segunda-feira, 22 de agosto de 2016

DISCURSO POLÍTICO/POÉTICO - FALANDO PELO GRUPO

Discurso político/poético fora de época

Em cumprimento à avaliação final de um Curso de oratória que fiz, em abril deste ano, improvisei este discurso político/poético com algumas estrofes que eu havia criado, um material que foi utilizado em eleições das quais participei anteriormente. Acompanhem o vídeo e o texto abaixo.
  
 DISCURSO POLÍTICO/POÉTICO - FALANDO PELO GRUPO
    
Boa noite, minha gente,
É um prazer estar aqui!
Saúdo a todos os presentes
E aos que não puderam vir.
Muitos que não compareceram
Não foi porque se esqueceram;
A explicação vem a seguir.

Há uma grande diferença         
Entre querer e poder,
Querer aqui se torna ofensa
Não é difícil de entender.
O eleitor deseja o melhor,
Mas não pode falar por si só
Para não se comprometer.

Quem tem CU tem medo
Já diz um velho ditado,
E o que não é segredo
Não precisa ficar guardado.
Funcionário que for oposição,
Do pequeno ao alto escalão
Será mais um desempregado.

Não tenho telhado de vidro
Saio na chuva é pra me molhar,
Quem tiver um par de ouvidos
Tape agora, se não quiser escutar.
Eu já não consigo calar a voz
Tenho que expressar o que sinto,
Pra “infelicidade” de todos nós
Infelizmente eu não minto!

Através destes versos
Vim trazer o meu recado,
Uma mensagem poética
Pro eleitor interessado
Em ver o nosso lugar crescer,
Portanto, o que vou dizer
É bom que fique anotado.

Já está mais do que na hora
De alguém parar para pensar,
Que a cidade necessita agora
É de mais gente pra trabalhar.
Mesmo sabendo que embora,
Por todo este município afora,
Muitos se neguem a enxergar.

As promessas de uma campanha
São palavras que não voltam atrás,
A cada eleição o cidadão “apanha”
E promete não votar nunca mais.
Diante de tantas mentiras e abusos
O eleitor consciente se diz confuso,
Naturalmente, já não sabe o que faz.

Como estudante de Jornalismo
Já não cultivo muitas esperanças,
Não tenho mais aquele idealismo
De esperar por grandes mudanças.
O diferencial tá no individualismo
Lutemos, pois, contra o continuísmo;
Dêem-nos um voto de confiança!

Se você, caro amigo eleitor,
Que é livre para escolher,
Pra votar seja em quem for,
Não vou tentar lhe convencer.
Porém, uma dica irei propor,
Veja o que outros a seu favor
Poderão, enfim, lhe oferecer.

O perfil de qualquer candidato
Vai de acordo com sua conduta,
Aquele que é competente de fato
Traz consigo uma vida de luta.
Mas, às vezes, a aparência engana
Leva o eleitor a votar num sacana,
Um tremendo de um filha da p...

Há outro fato também
Onde faço uma reflexão,
E desse não excluo ninguém
Quando se trata de eleição.
Vejo eleitores e candidatos
Brigando por um mandato,
Fazendo a maior confusão.

Essa peleja se estende
Entre candidatos e eleitores,
O que alguns só entendem
É a busca por valores.
Gente sem qualquer ideal
Que visa apenas o “Real”
Na opção pelas cores.

Uma coisa eu lhes digo
Com certeza absoluta;
Eu não perco um amigo
Por causa de uma disputa.
Campanhas são passageiras,
Amigo é pra vida inteira,
Quem quiser que discuta.

Se um amigo é vermelho
Outros 1000 são amarelos,
Não vou insultar um parceiro
Porque sua cor não tolero.
Minha escolha, o que penso
É fruto do meu bom senso,
Brigar é o que menos quero.

Vamos somar todas as forças
E olhar numa só direção,
A vitória de nossos candidatos
Será a nossa maior redenção.
Nosso grupo é forte o bastante,
Ainda mais forte do que antes,
Garantindo-nos essa eleição.

Lembrando que não sou poeta
Apenas, um escritor de Cordel,
Minha ingenuidade é completa
Para ser levada ao papel.
Porém, tenho plena convicção
De que nesta próxima eleição
Só vai dar Jacó Maciel!!

E somente para finalizar
Agradeço aqui a oportunidade,
De poder recitar meus versos
Aos amigos desta cidade.
O mês de outubro se aproxima,
Vamos pra rua, vamos pra cima
Pra Queimadas crescer de verdade.

                           
                                   Paulo Seixas, 16/04/2016

 

Um comentário:

  1. dentro da escola, da faculdade, tudo bem. mas fora disso, a política é uma sujeira só.

    ResponderExcluir