sexta-feira, 3 de junho de 2016

ARTIGO - SOBRE O ESTUPRO COLETIVO OCORRIDO NO RIO DE JANEIRO


Minha opinião sobre o estupro coletivo ocorrido semana passada, no Rio de Janeiro

Diante do acontecido, não há o que se negar. Os fatos falam por si mesmos. Uma jovem indefesa (até certo ponto, diga-se inocente), menor de idade, foi abusada sexualmente por mais de trinta animais travestidos de seres humanos. Isso é algo que não há muito o que discutir ou procurar defender, quem quer que seja, e que esteja envolvido com essa monstruosidade.
Outra coisa que ninguém ousa contestar (até por medo de represálias) são as circunstâncias que levaram a esse fato. Sim, até porque a garota foi realmente estuprada, pouco importando saber com quem ela estava envolvida, suas atitudes e comportamento fora dos padrões, a roupa que usava na ocasião (um mero detalhe), ou o local que frequentava naquele exato momento. A verdade que prevalece nesse caso é o fato de que ninguém tem o direito de manter relações sexuais com outra pessoa de maneira forçada, e isso é somente mais um entre tantos fatos a serem considerados.
No entanto, fico imaginando uma cena, hipoteticamente: Uma garota vai a um zoológico e de cara, se encanta com um belo tigre que vive ali enjaulado. Por mais encantador que seja o animal, ela sabe perfeitamente o que pode acontecer se entrar naquele recinto... a diferença aqui é que o bicho não pensa e não pode ser punido pelos seus atos. Em outras palavras, não dá pra esperar que um “animal” tenha bom senso diante da vítima, quando ela própria não se atem aos riscos que a cerca.
Em outra situação (falando sobre esse tema, somente usando analogias), se uma pessoa não deseja que seu carro seja roubado, então é mais prudente que ela não o deixe estacionado em algum lugar ermo e com a chave na ignição, concordam? Da mesma forma que duas mulheres saem para uma balada na casa de alguém que mal conhecem, uma veste roupas comportadas e não bebe muito, enquanto a outra veste roupas extremamente vulgares e fica bêbada a ponto de desmaiar em algum quarto. Qual das duas tem mais chance de ser assediada?
Diante disso tudo, fica até difícil para o cidadão nos dias de hoje reclamar por justiça e direitos assegurados, onde músicas com letras pornográficas e de baixo nível despertam agora o desejo sexual de jovens e adolescentes cada vez mais cedo e de maneira assustadora. Talvez o ideal fosse prevenir antes para não ter do que reclamar depois.
            Mais uma vez reforçando, NENHUMA MULHER MERECE SER ESTUPRADA! Nenhuma mulher é objeto sexual de ninguém, e que esse pensamento fique bem claro. Entretanto, vamos acordar para a realidade perigosa em que vivemos, minha gente! Um mundo cada vez mergulhado na violência, nas drogas, no álcool e todo um “ene” de maldades que imperam nos corações humanos.
Será que evitar, ou procurar se antecipar a uma tragédia lamentável como essa se tornou algo supérfluo? O fato de que um estupro é uma violência desmedida contra um ser humano, só fica claro na cabeça da vítima, de familiares e amigos, nunca na cabeça de quem comete um crime dessa natureza.

                                                       
                                         Paulo Seixas, maio/2016


Um comentário:

  1. Isso foi algo horrível que aconteceu. Não sei nem o que dizer diante disso.

    ResponderExcluir