
utilizados, principalmente, pelas classes populares para se comunicar. Entre
esses meios de comunicação encontra-se o folclore, classificado então como um
líder de opinião, um agente estratégico da medição na recepção das mensagens
midiáticas para as redes de comunicação. Beltrão define a folkcomunicação da
seguinte forma: “o conjunto de
procedimentos de intercâmbio de informações, idéias, opiniões e atitudes dos
públicos marginalizados e rurais, através de agentes e meios diretos ou
indiretamente ligados ao folclore” (p. 3).
O
folclore no ponto de vista de Beltrão não tem a conotação de manifestação
cultural engessada, fechada ou guardada em museus. É um processo cultural
dinâmico no âmbito do campo social dos indivíduos e que se encontra presente na
vida cotidiana moderna. E esta relação que se mostra cada vez mais próxima
entre os produtores da cultura popular e os do sistema global, despertou no
pesquisador Beltrão o interesse em estudar as novas relações socioculturais dos
agentes sociais locais na recepção e apropriação da mensagem puramente
midiática.
Enfim, segundo Osvaldo Meira
Trigueiro, autor deste artigo, a
cultura veiculada pela mídia impressa e principalmente, pelo rádio e a
televisão, muda a vida cotidiana dos brasileiros que passaram a conviver com
outras formas de acesso à informação sem, no entanto, deixar de lado os seus
próprios meios de comunicação comunitários.
Li este artigo na íntegra, quando paguei uma disciplina na UEPB com o professor Faustino.
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