segunda-feira, 28 de agosto de 2017

RESENHA CRÍTICA ACERCA DO NOVO FILME DO HOMEM-ARANHA

Resenha crítica sobre o filme Homem-Aranha:
De Volta ao Lar
O longa metragem americano Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Spider-Man: Homecoming, 2017), vem sendo considerado uma das melhores e mais fiéis adaptações dos gibis para o cinema, uma vez que esse filme dá verossimilhança ao personagem, corrigindo alguns erros das películas anteriores. Através dele, o telespectador consegue, de maneira mais enfática, mergulhar no mundo da fantasia, quase acreditando que um adolescente possui de verdade os poderes de uma aranha.
     O filme mostra de fato e de direito que Tom Holland é o Peter Parker definitivo, fazendo esquecer com mérito dos outros atores passados. E o desempenho de Michael Keaton na pele do terrível vilão Abutre, amedrontando a cidade com maestria, faz qualquer um acreditar que Stan Lee criou essa personagem na década de 60 sob medida para o ator. Com uma narrativa empolgante, o longa não deixa nenhuma aresta à mostra, se encaixando nos mínimos detalhes. O filme traz ainda uma trilha sonora repleta de clássicos do Rock, com a Marvel se superando a cada obra.
O roteiro tem início logo depois da batalha-clímax de Os Vingadores (2012), quando então se passam oito anos. Simultaneamente a história desse filme acompanha os passos do Homem-Aranha logo após a batalha do aeroporto em Capitão América: Guerra Civil (se analisar direitinho, aqui há um erro na cronologia Marvel). Por sua vez, Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) também faz uma pequena participação. E embora a sua presença não chegue a ser tão notada, é de extrema importância para o desenrolar do filme, pois ele é responsável por inserir alguns recursos no uniforme do Aranha. Afinal, a personagem de Peter Parker tem apenas quinze anos de idade nessa história e ainda não consegue dominar completamente os seus poderes aracnídeos.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar faz jus ao título. Enquanto os outros filmes buscam contar a História e o surgimento do Homem-Aranha, esse filme procura mostrar ao telespectador uma história distinta do Homem-Aranha, não perdendo tempo em recontar a história de origem que todo mundo já sabe. E nesse filme Parker faz exatamente isso, percorrendo o bairro onde mora atrás de pequenos crimes, o que acaba por render cenas incríveis de ação. Como já dito, ele ainda é novo nisso, um herói em formação. Com o surgimento do vilão principal, o Abutre, a tarefa se complica e não será tão fácil como ele imagina.
De uma maneira geral, a construção desse filme ficou bastante “teen”. E talvez esse seja o motivo principal de haver agradado um público cada vez mais exigente. É um filme bem divertido, apesar de que muita gente não vai enxergá-lo como sendo o melhor filme do Homem-Aranha e muito menos, o melhor filme do ano. Entretanto, uma coisa é certa: A proposta de Homem-Aranha: De volta ao lar é exatamente oferecer uma trama de herói adolescente. E nesse quesito ele se mostra impecável.
Por fim, o nível de aceitação do filme, especialmente na comunidade internacional está enorme, com poucas críticas estritamente negativas. Pois ele consegue captar a verdadeira essência do Homem-Aranha a partir do momento em que, acompanhando os dramas humanos e a vida conturbada do jovem Peter Parker, torna a história bem mais interessante e foge completamente das fórmulas e dos velhos clichês dos filmes de super-herói.
                                                   
                                                       Paulo Seixas, agosto/2017

Referência:
Filme, Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Spider-Man: Homecoming, 2017)
Dirigido por: Jon Watts

Um comentário: