quinta-feira, 12 de maio de 2016

CONTO - A EMPRESÁRIA E O MENDIGO


      Um dos contos mais lindos que já li. Uma verdadeira lição de vida, capaz de emocionar qualquer pessoa. Gostaria, portanto, de compartilhar com os amigos do meu Blog (Confesso que choro toda vez que leio este texto).

UMA LIÇÃO DE VIDA

       Certo dia, uma mulher avistou um mendigo sentado numa calçada na rua. Aproximou-se dele e, como o pobre coitado já estava acostumado a ser chacoteado por todos, a ignorou.
       Um policial, observando a cena, aproximou-se:
     - Ele está incomodando a senhora?
       Ela respondeu:
     - De modo algum!
     - Eu é que estou tentando levá-lo até aquele restaurante, pois vejo que está com fome e até sem forças para se levantar.
       O senhor policial ajuda-me a levá-lo até ao restaurante?
       Rapidamente, o policial a ajudou.
     O pobre homem, mesmo assim, não querendo ir, pois não acreditava que isso estava acontecendo. Chegando ao restaurante, o garçom que foi atendê-los disse sem pestanejar:
     - Desculpe Senhora, mas ele não pode ficar aqui. Vai afastar os meus clientes!
       A mulher abaixou e levantou os olhos e disse:
     - Sabe aquela enorme empresa ali em frente?
      Três vezes por semana, os diretores de lá, juntamente com vários clientes, vêm fazer reuniões neste restaurante, e sei que o dinheiro que deixam aqui é o que mantém esta casa funcionando.
       Pois é, eu sou a proprietária daquela empresa. Posso fazer a refeição aqui, com o meu amigo, ou não?
        O garçom fez um gesto positivo com a cabeça.
      O policial que estava de longe observando ficou bo- quiaberto, e o pobre homem, deixou cair nesse momento uma lágrima de seus sofridos olhos.
       Quando o garçom se afastou, o homem perguntou:
     - Obrigado Senhora, mas não entendo esse gesto de bondade!
       Ela segurou nas suas mãos e disse:
     - Não se lembra de mim, João?
     - Me parece familiar - respondeu. Mas não me lembro de onde.
       Ela, com lágrimas nos olhos, disse:
    - Há algum tempo atrás, eu, recém formada, vim para esta cidade... sem nenhum dinheiro no bolso, estava com muita fome... sentei-me naquela praça, aqui em frente, porque tinha uma entrevista de emprego naquela empresa, que hoje é minha.
      Foi quando se aproximou de mim, um homem, com um olhar generoso. Lembra-se agora João?
       Ele, em lágrimas, afirmou que sim.
     - Na época, o senhor trabalhava aqui. Naquele dia, fiz a melhor refeição da minha vida, pois estava com muita fome, e até sem forças.
      Toda hora eu olhava para o senhor, pois estava com medo de prejudicá-lo. Afinal, estava ali, comendo de graça.
     Foi quando vi o senhor tirar dinheiro do seu bolso e colocar no caixa do restaurante.
       Fiquei mais aliviada. E sabia que um dia poderia retribuir.
     Alimentei-me, e fui com mais forças para a minha entre- vista. Na época, a empresa ainda era pequena...
    Passei na entrevista, especializei-me, ganhei muito di- nheiro e acabei comprando algumas ações da empresa. Com o passar do tempo, me tornei a proprietária e fiz a empresa ser o que ela é hoje.
       Procurei pelo senhor, mas nunca o encontrei... Até que hoje, o vi nessa situação. Hoje, o senhor não dorme mais na rua! Vai comigo para a minha casa...
      Amanhã compraremos roupas novas e o senhor vai trabalhar comigo!
       Abraçaram-se e choraram.
      O policial, o garçom e as demais pessoas que viram essa cena, emocionaram-se diante da grande lição de vida que tinham acabado de presenciar.
                                  
                                                  * * *

        MORAL DA HISTÓRIA:

        Hoje sou eu que preciso... amanhã pode ser você!
        Faça sempre o BEM... Um dia ele retornará em dobro!

       (autor desconhecido)


Um comentário: