terça-feira, 10 de junho de 2014

RESUMO/ ARTIGO DA PESQUISADORA RAQUEL RECUERO

REDES SOCIAIS NA INTERNET, DIFUSÃO DE INFORMAÇÃO E JORNALISMO: Elementos para discussão
                                                                                Raquel Recuero
          RESUMO

No artigo de Raquel Recuero ela procura abordar a importância e o potencial de difusão das informações através das redes sociais, uma vez que muitas dessas informações não chegavam a ser difundidas até bem pouco tempo nos veículos jornalísticos tradicionais. No entanto, em 2009, diversos projetos de lei estavam sendo discutidos no Congresso Nacional, os quais traziam propostas que cerceavam a liberdade de expressão na Internet.
A proposta principal desse artigo é discutir, de forma breve, o papel das redes sociais principalmente como filtros de informação. Em contrapartida, Recuero mostra que as redes sociais não têm uma vocação jornalística em essência; é apenas algo complementar a essa prática. Portanto, torna-se necessário aqui uma pequena definição sobre as mesmas.
Redes sociais, segundo Recuero, são representações individualizadas e personalizadas dos atores sociais e de suas conexões. Podem ser constituídas, por exemplo, de um perfil no Orkut, um Weblog ou mesmo um Fotolog. Essas redes sociais também devem ser diferenciadas dos sites que as suportam. Os sites que suportam redes sociais são conhecidos como “sites de redes sociais”.
Segundo BOYD (2007), a Internet, enquanto mediação permite que as informações sejam armazenadas, replicadas e buscadas, características que fazem com que as redes sociais que vão emergir nesses espaços sejam tão importantes. No âmbito da mediação, permite-se que esses grupos estejam permanentemente conectados nos sites de redes sociais, onde essas informações vão espalhar-se e potencialmente criar mobilizações nesses grupos.
Em outros trabalhos (Recuero 2007), a autora defende que as informações circulam nas redes sociais com base na percepção de valor gerado no que os autores sociais percebem, informações estas que estão relacionadas com o CAPITAL SOCIAL.
O CAPITAL SOCIAL é definido como o valor que circula dentro de uma rede social por muitos autores (COLEMAN, 1988; LIN, 2001; PUTNAM, 2000). Para BORDIEU (1983), CAPITAL SOCIAL são recursos que estão relacionados com a associação a uma “rede mais ou menos durável de relações institucionalizadas de conhecimento e reconhecimento mutuo” (P. 248-249). Segundo BORDIEU, o CAPITAL SOCIAL tem, portanto, uma forte conexão com o grupo que o produz.
Como o sistema permite que as redes sociais sejam mantidas à distância, também permite, por exemplo, que os autores gerenciem melhor essas conexões, proporcionando um maior controle de sua rede social e ainda, um controle e mobilização do CAPITAL SOCIAL para sua apropriação.
As redes sociais, enquanto circuladoras de informações são capazes de gerar mobilizações e conversações que podem ser de interesse jornalístico na medida em que essas discussões refletem anseios dos próprios grupos sociais. As redes sociais filtram e reverberam informações, mas nem sempre de forma igual àquela do jornalismo.
Para BRUNS (2005), as redes também poderiam atuar de forma colaborativa no auxílio, na produção e na melhora da produção de notícias. As redes sociais não possuem, necessariamente, um compromisso com o social. Porém, em última análise, acrescentam valor às noticias, produzindo elementos que podem ser noticiados.

                                                                                  Paulo A. Vieira
                                                                                   Outubro/2012

Um comentário:

  1. O mundo hoje não vive mais sem rede sociais. Principalmente o facebook, whatsaap, ask...

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